Futebol em inglês: vocabulário completo para a Copa do Mundo

contact us

A Copa do Mundo está batendo na porta! Os entusiastas do futebol já estão ligados nas seleções, colecionando figurinhas do campeonato e participando de apostas sobre a grande final. Para não ficarmos de fora da celebração, preparamos esse artigo especial com os principais termos e expressões do futebol em inglês.

 

Conhecer as expressões em inglês mais usadas no futebol é uma ótima forma de ampliar os seus conhecimentos no idioma utilizando um tema tão querido por tantos brasileiros. Dessa forma, você vai poder acompanhar a Copa do Mundo por diversos portais de notícias, sejam eles nacionais ou internacionais.

 

Além disso, saber falar sobre futebol em inglês também pode facilitar uma possível viagem internacional temática. Quem sabe você não assiste a um campeonato do seu time de futebol preferido ao vivo ou, até mesmo, aproveita a próxima Copa do Mundo em um estádio! 

 

Vamos começar? Acompanhe esse artigo e conheça o principal vocabulário de futebol em inglês.

 

Mas antes… Soccer ou football: qual é o termo correto?

 

Se você tem ou já teve um pouco de contato com a língua inglesa, deve ter reparado que existe mais uma forma de se dizer futebol em inglês. Algumas pessoas falam soccer e outras dizem football

 

Mas, afinal, qual é o termo certo?

 

A verdade é que as duas palavras estão corretas! O que muda, nesse caso, é onde elas mais são utilizadas. Enquanto o termo football é mais usado no Reino Unido, no inglês britânico, a palavra soccer tem grande popularidade nos Estados Unidos, no inglês americano.

 

Inclusive, na terra do Tio Sam, “football” é um esporte completamente diferente! Por lá, o termo é usado para falar sobre o jogo que chamamos de futebol americano. Enquanto “soccer” é o futebol que vemos na Copa do Mundo.


Uma curiosidade interessante é que a palavra soccer, apesar de ser mais popular nos Estados Unidos, não foi criada pelos norte-americanos. A origem dela é do Reino Unido.  

 

A diferenciação surgiu pois o rugby, outro esporte muito famoso nas terras britânicas, foi criado na mesma época do futebol. Assim, para não causar confusão aos praticantes, associaram o esporte futebol ao termo “association football”, que foi abreviado para “assoccer” e, mais tarde, apenas para soccer

 

Contudo, apesar de os britânicos terem adotado o “soccer” como a palavra correta para falar de futebol, o termo caiu em desuso e hoje eles chamam o esporte de football

 

Enquanto isso, outros países de língua inglesa continuam usando soccer para falar do esporte. Alguns deles são: Austrália, Nova Zelândia, Canadá e África do Sul.

 

futebol em inglês

Expressões do futebol em inglês

 

Agora que esclarecemos essa dúvida frequente sobre a forma correta de dizer futebol na língua inglesa, que tal conhecer algumas das expressões mais utilizadas no esporte em inglês? 

 

Para colocá-las em prática você pode apostar em aulas de inglês conversação

 

A maioria das expressões não tem uma tradução literal. Contudo, podemos entender seu sentido dentro de um contexto. Vamos lá?!

 

Bicicleta – Bicycle kick

 

Se você é fã de futebol já deve conhecer a jogada chamada de bicicleta. Em inglês, o termo utilizado é o “bicycle kick”. 

 

O movimento consiste em o jogador levantar as duas pernas no ar, primeiro a perna menos forte e depois a mais forte, inclinar o corpo, e chutar a bola de forma aérea com a perna mais forte.

 

Dois gols marcados pelo mesmo jogador – Brace

 

Quando um jogador marca dois gols em uma mesma partida, o termo utilizado em inglês para esse acontecimento é “brace”.

 

Três gols marcados pelo mesmo jogador – Hat trick

 

Existe também um termo para quando um jogador marca três gols em uma mesma partida. Nesse caso, a expressão utilizada é “hat trick”.

 

Prorrogação/Acréscimos – Injury time

 

Sabemos que nas partidas de futebol às vezes são acrescentados alguns minutos a mais ao final de cada tempo. Isso também acontece quando há um empate entre os times no tempo normal da partida, então, a prorrogação (tempo a mais) ajuda a definir quem sai vitorioso do campo. 

 

Esse momento é chamado de “injury time” em inglês. 

 

Traduzindo ao pé da letra, essa expressão pode soar um pouco estranha, já que a palavra “injury” em português significa danos ou machucados. 

 

Mas se você for pensar, geralmente o tempo adicionado ao final de cada tempo é para compensar as paradas durante o jogo justamente quando há faltas ou acidentes. Assim até que faz sentido, não é mesmo?

 

“Mergulhar” ou “Se jogar” – Dive

 

Sabe aquele jogador que “mergulha” no campo para computar uma falta a favor do seu time, apesar de não ter sofrido nada demais? 

 

Então, esse ato de se jogar é chamado de “dive” em inglês.

 

Jogador volante – Box-to-box player

 

O jogador que exerce uma função tanto na defesa quanto no ataque dentro de um jogo é chamado de jogador volante, ou “box-to-box player” em inglês.

 

Ganhar uma partida sem receber nenhum gol – Clean sheet

 

“Clean sheet” é o termo em inglês designado ao time que não sofreu gols em uma partida de futebol. Se traduzirmos, podemos dizer que é algo como “folha limpa”.

 

Pedalada – Flip flap

 

Pedalada é uma jogada famosa no futebol. Nela, o jogador dribla o adversário e o confunde para permanecer com a posse da bola. Essa jogada nas expressões de futebol em inglês se chama “flip flap”.

 

A zebra da partida – Underdog

 

A zebra não é só um termo do futebol. Vários esportes usam essa expressão para denominar o time ou jogador da partida que superaram as probabilidades de um jogo. Em inglês, dizemos que é um “underdog”.

 

futebol em inglês


Vocabulário de futebol em inglês

 

Já se familiarizou com algumas das expressões do futebol na língua inglesa? Então chegou a hora de conhecer mais alguns termos e aprimorar seu vocabulário de futebol em inglês. 

 

Veja algumas palavras bem comuns utilizadas no esporte e suas respectivas traduções!

 

Ball: Bola
Box: Grande área
Coach: Técnico
Corner kick: Escanteio
Defender: Zagueiro
Draw: Empate
Dribble: Drible
Extra time: Prorrogação
Field: Campo
Forward: Atacante
Free kick: Cobrança de falta
Friendly game/match: Amistoso
Goal: Gol
Goalkeeper: Goleiro
Header: Cabeçada
Kick: Chute
Linesman: Bandeirinha
Midfielder: Meio-campista
Own Goal: Gol contra
Penalty: Pênalti
Qualifying: Eliminatórias
Quarter-finals: Quartas de final
Referee: Árbitro
Red card: Cartão vermelho
Semi-finals: Semifinais
Striker: Atacante
The bench: Banco
To score: Marcar um gol
Whistle/Final whistle: Apito/ Apito final
World Cup: Copa do Mundo
Yellow card: Cartão amarelo

 

E então, está pronto para usar os termos e expressões do futebol em inglês? 

 

Com esse vocabulário amplo você conseguirá entender melhor as comunicações e dinâmicas do jogo se, por acaso, assistir uma partida em inglês. 

 

Além disso, aprender esses termos te permite ampliar seu vocabulário de inglês de forma geral, o que é sempre um bônus. 

 

Continue nos acompanhando pelo blog e pelas redes sociais

 

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon