COMO DAR E RECEBER O FEEDBACK DO PITCH EM INGLÊS

contact us

Pitch literalmente significa “arremesso”. No baseball, o pitcher é o jogador que arremessa a bola para o batedor do outro time tentar acertar. Em negócios, o que é arremessado, em vez de uma bola, é uma ideia de negócios. Falamos, em outro texto sobre como criar um pitch em inglês e desenvolvê-lo para o seu negócio. Neste texto, vamos falar sobre o que acontece depois: o feedback.
 
Vamos falar primeiro sobre como dar um feedback construtivo para um pitch. Depois, vamos te contar algumas boas maneiras de reagir ao feedback que você recebe. Então vamos lá!
 

A construção de um feedback construtivo

 
Você é o investidor e recebeu uma proposta de um empresário. Há três situações possíveis: a) você adorou a ideia e não precisa ouvir mais nada para investir; b) você está interessado em saber mais, pode ser que invista ou não; e c) você não está interessado e não vai embarcar na ideia do empresário.
 
Como a opção A costuma existir somente nos sonhos de quem vai fazer o pitch, vamos nos concentrar nas outras duas.
 

Tell me more…

 
Vejamos algumas coisas que você pode dizer caso a ideia tenha aguçado o seu interesse:
 
I’d like to start by saying that I really enjoyed your presentation. I do, however, have a few points I would like to address before I make a decision.
 
(Eu gostaria de começar dizendo que eu gostei bastante da sua apresentação. Eu tenho, entretanto, alguns pontos que eu gostaria de abordar antes de tomar uma decisão).
 
That was really interesting, thank you! I agree with most of what you said. I don’t think I will be able to make a decision just based on your pitch, though, as there seem to be a few issues we need to get to first. Why don’t we schedule a meeting to discuss this further?
 
(Isso foi muito interessante, obrigado! Eu concordo com a maior parte do que você disse. Mas eu não acho que posso tomar uma decisão baseada apenas no seu pitch, pois parece haver algumas questões que precisamos ver antes. Por que não marcamos uma reunião para discutir isso mais a fundo?)
 
Como podemos ver pelos exemplos acima, houve uma preocupação do investidor em dizer primeiro uma coisa positiva sobre o pitch. Isso serve para quebrar gelo e aclimatar o empresário às questões que você realmente quer abordar depois.
 
Já no caso do feedback negativo…
 

O hambúrguer

 
A metáfora do hambúrguer é mundialmente conhecida como uma maneira de ilustrar a técnica do feedback negativo. Basicamente, são duas fatias de pão e uma carne suculenta no meio (que é a parte que realmente importa).
 
As fatias são positivas. A primeira pode ser:
 
First of all, I think it is great that you are taking the time to provide a solution to this issue. And I really liked your presentation…
 
(Em primeiro lugar, eu acho ótimo que você está tomando o tempo para fornecer uma solução para esse problema. E eu realmente gostei da sua apresentação…)
 
E aí, vem a carne:
 
But what you are proposing is simply not aligned with the type of investment we are willing to make at this point.
 
(Mas o que você está propondo simplesmente não está alinhado com o tipo de investimento que estamos dispostos a fazer neste momento).
 
E a outra fatia de pão:
 
I believe there is merit to what you are proposing. But I would suggest that you develop your idea further to make sure it can be actually put into practice, with all the necessary data that goes into that.
 
(Eu acredito que há mérito no que você está propondo. Mas eu sugeriria que você desenvolvesse mais a sua ideia para se certificar que ela pode realmente ser colocada em prática, com todos os dados necessários que influem sobre isso).
 
E pronto, você acabou de salvar o seu dinheiro e de ajudar alguém a fazer melhor em uma próxima oportunidade!
 
Mas e se você for a pessoa recebendo o feedback?
 

Recebendo um feedback

 
Você pode até discordar, mas se o investidor não comprou a sua ideia, não há muito que você possa fazer. O melhor é, ao menos, fazer um bom contato e se comportar com dignidade e respeito diante da recusa.
 
Alguns exemplos:
 
Thank you very much for your honesty. I would love to hear your insights on how I can improve my pitch in future opportunities.
 
(Muito obrigado por sua honestidade. Adoraria ouvir seus conselhos sobre como eu posso melhorar o meu pitch em futuras oportunidades).
 
I appreciate that feedback. What qualities do you feel are most essential for this idea to reach a more desirable status for investment?
 
(Eu agradeço esse feedback. Que qualidades você acha que são mais essenciais para esta ideia alcançar um status mais desejável para investimento?)
 
I’ll definitely take your comments into account. While I’m here, though, I’d love to hear more about the ideas you have felt have been worthy of your consideration recently.
 
(Eu definitivamente considerarei os seus comentários. Mas já que eu estou aqui, eu adoraria saber mais sobre as ideias que você sentiu que foram merecedoras da sua consideração, recentemente).
 
Afinal, um feedback negativo é sempre uma oportunidade de crescimento pessoal e maturação do seu projeto.
 
Quer saber sobre como organizar seus discursos profissionais em inglês? Então venha conhecer o que o Instituto Mindset pode fazer por você e por sua carreira!

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon