Mindset Institute!

5 dicas efetivas para aprender inglês rápido

aprender inglês rápido

 

Aprender inglês rápido é uma vontade de todas as pessoas que decidem estudar o idioma. Afinal, quem não fica animado para alcançar logo os seus objetivos? Mesmo não existindo um milagre que te faça ser fluente de um dia para o outro, existem algumas dicas simples que podem ajudar a acelerar o seu processo de aprendizagem.

 

Juntar essas sugestões com um bom material didático e o apoio de professores qualificados, que podem te guiar durante os estudos, faz com que essa jornada rumo à fluência fique ainda menor. 

 

Neste artigo, separamos 5 dicas práticas e efetivas que vão te ajudar a aprender inglês rápido de uma forma definitiva. Confira. 

 

aprender ingles rápido

 

Encontre um ambiente favorável

 

Parece clichê, mas a melhor forma de aprender inglês é realmente entender o conteúdo que está sendo estudado. O que queremos dizer com isso é que se, por exemplo, as regras gramaticais ou a ordem das orações fazem sentido na sua cabeça, o idioma fica muito mais fácil de ser lembrado e reproduzido. Mas, para conseguir compreender detalhes de uma língua estrangeira, é preciso estar concentrado durante as aulas e períodos de estudo.

 

Se você é uma pessoa que se distrai facilmente, é essencial encontrar um local organizado e silencioso para estudar. Não precisa ser um lugar específico, serve um cômodo da sua casa, um espaço na sua escola ou faculdade, a casa de um amigo que também esteja aprendendo inglês ou a sala de estudos da escola de idiomas que você frequenta. O importante é ser um local em que você consiga manter o foco e a concentração.

 

Lembre-se também de ter por perto materiais que possam ser necessários, como: caderno, caneta e fones de ouvido, caso você utilize o computador para falar com seu professor ou realizar exercícios de listening.

 

aprender inglês rápido

Faça um bom planejamento de estudos  

 

“Como aprender inglês mais rápido se eu nem sei por onde começar?”. É para evitar perguntas como essa que o planejamento de estudos é necessário. Estipular horários e um passo a passo da sua rotina ajuda a otimizar o tempo e faz com que você consiga visualizar seu progresso de uma forma mais efetiva.

 

Antes de começar o planejamento, é preciso prestar atenção em alguns detalhes: qual é o seu atual nível de inglês? Quanto tempo você tem disponível para dedicar aos estudos? Quais dias e horários você pode separar para estudar inglês? Após responder essas três perguntas simples, fica muito mais fácil montar o seu roteiro do zero.

 

Anote todos os dias que você separou antes, na terceira pergunta que você respondeu, e preencha cada um deles com os assuntos que você vai estudar. Lembre-se de levar em consideração o seu nível de inglês e de passar pelas quatro habilidades do idioma: fala, compreensão auditiva, leitura e escrita. Também coloque no planejamento os dias para focar em gramática e vocabulário. 

 

Confira um exemplo de roteiro de estudos para aprender inglês sozinho

 

Outro detalhe importante, que faz essas dicas para aprender inglês rápido serem mais efetivas, é manter a constância do seu aprendizado. Ou seja, lembre-se de separar um horário todos os dias para sentar e se concentrar em estudar inglês. Assim você fica sempre em contato com o idioma e evolui em menos tempo. 

 

aprender inglês rápido

 

Comece pelo o que é necessário

 

Ter consciência do que você precisa estudar é outra dica de como aprender inglês rápido. Por exemplo, se você tem um inglês nível intermediário, talvez não faça sentido para você rever conteúdos básicos, como: apresentações, verbo to be e vocabulário inicial. A não ser que você tenha dificuldade em determinado assunto de um nível anterior, fazer “revisões” desnecessárias só atrasaria a sua evolução no inglês.

 

Para te ajudar com isso, separamos alguns assuntos que podem fazer parte dos seus estudos, de acordo com o seu nível de inglês.

 

Básico: Adjetivos; Imperativos (negativos e positivos); Tempos verbais; Estrutura de perguntas; Gerúndio; Preposições. 

 

Iniciante: Comparativos; Advérbios de lugar, tempo e frequência; Futuro; Presente Contínuo; Frases interrogativas; Condicional zero. 

 

Intermediário: Tag questions; Futuro Contínuo; Passado Contínuo; Passado Perfeito; Passado Simples; Reported speech; Superlativos; Verbos modais; Voz passiva.

 

Avançado:  Formas de futuro; Phrasal verbs de separação; Modais no passado; Condicionais mistas; Arrependimentos (“wish” ou “if only”); Inversão com adverbiais negativos. 

 

aprender inglês rápido

 

Consuma muito conteúdo em inglês

 

Quanto mais contato com o inglês melhor! Levar o idioma para fora da sala de aula e inseri-lo no seu dia a dia é uma ótima dica para aprender inglês rápido. Criar o costume de consumir conteúdo em língua inglesa é uma forma de aprender gírias, expressões, aumentar o vocabulário, conhecer sotaques diferentes, entender estruturas gramaticais, praticar o listening e muito mais. Ou seja, você estuda sem ao menos perceber.

 

Para colocar o idioma na sua rotina você pode: 

 

  • Assistir a filmes ou séries com áudio e legendas em inglês (para os mais avançados, que tal tirar a legenda?);
  • Ouvir suas músicas preferidas enquanto acompanha a letra;
  • Assistir vídeos de youtubers que falam em inglês;
  • Escutar podcasts internacionais sobre seus assuntos preferidos;
  • Ler livros em inglês (no nosso material didático você tem acesso a títulos clássicos separados por nível de conhecimento no idioma);
  • Trocar o idioma usado no seu celular ou computador;
  • Conversar em inglês com nativos ou com outras pessoas que também estão aprendendo a língua.  

 

aprender inglês rápido

 

Comprometa-se com o seu objetivo

 

A última, mas não menos importante, das nossas dicas para aprender inglês é não desistir de alcançar o seu objetivo. A caminhada rumo à tão sonhada fluência é mesmo cheia de desafios. Não estamos lidando com a nossa língua materna e em muitos momentos estaremos fora da nossa zona de conforto, mas isso não significa que seja impossível.

 

Quando você encontrar alguma dificuldade no meio do caminho, lembre-se do seu comprometimento com o objetivo final e pense nas motivações que o fizeram embarcar nessa jornada (viagem internacional dos sonhos, uma nova oportunidade de emprego, estudar em uma universidade do exterior, etc).

 

Outro lembrete importante é: você não está sozinho! Procurar apoio de um professor especializado ou de uma escola de idiomas pode te ajudar a superar os desafios de aprender uma língua diferente. Aqui no Instituto Mindset, nossos alunos contam com orientação pedagógica especializada, material digital com inteligência artificial, cursos de inglês que combinam com a sua rotina, aulas de conversação em grupo e particulares, ensino personalizado e muitos outros benefícios que tornam o processo de aprendizagem mais leve e proveitoso.

 

Para mais dicas como esta, acompanhe a gente nas redes sociais

Posts em destaque

10-curiosidades-da-lingua

10 Curiosidades da Língua Inglesa

Como todas as outras, a língua Inglesa possui algumas curiosidades bem interessantes. Confira abaixo 10 curiosidades que você talvez não conheça ou não tenha se dado conta...

Leia mais
4dicas-pensar-em-ingles

4 dicas para pensar em inglês!

Você que está estudando ou tem muita vontade de aprender inglês já deve ter escutado a seguinte dica: “Você tem que tentar pensar em inglês”.      

Leia mais
dicas-de-Ingles

5 dicas para aprender Inglês

Aprender Inglês é algo que para alguns parece a coisa mais difícil do mundo e para outros a coisa mais demorada do mundo. Mas, para nossa felicidade não precisa nem ser difícil nem demorado.

Leia mais

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?


Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon