5 dicas para escrever um e-mail em inglês.

11 de abril de 2017

5dicas

O mercado de trabalho está cada vez mais globalizado, muitas empresas multinacionais têm seus escritórios no Brasil e esperam que seus funcionários consigam se comunicar com as mais diferentes localidades do mundo. Para tanto, fazem uso da língua inglesa como forma de comunicação entre os diversos escritórios no mundo e o e-mail como ferramenta de mensagens entre os funcionários, por isso é importante dominar a língua inglesa, e mais do que isso saber utilizá-la como ferramenta para criação de textos, para que suas mensagens sejam interpretadas de maneira correta por todos os leitores. Vamos a algumas dicas para melhorar seus e-mails em inglês.

 

Introdução.

É sempre importante deixar o “subject” (assunto) claro no e-mail, para que seu interlocutor saiba de antemão suas intenções com aquele envio. Lembre-se que no ambiente de trabalho é essencial manter a linguagem formal e ter o máximo de educação, pois seus e-mails são documentos que fazem parte da comunicação interna da empresa, por isso, comece respeitosamente o texto com “Dear Mr.” (Caro Senhor), “Dear Ms.” (Cara Senhora) ou ainda “To whom it may concern” (A quem possa interessar) caso você não saiba o gênero da pessoa que irá ler o e-mail.

 

Respondendo um e-mail.

Se o seu e-mail for uma resposta a um que você recebeu anteriormente sempre deixe claro que você leu e que se lembra do assunto tratado no e-mail anterior, para dar continuidade a assuntos você pode utilizar frases como:

  • “According to our last email” (De acordo com nosso último e-mail);
  • “As requested” (Conforme solicitado)
  • “As agreed” (Conforme combinado)

 

Desenvolvimento.

Agora, vamos a parte em que você deverá desenvolver o corpo do e-mail, se você vai escrever para alguém que não conhece ou que acha que pode não lembra de você, comece pela apresentação, como teve acesso ao e-mail dele/dela e descreva a razão pela qual está enviando aquela mensagem. Isso feito é hora de ir ao assunto propriamente dito, para isso você pode utilizar “I am writing in reference to…” (Eu estou escrevendo referente ao…) ou “I am writing to enquire about…” (Eu estou escrevendo para perguntar sobre…”. Seja educado se precisar fazer algum pedido, para que a pessoa não interprete mal sua escrita e pense que você está mandando que ela faça algo, pode-se usar expressões como “Could you” ou “Would you” (Você poderia) podem ser usadas para pedidos. Sempre avise quando for anexar algum documento ou arquivo ou se for enviar um link, para que caso você se esqueça de inseri-los a pessoa possa lhe cobrar, nesse caso use “I am sending attached…” (Eu estou enviando anexado…) e “I am forwarding a link…” (Eu estou enviando um link…)

 

Escrever um e-mail em outra língua pode parecer difícil no início, mas dicas para escrita de e-mails em português continuam valendo aqui:

  • Seja direto e objetivo;
  • Sempre que for começar um assunto diferente, comece um parágrafo;
  • Não ultrapasse mais do que 5 parágrafos, e-mails foram feitos para sem curtos e objetivos.

 

Para facilitar seu trabalho, tenha em mente a estrutura do texto que quer escrever, para planejar a escrita com antecedência e não se perder na linha de pensamento no meio da escrita. Se você precisar, escreva o texto em português antes e depois traduza para o inglês, pois é melhor demorar um pouco mais para escrever do que mandar um e-mail com erros de concordância e se for utilizar alguma plataforma de tradução de textos tenha muito cuidado e revise seu texto, pois mudanças pequenas nas palavras podem alterar significativamente o conteúdo de um texto, confundindo assim o receptor da sua mensagem.

 

Encerramento.

Depois que terminar de desenvolver o assunto, prepare-se para se despedir. Uma dica imprescindível é sempre agradecer pelo tempo utilizado para ler aquele e-mail, a disponibilidade e a paciência. Agradecer demonstra que leva em consideração os seus destinatários, “Thank you for your time and considaration” (Obrigado pelo seu tempo e consideração) serve muito bem para esse propósito. Agradeça também se o e-mail for uma resposta, “Thank you for you prompt reply” (Obrigado pela sua resposta imediata) ou também “Thank you for getting back to me” (Obrigado por me responder) e deixe claro se você espera uma resposta para o e-mail que está enviando com frases como:

  • “If you have any questions, please do not hesitate to contact me” (Se você tiver qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato)
  • “I look forward to hearing from you” (Estou ansioso para ouvir de você)
  • “Please, let me know if you need any extra information” (Por favor, me avise se você precisar de alguma informação extra)
  • “Please send me a reply as soon as possible” (Por favor me envie uma resposta assim que possivel)

 

Despedida.

Para fechar o seu e-mail você pode utilizar diversas expressões como por exemplo:

  • Sincerely,
  • Regards,
  • Thank you,

Não esqueça de terminar assinando com o seu nome.

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