THE PERFECT PITCH: COMO FINANCIAR EMPRESAS EM INGLÊS

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The pitch: este termo em inglês é usado para definir “o argumento” principal para vender um produto ou conseguir recursos para uma ideia ou empresa. Neste texto, vamos dar algumas dicas de como obter bons resultados nesta importante tarefa empresarial – em inglês.

 

Antes de entrarmos na parte da apresentação, precisamos entender algo primordial: the elevator pitch.

 

The elevator pitch

 

O chamado elevator pitch pode ser traduzido para algo como “discurso de elevador”. Como o nome sugere, é quando não temos muito tempo para dizer por que alguém (um investidor) deveria nos ouvir e nos conceder uma reunião. A ideia é que você seja capaz de “vender” a sua ideia no curto espaço de tempo em que estamos dentro de um elevador com um investidor.

 

Um elevator pitch conterá um resumão dos principais pontos a serem desenvolvidos em uma apresentação maior: um problema; uma oportunidade; e um modelo de negócio.

 

Vejamos um exemplo extraído de um site com dicas sobre o assunto. Um possível elevator pitch para a empresa WeWork:

 

WeWork Elevator Pitch

 

There are 40MM independent workers in the US: consultants, freelancers, and small business owners. Solving office space is tough and expensive, especially in cities like New York. We created the concept of space as a service. We have 20 locations in the city- where people can rent a desk or an office without any of the complications of a traditional lease, effectively saving at least 25% of the cost. They get access to a shared front desk, mailroom, and a community of like-minded people.

 

(Discurso de elevador da WeWork

Há 40 milhões de trabalhadores independentes nos EUA: consultores, freelancers, e pequenos empresários. Resolver a questão do espaço de trabalho é uma tarefa dura e cara, principalmente em cidades como Nova Iorque. Nós criamos o conceito de espaço como um serviço. Temos 20 locações na cidade – onde as pessoas podem alugar uma mesa ou escritório sem nenhuma das complicações de um aluguel tradicional, efetivamente economizando ao menos 25% do custo. Elas têm acesso a uma recepção compartilhada, sala de correio, e a uma comunidade de pessoa com mentalidade semelhante).

 

Caso você já se encontre em uma conversa com o investidor, poderá complementar o seu pitch com uma proposta (neste caso, para conseguir uma reunião):

 

  • If you give us the time to explain our business model in detail, I’m positive we might convince you of its potential for success.

(Se você nos der um tempo para explicar nosso modelo de negócios em detalhes, estou seguro de que poderemos convencê-lo de seu potencial para o sucesso).

 

  • We would be thrilled to have the opportunity to explain our plan in a meeting.

 

(Ficaríamos muito felizes em ter a oportunidade de explicar nosso plano em uma reunião).

E agora, é a hora da reunião.

 

The presentation pitch

 

A maneira de apresentar precisa conter alguns atributos indispensáveis: objetividade, clareza e curta duração (algo como 20 minutos costuma ser uma regra geral nos EUA).

 

E o conteúdo pode variar, mas ele vai flutuar dentro do seguinte formato geral:

 

(Ah, e saiba que os pontos abaixo podem ser resumidos em slides, de 5 a 10 deles, não muito mais do que isso – outra regrinha geral).

 

Oportunidade – Quando um problema vira uma ideia de negócios:

 

O problema a ser resolvido vai variar de acordo com a área. No caso abaixo, estamos lidando com o problema/oportunidade de uma empresa como a Uber ou a 99.

  • There are many car owners who are currently unemployed or that wish to complement their salaries. By providing them with the means to profit from their car ownership, we would ensure that drivers make more many and provide an alternative for transportation.

 

 

(Há muitos proprietários de carros que estão atualmente desempregados ou que gostariam de complementar seus salários. Oferecendo-lhes os meios de lucrar com a propriedade de seus carros, nós garantiríamos que eles ganhem mais dinheiro e ofereceríamos uma alternativa de transporte).

 

Solução – De que forma o jogo pode ser virado?

 

Seguindo o mesmo exemplo, é hora de revelar o seu produto:

  • Uber is a reliable solution because it congregates drivers and users automatically.

 

 

(Uber é uma solução confiável porque congrega motoristas e usuários automaticamente).

 

Naturalmente, há espaço para dizer mais sobre a sua empresa. Mas mantenha tudo bem curtinho.

 

Diferenciais – Como garantir o sucesso?

 

É aqui que as especificidades do seu negócio são explicadas:

  • Our technology allows for payment security, measurements for the safety of both drivers and users, as well as a standard of quality for the cars being used.

 

 

(Nossa tecnologia permite a segurança de pagamento, medidas para a segurança de ambos os motoristas e os usuários, e também um padrão de qualidade para os carros sendo usados).

 

Proposta – O que é necessário para fazer o negócio acontecer?

 

Neste ponto, são explicados o estágio atual de desenvolvimento do negócio e o valor necessário para levá-lo adiante.

  • We already have a fully operational prototype, with mobile apps for drivers and users and access to technologies that evaluate the fastest route for each ride. We estimate that an investment of $XX will ensure the large-scale application of our business model.

 

 

(Nós já temos um protótipo totalmente operacional, com apps para motoristas e usuários e acesso a tecnologias que avaliam o rota mais rápida para cada corrida. Estimamos que um investimento de $XX garantirá a aplicação em larga-escala de nosso modelo de negócio).

 

 

Este modelo básico de pitch é usado internacionalmente e recomendado por especialistas no Brasil e no mundo.

 

E se você quiser saber como melhorar o seu pitch e torná-lo vencedor, venha conhecer os serviços do Instituto Mindset!

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