Inglês instrumental: saiba tudo sobre esse tipo de inglês

contact us

Você já é fluente em inglês, mas sente que falta alguma coisa no seu aprendizado? Talvez esse “quê” a mais que esteja faltando seja o inglês instrumental.

 

Se você utiliza a língua inglesa para fins acadêmicos, profissionais ou em um contexto de negócios, já deve ter percebido as diferenças marcantes. O inglês instrumental é indispensável se você precisa trabalhar, estudar ou se comunicar em outra língua de forma mais técnica.

 

Assim, continue a leitura e aprenda tudo sobre o inglês acadêmico para dar mais um passo rumo às oportunidades que a língua inglesa pode proporcionar!

 

O que é inglês instrumental?


Como mencionado, o inglês instrumental consiste em um aprendizado da língua inglesa de maneira mais técnica e voltada para objetivos específicos como estudos acadêmicos, ambientes de negócios ou profissões, no geral.

 

Assim como em português, o inglês também utiliza termos técnicos específicos para cada área de atuação. Sendo assim, dependendo da sua profissão, as palavras e expressões em inglês são diferentes.

 

Estudar inglês técnico vai te dar a base necessária para se comunicar em qualquer habilidade do inglês de maneira correta conforme a área que você estuda ou trabalha.

 

Para que serve e porque usar o inglês para fins acadêmicos?

 

Utilizar o inglês para fins acadêmicos é uma forma de aprofundar seus conhecimentos sobre uma determinada área de trabalho ou estudo. 

 

Ele também é considerado um diferencial imenso para a sua carreira. Afinal, quando você sabe falar inglês sem dificuldades, fica mais fácil conseguir oportunidades no exterior ou em empresas multinacionais, que utilizam o idioma para se comunicar com outros países. 

 

Assim, se você é um profissional ou estudante que deseja conhecer termos técnicos, significados de palavras específicas ou expressões únicas da sua área de atuação, o inglês instrumental pode ser de grande ajuda.

 

inglês instrumental

Onde o inglês instrumental é utilizado?

 

Você pode utilizar o inglês instrumental para diversos tipos de estudo ou trabalho. 

 

Lembre-se que esse tipo de aprendizado é focado em áreas específicas e, portanto, não pode ser estudado de forma geral. O mais indicado é que ele seja aplicado a setores que correspondam ao seu objetivo, como por exemplo:

 

  • Área da Saúde;
  • Inglês Jurídico;
  • Concursos públicos;
  • Pesquisa científica/carreira acadêmica;
  • Inglês para Universidades, etc.

 

Como ele é um tipo de inglês voltado para seus interesses profissionais ou acadêmicos, é preciso ter em mente que o processo de aprendizagem também será diferente para cada pessoa. Podendo variar no tempo de duração, tipo de aula e nos conteúdos aprendidos.

 

Um profissional da área de saúde, por exemplo, vai estar em contato com termos deste nicho, aprendendo a utilizá-los, escrevê-los e entendê-los de acordo com o objetivo pelo qual o estudante iniciou esse processo.

 

Quais são os benefícios de aprender inglês técnico? 

 

Você já deve ter percebido que o inglês técnico pode ser um excelente aliado para seu aprendizado, certo? Por isso, separamos alguns dos benefícios que esse tipo de inglês oferece. Confira.

 

Estudos personalizados

 

Com o inglês instrumental, você aprenderá assuntos que estejam alinhados aos seus objetivos acadêmicos ou profissionais, ou seja, estudos personalizados às suas demandas.

 

Isso é um grande benefício, pois possibilita focar no que realmente importa para você no momento, eliminando as distrações com outros tipos de conteúdo.

 

Processo de aprendizagem acelerado

 

Além de oferecer um estudo personalizado, o inglês técnico também vai acelerar seu processo de aprendizagem. 

 

Isso acontece exatamente porque você poderá focar nos tópicos necessários para alcançar seus objetivos, aprimorando os conhecimentos específicos no idioma de forma mais rápida.

 

Preparação para situações mais desafiadoras

 

Outra grande vantagem desse processo é a preparação para situações mais desafiadoras que você poderá passar na sua jornada, seja ela na universidade ou em um contexto de trabalho. 

 

Iniciar o aprendizado de áreas específicas do conhecimento, com estudos personalizados, te colocará um passo à frente das situações que possam ser mais desafiadoras, te ensinando a lidar com elas antes mesmo de acontecerem.

 

inglês instrumental

Como aprender inglês técnico: 4 dicas para iniciar

 

Depois de saber tudo isso, você deve estar se perguntando por onde começar a aprender inglês técnico, não é mesmo? Veja algumas dicas para te ajudar a iniciar.

 

Invista em livros da área que você quer aprender

 

Livros são uma excelente ferramenta para aprender o inglês instrumental. Ao investir em leituras técnicas na sua área você ampliará seu vocabulário, poderá aprender novas palavras e termos e aprimorar seus conhecimentos no geral.

 

Aqui no Instituto Mindset, nossos alunos possuem acesso a diferentes livros de inglês com foco em carreiras. Neles, os estudantes ficam por dentro de palavras específicas de cada área, conhecem diálogos úteis e podem praticar seus conhecimentos com exercícios interativos.

 

São mais de 50 opções de profissões para escolher! 

 

Escute podcasts em inglês

 

Podcasts podem ser ótimos aliados na aprendizagem do inglês técnico, pois vão te ajudar a treinar o listening (escuta) e a pronunciação das palavras. 

 

Assim, procure podcasts em inglês na sua área de estudo ou trabalho e escute nos momentos livres ou enquanto faz atividades que não exigem muita concentração. 

 

Desse modo, você vai começar a ouvir os termos com mais fluidez e naturalidade, o que te ajudará a assimilar e fixar melhor os novos conhecimentos técnicos.

 

Anote as palavras e seus significados

 

Durante os estudos, seja lendo livros, ouvindo podcasts, assistindo vídeos, ou qualquer outra atividade, lembre-se de anotar as palavras que não conhece e escrever os significados para fixar o conhecimento.

 

Depois, sempre que precisar, revisite sua lista de palavras para relembrar os termos que tiver dúvidas. Esse é um ótimo exercício para ampliar seu vocabulário e se familiarizar com termos da área.

 

Faça um curso de inglês para carreiras

 

Se você não quiser estudar tudo por conta própria, um curso de inglês para carreiras pode te ajudar bastante. 

 

No curso de inglês para carreiras do Instituto Mindset você estuda exatamente aquilo que precisa, focado no seu objetivo e na sua área de atuação. 

 

São mais de 50 nichos disponíveis, como: Saúde (medicina, enfermagem, farmácia); Jurídico; Engenharia; Comissários de Bordo; T.I.; Negócios, Finanças e muito mais.

 

No curso para carreiras, voltado também para quem ainda está estudando, você aprenderá inglês de forma mais específica, ficará por dentro de muito vocabulário da sua área e ainda poderá simular situações do cotidiano profissional com nosso time especializado.

 

Ficou com vontade de iniciar seus estudos em inglês instrumental? Converse agora mesmo com nossa equipe pelo WhatsApp e conheça a melhor estratégia de estudos para você. 

 

Para saber mais dicas de inglês, acompanhe a gente nas redes sociais

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon