Simple past: o que é e como utilizá-lo corretamente?

contact us

Aprender a conjugar os verbos conforme os tempos verbais é essencial para avançar nos estudos da língua inglesa. Por exemplo, o simple past é uma das formas de abordar o passado no nível iniciante.

 

Se você ainda não sabe o que é simple past e como utilizá-lo para desenvolver orações com ações já finalizadas, é hora de tirar suas dúvidas. Com o guia completo do Instituto Mindset, esse vai ser mais um aprendizado concluído na trajetória até a sonhada fluência!

 

O que é o simple past?

 

O simple past é o passado simples no inglês. Ou seja, ele indica ações, hábitos e situações já concluídas. Nesse caso, o período em que as ações foram realizadas é irrelevante, pois basta que elas já tenham acontecido, seja em um tempo recente, seja em um período distante.

 

Na língua portuguesa, esse tempo verbal é equivalente ao pretérito perfeito. Essa comparação pode ajudar no início do aprendizado, pois a identificação em português auxilia no entendimento em outros idiomas. No entanto, evite traduzir com frequência para não se tornar um hábito.

 

Como o passado possui mais de uma maneira de ser expresso, é importante tomar cuidado para não confundir o simple past com o past continuous. Enquanto um se refere às atividades completamente finalizadas, o segundo é construído por ações contínuas que utilizam o gerúndio, como:

 

  • ação concluída: I watched the movie (eu assisti ao filme);
  • ação contínua: I was watching the movie (eu estava assistindo ao filme)

 

Como utilizar o tempo verbal?

 

As frases no simple past são reconhecidas pela terminação dos verbos em “ed”. Porém, você sabia que nem todos são escritos dessa forma? Apenas os regulares seguem a regra de acrescentar esse sufixo. Contudo, conhecê-los já garante a memorização de uma parte significativa do tempo verbal.

 

Verbos regulares

 

Os verbos regulares devem se adequar ao sufixo “ed”. Os que terminam com a letra “e” só precisam de um acréscimo do “d”, como em “loved” (to love). Já os que apresentam uma consoante, uma vogal e outra consoante, respectivamente, necessitam duplicar a última letra, como visto em planned (to plan) e stopped (to stop).

 

Palavras finalizadas em “y” e antecedidas por vogal podem ser completadas apenas com a mesma estrutura, como exemplificado em “enjoyed” (to enjoy). Porém, as que são precedidas por consoante devem ser alteradas por meio da troca da última letra por “ied”, como estes verbos no simple past: studied (to study) e cried (to cry).

 

Verbos irregulares

 

Os verbos irregulares no simple past seguem regras próprias. Assim, apenas a prática leva à memorização. Como a lista dessas palavras é extensa, vamos exemplificar algumas das principais a seguir:

 

 

InfinitivoSimple pastTradução
BeWasSer/estar
DrinkDrankBeber
DriveDroveDirigir
EatAteComer
FeelFeltSentir
FindFoundEncontrar/descobrir
GiveGaveDar/entregar
MakeMadeFazer/criar
RideRodeAndar/passear
SeeSawVer
SpeakSpokeFalar
TellToldContar
ThinkThoughtPensar
WriteWroteEscrever

senhoras olhando álbum de fotos.

 

Affirmative form

 

As frases afirmativas do simple past são elaboradas com sujeito, verbo e complemento. Os verbos devem estar conjugados conforme o tipo, seguindo as regras explicadas anteriormente.

 

  • I worked as an intern in that company — Eu trabalhei como estagiário naquela empresa;
  • She traveled to see her parents — Ela viajou para ver os pais;
  • They canceled dinner due to the accident — Eles cancelaram o jantar devido ao acidente.

 

Negative form

 

Nesse modo verbal, o verbo auxiliar “do” se torna “did”, além de ser utilizado nas orações negativas. Por ele já indicar o passado, o verbo principal não precisa ser conjugado, como nos exemplos apresentados.

 

  • He did not pass the test — Ele não passou no teste;
  • We did not eat in that restaurant — Nós não comemos naquele restaurante;
  • I didn’t agree with that — Eu não concordei com aquilo.

 

Interrogative form

 

A forma interrogativa também utiliza o “did” e o verbo principal sem conjugação no passado. A estrutura se mantém igual às perguntas do simple present, também ensinado no começo dos estudos.

 

  • Did you see him there? — Você o viu lá?
  • What did you say after that? — O que você disse depois daquilo?
  • Did he ask you to go out with him? — Ele te convidou para sair com ele?

 

Complementos temporais

 

Ao praticar os exercícios de simple past, é possível notar expressões de tempo. Elas indicam o período específico da ação realizada no passado, como em yesterday (ontem), the day before yesterday (anteontem), lastyear, month, week, night (ano passado, mês passado, semana passada, ontem à noite), ago (atrás).

 

  • We traveled to Paris last year — Nós viajamos para Paris no ano passado;
  • They did not have dinner together yesterday — Eles não jantaram juntos ontem;
  • I saw him two days ago — Eu o vi há dois dias.

 

Impulsione o conhecimento em inglês no Instituto Mindset!

 

Ao dominar a conjugação de verbos no simple past, você se aproxima ainda mais dos próximos níveis de aprendizado. Para continuar os estudos, matricule-se no curso de inglês online do Instituto Mindset e tenha aulas com materiais completos e ferramentas de apoio, como o Speech Trainer, uma inteligência artificial para a fluência.

 

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon