Mindset Institute!

Dicas de como aumentar o vocabulário em inglês

contact us

Saber uma língua estrangeira vai muito além de compreender regras gramaticais. Conhecer as estruturas das frases é mesmo muito importante, mas de nada adianta se você não tiver vocabulário o suficiente para dar sentido a elas. Neste artigo, vamos te ajudar a descobrir como aumentar o vocabulário em inglês utilizando estratégias práticas e que podem ser incorporadas na sua rotina.

 

Dessa forma, você vai aumentar seus conhecimentos sobre o idioma de forma definitiva e construir um repertório próprio de palavras em inglês. Vamos começar? 

 

Consuma conteúdos em inglês

 

Se você começou seu percurso rumo à fluência, já deve ter se perguntado: “Como aumentar meu vocabulário em inglês?”. Afinal, nem sempre é fácil conhecer palavras novas. Quando éramos crianças e estávamos aprendendo nossa língua materna, a exposição a palavras e sons próprios do português era constante e, por isso, conseguimos nos adaptar a diversas situações comunicativas. O mesmo acontece quando vamos estudar uma língua estrangeira.

 

Consumir conteúdos em inglês é uma ótima maneira de aprender novas palavras e, para isso, você pode optar por: filmes, séries, vídeos no YouTube, quadrinhos, músicas, livros ou até mesmo perfis nas redes sociais. O importante é estar sempre em contato com a língua inglesa e ter acesso a um vocabulário contextualizado, o que vai te ajudar a memorizar termos e significados bem mais rápido.

 

Por exemplo, se você estiver ouvindo uma música em que dias da semana são citados (como em “Friday, I’m in love” da banda The Cure), você poderá lembrar do vocabulário com mais facilidade relacionando a palavra ao contexto da canção.

 

Crie listas específicas

 

Escrever listas de palavras também é uma ótima dica para aumentar o vocabulário em inglês. Além disso, elas facilitam bastante na hora de fazer revisões. Para criar a sua é simples: Escolha um tema geral (profissões, sabores em inglês, utensílios domésticos, etc) e dentro desses temas escreva palavras relacionadas a ele. Também é interessante colocar a tradução ao lado e fazer a aplicação da palavra em uma frase.

 

Comece por listas básicas, com palavras que você utiliza no dia a dia. Isso porque, lembrar de palavras que estão ligadas a algo que usamos constantemente é um aliado importante no processo de aquisição de vocabulário em inglês. Confira alguns exemplos de listas que preparamos para você praticar: 

 

 

Membros da família

 

 Grandparents: Avós

Grandmother ou grandma: Avó

Grandfather ou grandpa: Avô

Parents: Pais 

Father: Pai

Mother: Mãe

Son: Filho

Daughter: Filha

Cousin: Primo(a)

Uncle: Tio

Aunt: Tia

Brother: Brother

Sister: Irmã

Twins: Gêmeos

Nephew: Sobrinho

Niece: Sobrinha

Brother-in-law: Cunhado

Sister-in-law: Cunhada

Mother-in-law: Sogra

Father-in-law: Sogro

Son-in-law: Genro

Daughter-in-law: Nora

 

Partes da casa
 

Living room: Sala de estar

Dining room: Sala de jantar

Bathroom: Banheiro

Bedroom: Quarto

Kitchen: Cozinha

Laundry room: Lavanderia

Basement: Porão

Garage: Garagem

Garden: Jardim

Balcony: Sacada

Attic: Sótão

Roof: Telhado

Chimney: Chaminé

Office: Escritório

 

 

Animais 

 

Dog: Cachorro

Cat: Gato

Bird: Pássaro

Chicken: Galinha

Snake: Cobra

Monkey: Macaco

Crocodile: Crocodilo

Butterfly: Borboleta

Horse: Cavalo

Bat: Morcego

Rabbit: Coelho

Frog: Sapo

Lion: Leão

Giraffe: Girafa

Tiger: Tigre

Sheep: Ovelha

Owl: Coruja

 

Cores 

 

Blue: Azul

Yellow: Amarelo

Orange: Laranja

Red: Vermelho

Green: Verde

Purple: Roxo

Brown: Marrom

Black: Preto

White: Branco

Grey: Cinza

Pink: Rosa

 

 

Dias da semana
 

Sunday: Domingo

Monday: Segunda

Tuesday: Terça

Wednesday: Quarta

Thursday: Quinta

Friday: Sexta

Saturday: Sábado

 

Utilizando listas como essas você vai, aos poucos, aumentando o vocabulário em inglês. Vamos conferir mais dicas?

 

Aposte nos flashcards

 

Se você é uma pessoa mais visual, usar flashcards para estudar vai te ajudar a memorizar as palavras com mais facilidade. Caso você não faça ideia do que estamos falando, vamos te explicar. 

 

Flashcards são cartões, que podem ser feitos com um pedaço de papel, em que você anota o vocabulário em inglês e português um em cada lado do card. Por exemplo, na parte da “frente” do cartão você escreve “borboleta” e na parte de “trás” coloca “butterfly” (borboleta em inglês). Então, você lê a parte da frente do cartão e tenta lembrar sozinho a palavra que está na parte contrária.

 

Esse é um jeito visual e divertido de aumentar o vocabulário em inglês. Além dos flashcards, você também pode gamificar a experiência e criar jogos da memória, com a palavra em inglês em uma peça e em português em outra.

 

A prática leva à perfeição

 

Não desistir e continuar praticando é a chave para memorizar um novo vocabulário em inglês. Seguindo esses passos, você vai conseguir lembrar das palavras necessárias sempre que precisar se comunicar, seja de forma escrita ou oral.

 

Para não deixar que o vocabulário caia no esquecimento, é importante utilizá-las no seu dia a dia. Por isso, escreva pequenas frases usando as palavras que você aprendeu, pratique conversação em um curso de inglês online ou com algum amigo que também esteja aprendendo inglês, leia em voz alta para melhorar sua pronúncia, etc.

 

Gostou de conhecer nossas dicas de como aumentar o vocabulário em inglês? Para continuar recebendo informações úteis para conquistar sua fluência no idioma, acompanhe a gente nas redes sociais.

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon