Labor Day: entenda o que é celebrado nessa data
Cada país possui feriados específicos para celebrar momentos históricos e homenagear diferentes grupos, como as mães, os pais e os namorados. Nos Estados Unidos, uma data importante e muito esperada ao longo do ano é o Labor Day. Mas você sabe o que ele representa?
O Labor Day também é comemorado em diversas partes do mundo, não apenas na América do Norte. Inclusive, ele está presente no calendário brasileiro e reúne diversas homenagens em festas, churrascos e diferentes eventos. A seguir, vamos contar o que é Labor Day e as curiosidades sobre essa data!
O que é o Labor Day?
A tradução de “Labor Day” é “Dia do Trabalho”, ou seja, o feriado nacional que acontece em diversos países também é celebrado nos Estados Unidos. A principal distinção é que ele acontece na primeira semana de setembro, diferentemente do Brasil, que definiu uma data fixa em 1º de maio.
Portanto, o dia do Labor Day varia a cada ano, mas já é esperado que seja no mesmo período da semana. Essa tradição foi alterada, pois a primeira celebração ocorreu em 5 de setembro de 1882, uma terça-feira, e no ano seguinte, numa quarta-feira.
O padrão de segundas-feiras se iniciou em 1884, quando a Central Labor Union (União Central dos Trabalhadores) escolheu a data e incentivou os estados a seguirem o exemplo de Nova York, com festas, desfiles e inúmeras celebrações. Logo, todo o país passou a dedicar esse dia à classe trabalhadora.
Mais do que uma homenagem, o governo norte-americano tem como objetivo agradecer pelos serviços feitos no país. Afinal, cada pessoa contribui para que a nação seja vista como um modelo de desenvolvimento tecnológico e econômico, e também para a prosperidade do chamado estilo de vida americano.
De acordo com a Statista, atualmente, o país possui 131.81 milhões de trabalhadores registrados. No entanto, a quantidade pode ser ainda maior se considerados os funcionários informais e que ainda não possuem documentação. No geral, todos eles contribuem para as conquistas e avanços econômicos e sociais dos EUA.
(imagem 1)
História do Labor Day
Antes de ser reconhecido como um feriado federal, o Labor Day já era comemorado por ativistas e estados individuais. Somente entre 1885 e 1886, os decretos municipais foram aprovados, e uma legislação foi desenvolvida para padronizar a data.
Nova York foi o primeiro estado a festejar o dia dos trabalhadores e serviu de inspiração para as demais regiões do país. No entanto, Oregon foi o primeiro local a ter um reconhecimento legislativo do feriado, seguido de Colorado, Massachusetts, Nova Jersey e a própria Big Apple.
A criação do feriado é ligada aos trabalhadores Peter J. McGuire e Matthew Maguire. O primeiro foi secretário-geral de uma organização para carpinteiros e marceneiros e fundador da Federação Americana do Trabalho. Já o segundo era um maquinista.
Não há um consenso sobre qual dos dois, de fato, sugeriu a data, pois os registros não são conclusivos. Em alguns documentos de 1882, Peter sugeriu um feriado para as classes trabalhadoras como forma de honrar aqueles que eram responsáveis pelos feitos do país.
Porém, de acordo com pesquisas recentes, Matthew Maguire propôs a celebração em 1882, quando trabalhou como secretário da União Central dos Trabalhadores de Nova York. Ainda que não haja uma conclusão, ambos estiveram presentes na primeira comemoração do Labor Day nos Estados Unidos, que foi um desfile no estado.
Como a data é celebrada?
A primeira celebração do feriado serviu de exemplo para os anos seguintes, e o desfile se tornou o principal evento comemorativo. Nele, os trabalhadores levam cartazes com pedidos de melhorias, como maior disponibilidade de vagas de emprego, planos de saúde para todos e pagamentos mínimos maiores.
Como o significado do Labor Day é homenagear, os líderes sindicais realizam discursos de agradecimento a toda a classe trabalhadora e destacam os grandes feitos do ano. Assim, abrem espaço para que outras pessoas possam expor suas opiniões e levantar as melhorias que esperam para o período que se segue.
Além disso, as organizações, empresas e os próprios funcionários organizam piqueniques, churrascos e festas para trazer maior descontração. Nesses momentos, há diversas comidas típicas, como milho assado, cachorro-quente, hambúrguer, costela, salada de repolho e espetos de diversas carnes ou legumes.
A decoração das festas destaca o patriotismo e é repleta de bandeiras dos Estados Unidos. Balões, toalhas de mesa, pratos, canudos e demais utensílios também seguem as cores tradicionais do emblema: vermelho, branco e azul. Tudo como um simbolismo ao orgulho de fazer parte dos avanços do país.
Ele só acontece nos EUA?
O Labor Day não é exclusivo dos Estados Unidos, mas é um dos poucos países que tem uma data diferenciada. Brasil, México, Rússia, Índia, China, no restante da América do Sul, em grande parte da África e na Europa Ocidental, a data é comemorada em 1º de maio.
O dia em questão foi escolhido, pois trata-se do momento em que os trabalhadores norte-americanos fizeram manifestações em busca da redução da carga horária de trabalho por dia. Eles conseguiram essa mudança na virada do século XX e, logo, a comemoração foi adotada em mais de 80 países.
Saiba mais sobre a cultura norte-americana no Instituto Mindset!
Gostou de saber como funciona o Labor Day? Então, continue acompanhando nosso blog, onde há diversas curiosidades sobre a cultura norte-americana. Porém, se quiser uma imersão completa, comece a estudar inglês no Instituto Mindset. Nosso curso online te ajuda a alcançar a fluência e facilita a comunicação em suas próximas viagens!
Mais do que isso, você pode direcionar seus estudos para a sua profissão. São mais de 50 livros de carreiras com o inglês aplicado em áreas jurídicas, tecnológicas, da saúde e muitas outras. Tudo isso com apoio de ferramentas que melhoram o seu desenvolvimento, como o Burlington App e o Speech Trainer, nossa inteligência artificial.
Quer saber mais sobre nossos cursos?
Quer saber mais sobre nossos cursos?
*Curso Smart Learning 12 meses