A importância do inglês no mercado de trabalho

contact us

Há, nesse exato momento, aproximadamente 1.2 bilhões de falantes não nativos de inglês no mundo. Esse fato indica que, mais do que popular, a língua inglesa tem se tornado essencial em vários cenários. Por isso, o que acha de discutir um pouco sobre a importância do inglês no mercado de trabalho?

 

O idioma é muito relevante para alcançar novas posições profissionais e traz diversas vantagens para quem o domina por completo. Vamos conferir?

 

A importância da língua inglesa no mercado de trabalho

 

Uma pergunta clássica de quem almeja crescer na sua respectiva profissão é: “Inglês ajuda no mercado de trabalho?”. A resposta é: Sim. Um ponto de partida para essa colocação consiste na necessidade de aproximar os países e processos de negócios por meio de um elemento em comum. Neste caso, o idioma. 

 

Sendo assim, ter inglês fluente no mercado de trabalho passou a ser essencial para o estabelecimento de uma cultura de aprimoramento de muitos colaboradores, além de contribuir para o enriquecimento cultural e social das relações entre os falantes. 

 

A seguir listamos mais vantagens que apontam para a escolha de seguir no caminho pela fluência no inglês.

 

análise de currículo

 

Inglês no currículo é pré-requisito

 

Algo que vem sendo muito observado por institutos profissionais de pesquisa e que precisa ser ressaltado é: inglês no trabalho deixou de ser um diferencial e se tornou um pré-requisito para muitos cargos e contratações. 

 

A verdade é que ter inglês no currículo te coloca na frente de muitos candidatos. Especialmente, se você fizer parte das áreas de atuação que mais precisam de profissionais com fluência em um segundo idioma

 

O conhecimento consolidado do idioma passou a ser um dos pontos mais procurados pelos departamentos de seleção, visto que o acesso à uma segunda língua possibilitaria ao futuro colaborador uma melhor adaptação às novas tecnologias e outras oportunidades de formação acadêmica. Além disso, essa também é uma chance de reforçar a competitividade entre as empresas pelo estreitamento de seus laços no mercado.

 

aeroporto

 

Chances de trabalho no exterior

 

O mercado das empresas multinacionais no Brasil está crescendo e esta é uma grande oportunidade para quem está aprendendo inglês para trabalho. Profissionais que dominam as quatro habilidades do idioma (fala, compreensão auditiva, escrita e leitura) são fortes candidatos a conseguirem vagas de emprego no exterior.

 

Mais do que a língua do futuro, o inglês já representa oportunidades no presente!

 

Além de abrilhantar seu currículo, conseguir uma vaga em outro país representa um ganho cultural enorme, que pode fazer toda a diferença na sua vida.

 

Confira abaixo mais motivos de porque o inglês é importante no mercado de trabalho.

 

pessoa empilhando moedas

 

Salários maiores

 

A remuneração é um fator importante na vida de qualquer trabalhador e, quando existe o preparo necessário no que diz respeito ao inglês, há uma recompensa: uma pesquisa salarial feita pela Catho constatou que um profissional com inglês fluente pode receber até 70% a mais do que quem não fala o idioma.

 

Muita diferença, não é mesmo?

 

Com isso, nota-se que existe uma valorização do inglês no mercado de trabalho e que os profissionais que conseguem demonstrar a habilidade de se comunicar em outra língua são bem recompensados. Afinal, esse fator amplia o leque de possibilidades em que o colaborador pode atuar.

 

pessoas fechando um negócio e apertando as mãos

 

Mais oportunidades profissionais

 

A recente pandemia mudou as nossas relações de trabalho. Palavras e expressões que não faziam parte do nosso cotidiano chegaram pra ficar e boa parte delas vem do inglês: online meeting, deadline, work from home, etc. Com isso, não somente adquirimos novos hábitos, mas conhecemos outras possibilidades profissionais que pareciam muito distantes antes desse período.

 

A obrigatoriedade dos serviços home office vai continuar em algumas empresas e, com isso, surge a oportunidade de trabalhar para organizações de outros estados e países. 

 

Nesse sentido, saber inglês pode te dar a chance de conseguir uma vaga em uma empresa multinacional ou até mesmo internacional, sem que você precise sair de casa. Seja trabalhando presencialmente ou de forma remota, o inglês será o seu aliado nas suas conquistas profissionais.

 

Conseguiu entender qual a importância do inglês no mercado de trabalho? Então, talvez seja a hora procurar cursos de inglês que combinem com o seu objetivo e começar a evoluir suas habilidades no idioma. Em breve, você poderá perceber as vantagens de ser parte da pequena parcela da população que tem a habilidade de falar inglês fluente.

 

Quer outras dicas como esta? Acompanhe a gente nas redes sociais.

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon