A importância de ser bilíngue

10 de maio de 2017

bilingue

Não é segredo para ninguém que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso, os candidatos tem procurado cada vez mais diferentes formas de se destacar, dominar um segundo idioma é uma excelente forma para ter acesso a mais vagas e se diferenciar dos demais concorrentes. O inglês se destaca como segundo idioma e, portanto, vem sendo o mais procurado para ser aprendido, vamos analisar alguns motivos que fazem o mercado de trabalho procurar candidatos que preencham o requisito de ser bilíngue.

 

ACESSO AO CONHECIMENTO

As empresas valorizam muito a constante busca por atualização e conhecimento, conhecer uma segunda língua traz consigo uma bagagem cultural muito grande, além de que conhecer um segundo idioma faz com que você possa acessar meios que até então estavam restritos aos falantes daquele idioma, como livro, sites, artigos, etc. O inglês também é a língua mais falada na internet, fazendo com que o seu aprendizado permita uma intensa interação cultural entre seus usuários, o que com certeza não passa despercebido para as empresas na hora de contratar um candidato.

 

AUMENTAR O NÚMERO DE VAGAS DISPONÍVEIS

Hoje o número de vagas que passou a exigir um segundo idioma é muito maior do que era no passado, mas todas as vagas, mesmo que não exijam o domínio de uma segunda língua, pelo menos usam esse quesito como critério de desempate na hora de selecionar um candidato, ou seja, entre um profissional bilíngue e um não, com as mesmas qualificações técnicas, as empresas irão preferir o profissional bilíngue, pois é mais barato para a empresa investir no ensino de aptidões mais especificas no que capacitar um profissional em uma segunda língua, por isso elas preferem quem já vem com esse conhecimento.

 

MELHORES OPORTUNIDADES

Além de ter acesso a mais vagas de emprego, essas vagas serão de melhor qualidade, haja visto que houve um aumento exponencial no número de multinacionais no Brasil, decorrente dos efeitos crescentes da globalização. Numa multinacional, existem escritórios espalhados pelas mais diversas partes do globo, juntando assim funcionários das mais diversas línguas existentes, para manter a coesão e a sinergia dentro de uma multinacional, eles utilizam o inglês como idioma para grande parte de sua comunicação interna a nível multinacional. Além disso, pesquisas comprovam que no Brasil, profissionais ganham 58% a mais que seus pares somente por dominar um segundo idioma, tornando essa uma ferramenta essencial se você busca sucesso financeiro.

 

O INGLÊS É A LÍNGUA DO AVANÇO TECNOLÓGICO

O inglês é a língua do desenvolvimento cientifico e tecnológico. Todo e qualquer profissional que busque uma vaga nessas áreas deve ter certeza de que ele irá utilizar do inglês na sua vida cotidiana, pois grande parte dos artigos científicos e das pesquisas internacionalmente publicadas são escritas em inglês, devido ao seu grande alcance e difusão. Levando em conta também que não é de hoje que o inglês é símbolo do progresso tecnológico, a Revolução Industrial, que praticamente moldou a sociedade em que vivemos hoje, teve início na Inglaterra, e as colônias inglesas foram e são até hoje, em sua maioria, símbolos de prosperidade e desenvolvimento social, econômico, cultural e político. Temos como exemplo os Estados Unidos da América, sua grande força e impacto cultural, deve-se em grande parte pela disseminação da língua inglesa e sua consolidação como idioma da globalização. As empresas certamente dão valor ao candidato que tem a perspicácia de observar a força cultural do inglês no mundo moderno.

 

Nosso pais sempre foi alvo de turistas, em grande parte por suas belezas naturais e o calor e receptividade do nosso povo. Isso faz com que na área de turismo seja ainda mais necessário, imprescindível até, o conhecimento e domínio de um segundo idioma. Quem busca um trabalho nessa área deve ter a consciência de que estará lidando com estrangeiros quase que o tempo todo, e a facilidade de comunicação é a chave para que os turistas se sintam acolhidos e sejam bem atendidos nas terras brasileiras.

 

Como visto, o domínio de um segundo idioma atualmente deixou de ser somente curiosidade presente no currículo e se transformou num diferencial decisivo na hora de contratar ou promover. Principalmente o inglês, graças a sua difusão ao redor do globo, que o tornou conhecido e seu fácil aprendizado tornando-se assim, a língua universal no mercado de trabalho, sua importância transforma um candidato comum em um profissional de destaque, sendo ele hoje em dia uma das mais poderosas ferramentas de marketing pessoal. Saber fazer uso de um inglês personalizado e dinâmico na hora de se comunicar, entender e ser entendido, ler e escrever e a constante atualização são qualidades cada vez mais importantes para todas as empresas do Brasil, especialmente com a crescente importância que o país encontra no cenário mundial. Hoje, o caminho para ser um profissional de sucesso, passa pelo domínio de um segundo idoma.

Posts em destaque

10-curiosidades-da-lingua

10 Curiosidades da Língua Inglesa

Como todas as outras, a língua Inglesa possui algumas curiosidades bem interessantes. Confira abaixo 10 curiosidades que você talvez não conheça ou não tenha se dado conta...

Leia mais
4dicas-pensar-em-ingles

4 dicas para pensar em inglês!

Você que está estudando ou tem muita vontade de aprender inglês já deve ter escutado a seguinte dica: “Você tem que tentar pensar em inglês”.      

Leia mais
dicas-de-Ingles

5 dicas para aprender Inglês

Aprender Inglês é algo que para alguns parece a coisa mais difícil do mundo e para outros a coisa mais demorada do mundo. Mas, para nossa felicidade não precisa nem ser difícil nem demorado.

Leia mais

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon