TERMOS DE TI QUE VÊM INGLÊS

contact us



Vivemos em um mundo cada vez mais informatizado. Hoje, é bastante corriqueiro fazer compras ou pedir comida sem precisar sair de casa ou sequer fazer uma ligação. Mas nem sempre foi assim, e há uns 15 anos atrás, era quase impensável.
 
Mas essas mudanças são, em boa parte, o resultado dos avanços da área de Tecnologias de Informação (ou TI).

O que é Tecnologia de Informação?

A Wikipédia define Tecnologias de Informação da seguinte maneira:
 
“(…) o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas — e estão ligadas a tantas áreas — que há diversas definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo.”
 
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_da_informação
 
Ou seja, os processos para armazenar os dados de clientes e até mesmo os dados internos da empresa prestando um serviço todos são feitos englobados nas definições de T.I.
 

Termos de TI que vêm do inglês

 
E como o inglês é a língua dominante do universo da TI, fizemos um glossário de termos da área utilizados em inglês. Let’s go!
 

Termos em Inglês Termos em Português Definição
Hardware Hardware As peças físicas usadas pelos processos de TI, tais quais discos rígidos, computadores, etc.
Software Software Os programas utilizados pelos processos de TI, como cadastros de clientes, balanços de economia, etc.
FAQ (Frequently Asked Questions) Perguntas Frequentes Uma sigla bastante utilizada para cobrir as principais dúvidas de alguma área de TI.
IoT (The Internet of Things) “A Internet das Coisas” em tradução livre Termo utilizado para designar o uso da internet em quaisquer aparelhos que possam usufruir da internet para o trabalho na TI, até mesmo os que seriam menos comuns como utilização de GPS em máquinas agrícolas, por exemplo.
Download Download (“Baixar” no coloquial) O ato de “baixar” um arquivo da internet para utilização em seu computador particular
Upload Upload (“Subir” no coloquial) O ato contrário de download, o upload é o ato de “subir” um arquivo de seu computador particular para uso na internet.
Multimedia Multimídia A concentração de várias mídias em um só objeto, como por exemplo a mídia vídeo (imagens, inclusive em movimento) com áudio (sons) e até mesmo texto.
Email Marketing E-Mails Marketing E-mails utilizados com a finalidade de marketing, para espalhar o conhecimento de um produto ou serviço.
Search Engine Mecanismo de Busca O nome dado para sites que servem para buscarmos informações sobre algo, como por exemplo o Google, e também as pesquisas dentro de portais de mídia como Youtube ou Facebook.
SEO (Search Engine Optimization) Otimização de Mecanismo de Busca As práticas utilizadas para otimizar o resultado de uma pesquisa em um mecanismo de busca, para que ele se posicione melhor que os outros resultados que também apareçam na pesquisa, que envolve o uso das melhores tags e descrições.
Tag Marcador (em tradução livre) As palavras utilizadas para descrever uma postagem com as quais podem ser encontradas com mais facilidade.
Thumbnail Miniatura (em tradução livre) A imagem clicável de algo para ver a versão completa dele, seja por exemplo um artigo ou um vídeo no Youtube, também bastante utilizado em SEO.
Cookie Cookie Um pequeno arquivo armazenado em seu computador de outros sites que mantém algumas informações de você como visitante, como por exemplo em portais de jornalismo que avisam que você tem um limite de matérias para ler a menos que seja assinante.
Ad Tech Tecnologia de Propaganda (em tradução livre) O conjunto de tecnologias usado para gerenciar publicidade em vários canais como pesquisas, vídeos, uso mobile, com funções para segmentar público alvo, análise e otimização de resultados.
Mobile Mobile (“Portátil” em tradução livre) Toda tecnologia “de bolso” e de fácil transporte como celulares, tablets, etc, que também usufruem dos processos de TI.
Social Social Todo tipo de processo utilizado com o qual o contato com várias pessoas acontece, passando de redes sociais para jogos e análises de ações de marketing.
Analytics Analytics (“Dados analíticos” em tradução livre) Um termo utilizado para englobar uma variedade de ações para análise de resultados, como de onde vem e quanto tempo costumam durar visitas a um site/vídeo, ou a quantificação de resultados de negócios como vendas, etc., lidando com dados matemáticos e estatísticos de algo a ser estudado.
Big Data Big Data (“Grandes dados” em tradução livre, ou megadados) “Termo utilizado para falar dos grandes volumes de dados que englobem o mundo hoje em dia – como dados sociais adquiridos por redes sociais ou celulares, e dados de GPS instalados em carros ou máquinas, e como analisá-los pode trazer novas estratégias de negócios ou melhoramento de serviços.

Você é da área de TI ou está se preparando para entrar nela? Pois saiba que o Instituto Mindset tem cursos com materiais interativos especialmente focados na área de TI.
 
Venha conhecer o que o Instituto Mindset pode fazer por você e a sua carreira!
 

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!






X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
Teste seu inglês!
Venha testar seu nível de inglês
Saiba mais! X