O INGLÊS CERTO PARA O SEU PRIMEIRO DIA NA EMPRESA

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O primeiro dia de um profissional em uma nova empresa é um momento delicado por várias razões. Conhecemos os nossos colegas, os diferentes departamentos e espaços da empresa e somos apresentados à cultura empresarial. Enfim, socializamos. É o momento das primeiras impressões. Isso já pode ser um pouco angustiante em português, então imagine em inglês. É disso que vamos tratar neste texto: o inglês certo para seu primeiro dia na empresa. E também sobre como receber um novo colaborador.
 

 Greetings for a great first impression!

(Saudações para uma ótima primeira impressão!)
 
Causar uma boa impressão no trabalho envolve certas coisas: a roupa certa, chegar cedo, higiene em dia, astral lá em cima, atenção, respeito… E o modo como cumprimentamos as pessoas é essencial. Você pode dizer:

     

  • Hi, John, good to meet you. I’m Dennis. (Oi, John, é bom conhece-lo. Eu sou o Dennis).
  • It’s nice to meet you, Jennifer. (É um prazer conhecê-la, Jennifer).
  • How are you today, Mr. Parker? (Como o senhor está hoje, Sr. Parker?)
  • Where should we start? (Por onde deveríamos começar?)
  • I am the new manager. I don’t believe we’ve met. (Sou o novo gerente. Creio que ainda não nos conhecemos).
  • My name is Dennis, it’s a pleasure to meet you. (Meu nome é Dennis, é um prazer conhecê-lo).

 
Todas essas frases acima são comuns quando as pessoas estão em seu primeiro dia de trabalho. Note que:

     

  • Você pode dizer good to meet you, nice to meet you, it’s a pleasure to meet you, pleased to meet you…
  • Where should we start? – é uma boa pergunta para quando vão te apresentar aos departamentos e colegas na empresa.
  • I don’t believe we’ve met. – é uma frase corriqueira para conhecer uma pessoa.

 
Você também pode se apresentar dizendo algo parecido com:
 
Hello, everyone. I’m Dennis Rosenthal and I’ve just started as a Project Manager. I look forward to working with you all. (Olá, pessoal. Eu sou o Dennis Rosenthal e acabei de começar como Gerente de Projetos. Estou animado para trabalhar com todos vocês).
 
Agora é hora de ver como podemos continuar a conversa no primeiro dia de empresa!
 

Making conversation

(Criando conversa)
 
Depois de sermos apresentados, é comum que se siga uma conversa breve, educada e atenciosa, que serve para criar laços com os colegas de trabalho. Um funcionário em seu primeiro dia poderá fazer perguntas, como:

     

  • And what do you do at Jacobson Consulting? (E o que você faz na Jacobson Consulting?)
  • How long have you been working here? (Há quanto tempo você trabalha aqui?)
  • This is my first day. Would you mind if I asked you a couple of questions related to the job? (Este é o meu primeiro dia. Você se importa se eu fizer algumas perguntas relacionadas ao trabalho?)
  • What would you say is your favorite thing about working here? (Qual você diria que é a sua parte favorita de trabalhar aqui?)

 
Essas perguntas são ótimas conversation starters (iniciadores de conversa) porque demonstram interesse em ouvir o outro.
 
Mas e se você estiver recebendo um novo profissional na sua empresa?
 

Introducing the company to a new employee

(Apresentando a empresa a um funcionário novo)
 
Alguém na empresa costuma ter a tarefa de apresentar os colegas ao novo profissional. Essa pessoa, assim como os colegas que serão apresentados, vai dar as boas-vindas ao novo colaborador. Além de mostrá-lo à sua mesa ou escritório. Isso pode ser feito das seguintes maneiras:

     

  • Hello, Mr. Rosenthal. We’re glad you could make it and look forward to having you on the team. (Olá, Sr. Rosenthal. Estamos felizes por você ter vindo e animados para tê-lo na equipe).
  • I’m Mr. Briggs and I’d like to welcome you to the team. (Sou o Sr. Briggs e gostaria de lhe dar as boas vindas à equipe).
  • Here’s our newest recruit. Why don’t you introduce yourself, Mr. Rosenthal? (Este é o nosso novo recruta. Por que você não se apresenta, Sr. Rosenthal?)
  • This is Mrs. Sullivan, our Project Director. You will be reporting to her directly. (Esta é a Sra. Sullivan, nossa Diretora de Projetos. Você se reportará a ela diretamente).
  • And this is your desk. Make yourself at home. And let us know if you need help with anything. (E esta é a sua mesa. Sinta-se em casa. E nos avise se precisar de ajuda com qualquer coisa).

 

Formalities

(Formalidades)
 
Hoje em dia, muitas empresas têm abandonado uma cultura de muita formalidade nas relações entre os funcionários. Mas há ainda muitas empresas em que esse tipo de relação é predominante. O seu primeiro dia de trabalho será fundamental para você perceber de que modo, exatamente, você deverá falar com as pessoas.
 
Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum que superiores sejam tratados por Sir ou Ma’am (que funciona como “senhora” ou “madame”). Se formos usar seus nomes, o mais comum é colocar o Mr. antes do sobrenome do homem; e Mrs. (misses) ou Ms. (miss) para mulheres. Ms. é para mulheres que não são casadas e ainda mantêm seu nome de solteira.
 
A melhor maneira de saber qual forma de tratamento usar é prestando atenção quando as pessoas são apresentadas. Pode muito bem ser que prefiram que você use até o primeiro nome delas e só.
 
Caso contrário, é só perguntar:

     

  • How should I call you, Sir/Ma’am? (Como eu deveria chamá-lo(a), Sr./Sra.?)

 
 
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