Mindset Institute!

Sufixos em inglês: Saiba o que são e aprenda a usá-los

contact us

Os sufixos em inglês compõem uma parte fundamental na gramática da língua inglesa. Eles são capazes de alterar o significado da palavra mesmo que o radical dela continue o mesmo. 

 

Para quem ainda está no processo de aquisição e aprendizagem do inglês, é comum confundir as palavras, especialmente quando elas têm a mesma essência. 

 

Assim, uma vez que você já sabe que o sufixo pode modificar o sentido do termo, é importante aprofundar os conhecimentos no tema e ter propriedade sobre cada palavra que for utilizar para evitar mal-entendidos. 

 

Pensando nisso, neste artigo você fica por dentro do conceito dos sufixos, como utilizá-los em inglês e ainda vai descobrir para que eles realmente servem. 

 

Se interessou? Então fique com a gente nessa leitura!

 

O que são os sufixos em inglês?

 

A língua inglesa é formada por diversas palavras de diferentes origens, mas a maior parte delas são combinações ou derivações de termos que já existem. 

 

Para fazer essas variações, contamos com os sufixos. Os sufixos em inglês servem para alterar ou adicionar algum significado a uma palavra já existente. 

 

Entender isso é importante no processo de aprendizagem do inglês, uma vez que a extensão do seu vocabulário também depende do conhecimento das estruturas gramaticais e do sentido que cada palavra pode obter quando recebe alguma alteração, como por exemplo os padrões de sufixos. 

 

Vale lembrar também que cada sufixo tem uma função quando adicionado à palavra, atribuindo um padrão de significado em um contexto geral. 

 

Mas, finalmente, o que são esses sufixos? 

 

Tratam-se de morfemas (fragmentos pequenos ou partículas capazes de expressar um significado) que podemos adicionar no final de uma palavra, após o radical do termo em questão, para alterar um pouco o sentido dela. 

 

Isso acontece com a maioria das palavras. Alguns sufixos são utilizados com frequência no inglês para que uma frase ou toda a comunicação tenha mais coerência. 

 

Além do sentido, o sufixo também pode modificar a classe gramatical de uma palavra. Por isso algumas partículas são específicas e formam um grupo de sufixos de substantivos em inglês, de verbos, adjetivos, etc.

 

sufixos em ingles

Como utilizar os sufixos em inglês?

 

É fácil reconhecer o sufixo nas palavras, mas se engana quem acha que é só adicionar o fragmento no final de qualquer palavra sem qualquer tipo de regra ou cuidado. 

 

Abaixo, você verá os dois exemplos principais de especificações que devem ser observadas quando se lida com a adição de sufixos em inglês às palavras. 

 

O primeiro exemplo é referente à ortografia. Quando se acrescenta um sufixo em inglês, a grafia da palavra original também pode mudar. Então a ortografia faz a diferença nessas horas.

 

Seguindo essa linha, palavras que terminam com “e” ou com “y” merecem atenção. Por exemplo:

 

  • A palavra “angry” com o sufixo “er” torna-se angrier;
  • A palavra “observe” com o sufixo “tion” vira observation.

 

O outro exemplo é em relação ao hífen. Eles são mais raros já que, como regra geral no inglês, os hífens são ignorados quando o assunto é adição de sufixo à palavra. 

 

Às vezes as palavras podem ser escritas com ou sem hífen, no entanto, em outras é preciso o hífen para garantir que a grafia esteja correta. 

 

Como exemplo, temos o sufixo “like”, que precisa ser acompanhado do hífen quando a adição resultar em um “l” duplo. 

 

O mesmo acontece caso esse sufixo represente uma característica temporária, como uma comparação para finalidades descritivas, como por exemplo, “emulsion-like”. 

 

O sufixo “wide” também tem uso de hífen relativo que depende do grau de familiaridade do termo. 

 

Na maioria dos casos, esse é um sufixo que não exige hífen, mas existem termos mais específicos que podem vir acompanhados desse sinal gráfico como “Europe-wide”, “providence-wide” ou “industry-wide”. 

 

Outras já são obrigatórias a adição do hífen, como os sufixos, “style” e “based”. 

 

E agora, você está mais familiarizado com o uso dos sufixos? Que tal uma lista dos principais sufixos em inglês e seus significados para aumentar o seu vocabulário? Basta ficar ligado no próximo tópico!

 

sufixos em ingles

Os principais sufixos em inglês e seus significados

 

Como já mencionamos anteriormente, cada grupo ou padrão de sufixo tem determinada função e representa um significado como, capacidade (sufixo able), ação, pessoa que performa (sufixo er), falta (sufixo less) e etc. 

 

Entenda melhor com os exemplos e seus significados na nossa lista de sufixos em inglês abaixo:

 

SufixoSignificadoExemplos
-ableque tem capacidade ou qualidade de seracceptable (aceitável), comfortable (confortável), accessible (acessível), portable (portátil).
-ageresultado de verbos que significam “ato de”, “resultado de” ou “coleção de”leverage (aproveitar), breakage (quebrar), baggage (bagagem), wastage (desperdício), package (pacote), plumage (plumagem)
-alação ou resultado do verboadditional (adicional), denial (negação), criminal (criminoso), proposal (proposta), refusal (recusa)
-antpessoa que performa determinada açãoconsultant (consultor), assistant (assistente)
-cyestado, no sentido de qualidade deurgency (urgência), efficiency (eficiência), frequency (frequência)
-ercomparativo ou pessoa que performa determinada açãobigger (maior que), stronger (mais forte que), driver (motorista/condutor), maker (criador/que faz)
-ery/-ryinstância, ação ou estadobribery (suborno), misery (miséria)
-estsuperlativobiggest (maior), fastest (mais rápido), hottest (mais quente), tallest (mais alto)
-fulcheio debeautiful (lindo), painful (doloroso), grateful (grato), useful (útil), meaningful (significante)
-ingrelacionado a uma ação ou um gerúndioacting (atuação/agindo), showing (mostrando), studying (estudando), working (trabalhando).
-ismrelacionado a doutrinaMarxism (Marxismo), Thatcherism (Thatcherismo), Socialism (Socialismo)
-ityestado, qualidade, além de formar substantivos abstratos derivados de adjetivosability (habilidade), infinity (infinidade), responsibility (responsabilidade)
-lessque não tem ou não pode ser afetado porfriendless (sem amigos), wireless (sem fio), tireless (incansável), useless (sem utilidade)
-ycheio de, uma condição deshiny (brilhante), messy (bagunçado), fluffy (fofo)
-tionação, instância, estado ou indicação de algo em processoalteration (alteração), demonstration (demonstração), action (ação), construction (construção), observation (observação)

 

E então, você já conhecia algum desses sufixos? Agora você já sabe quais são os principais sufixos e pode começar a introduzi-los nas suas conversas em inglês

 

E se quiser saber como expandir seus conhecimentos e vocabulário na língua inglesa, entre em contato com nosso time e escolha o curso que mais se adequa à sua realidade e objetivos! 

 

Para mais dicas de inglês, acompanhe o nosso perfil nas redes sociais.

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?


Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon