Vagas no exterior e carta de apresentação em inglês: como fazer

contact us



São muitas as razões que levaram o Instituto Datafolha a divulgar, ainda no ano passado, que 43% da população adulta e 62% de jovens entre 16 e 24 anos do nosso país gostariam de se mudar para o exterior. Há coisas negativas, como a desconfiança com a política, a economia e com o futuro; mas há também o lado positivo, como a maior facilidade de se mudar para adquirir experiência profissional internacional em outros mercados, contribuindo para um maior aporte de conhecimento e vitalidade dentro do Brasil em um futuro próximo, com o retorno de muitos talentos ao país.

 

Neste texto, vamos nos concentrar mais no grupo dos 43% de adultos e explicar como eles podem proceder para aumentar suas chances de conseguir um emprego no exterior. E ainda fizemos um breve manual para uma carta de apresentação eficiente em inglês, então fique conosco que o assunto é sério!

 

O que você deve saber antes de começar a busca por sua vaga no exterior

Devido à globalização dos mercados de trabalho, candidatar-se a uma vaga em uma empresa estrangeira não é tão diferente, mas pode ser bem mais complicado.
Aparecerão diferenças na formatação do currículo, dependendo de cada país (existe uma versão padrão europeia, por exemplo) e outras exigências de documentação que poderão causar um pouco de transtorno. Um problema corriqueiro para os brasileiros é que muitas vezes eles já precisam ter visto no país para que possam ser contratados. Há também a questão da validação dos diplomas universitários no país-alvo, o que nem sempre é possível. Mas você também pode contar com alguns dos meios com os quais você já está acostumado, como o LinkedIn, o que poderá facilitar bastante as coisas.

 

Agências

Uma outra saída tem sido as agências de emprego internacional. Existem muitas, o que torna a pesquisa de reputação e eficiência dessas empresas uma necessidade para não entrar em uma furada. Às vezes, o próprio governo do país estrangeiro de interesse do futuro imigrante pode oferecer vagas específicas para brasileiros ou para estrangeiros em geral. Mas daremos dicas mais específicas para quem quer trabalhar fora em um outro texto. Então fique ligado!

 

Carta de apresentação

Depois de descobrir algumas vagas que se encaixem bem no seu perfil profissional, está na hora de convencer o recrutador a levar você ao próximo passo do processo seletivo. É hora de escrever uma carta de apresentação, também chamada de carta de intenção, ou, em inglês, a cover letter.

 

1) Nome completo, profissão e informações de contato
Há quem prefira deixar essas informações para o final da carta, mas é geralmente mais comum e mais visualmente interessante deixar o seu nome em destaque na parte superior da página. Exemplo:

 

Lilian Marques
Tax lawyer
lilianmarques@taxlaw.com
+55 11 00000 0000

 

2) Saiba para quem enviar a carta
Existe uma frase comum em inglês que diz “A quem possa interessar” – To Whom It May Concern. Mas especialistas em recrutamento tendem a concordar que essa não é maneira ideal de endereçar a carta, mas há bastante gente que continua fazendo isso. Mas se não estiver óbvio no anúncio, faça uma pesquisa e descubra quem é o responsável pelo recrutamento.
Exemplo:

 

Dear Mr. Andrew Jones,
Ou
Dear Ms. Anne Custard,
Se não for possível descobrir quem é, uma dica é dizer “equipe de recrutamento”:
Dear Recruiting Team at Wasco Industries,

 

3) Faça uma ótima introdução
A introdução precisa ser breve e capturar a atenção do recrutador. Você precisa demonstrar interesse, algum conhecimento sobre a empresa e entusiasmo. Por exemplo:
I am very interested in the position of Marketing Executive available at your prestigious company. Ever since I finished college, I have always wanted to work for Marketing Geniuses Co. as I believe you have been the most creative company in Neuromarketing for many years.
Tradução: Estou muito interessado na posição de Executivo de Marketing disponível em sua prestigiosa empresa. Desde que terminei a faculdade, sempre quis trabalhar para a Marketing Geniuses Co. por acreditar que vocês têm sido a empresa mais criativa de Neuromarketing por muitos anos.

 

4) Convença de que você deve ser levado a sério!

O segundo parágrafo é quando você tem oportunidade de responder à seguinte pergunta: por que eu sou o candidato ideal para essa vaga? Por exemplo:
I feel that I could help your company grow by applying my experience in the field and my academic skills to decision-making that could have measurable positive impact on revenue.
Tradução: Eu sinto que posso ajudar a sua empresa a crescer aplicando a minha experiência na área e minhas habilidades acadêmicas para tomar decisões que poderão ter um impacto mensurável nas receitas.

5) Conclua com estilo
Reforce o seu entusiasmo e a sua confiança:
If given the opportunity, I will dedicate myself to my responsibilities with passion and prove why I firmly believe I’ll be a great fit!
Tradução: Se me for dada a oportunidade, irei me dedicar às minhas responsabilidades com paixão e provar por que eu firmemente acredito que sou uma ótima adição à equipe.

6) Despeça-se corretamente e assine
Algumas frases comuns para escrever antes de assinar a carta são:

Sincerely,

e

Best Regards,
No Instituto Mindset, não somente estamos na torcida para você encontrar o emprego dos seus sonhos no exterior, como podemos ajudar você a chegar lá! Venha conhecer nossos serviços!

 

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!






X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
Teste seu inglês!
Venha testar seu nível de inglês
Saiba mais! X