HARD SKILLS E SOFT SKILLS PARA ENTREVISTA DE EMPREGO

contact us

Hard skills e soft skills para entrevista de emprego

 

Os termos em inglês realmente têm sido uma enxurrada no vocabulário brasileiro nos últimos anos. Principalmente quando estamos falando de negócios e inovação. Entre tantos deles, hard skills e soft skills são alguns dos mais comuns quando o assunto é entrevista de emprego.

Neste texto, vamos explicar o que esses termos significam e dar dicar de frases em inglês que você pode adaptar para a sua realidade antes da sua próxima entrevista.

 

Hard skills e soft skills: definição

 

Habilidades duras e moles? Mas como assim? É fácil. Basicamente, as hard skills se referem às habilidades mais diretamente envolvidas com a razão de ser da empresa onde você quer trabalhar. Já as soft skills são habilidades mais voltadas à interação interpessoal, entre outras características positivas de um bom candidato.

Por exemplo, um engenheiro de software (ou programador) terá hard skills relacionadas às linguagens de programação. Dominá-las e conseguir programar produtos de forma eficiente estão no cerne da questão para esse profissional.

Entretanto, o mesmo programador poderá não ter soft skills desejáveis pelo empregador, como: ser uma pessoa organizada, tomar decisões equilibradas, ser um bom colaborador em equipe, ter traquejo para lidar com clientes difíceis, etc.

Resumindo, as hard skills são adquiridas por experiência profissional direta, com educação formal em uma determinada área e treinamentos. Enquanto as soft skills, embora também se possam adquirir por esses meios, são menos específicas, pois geralmente são características subjetivas interessantes para profissionais de qualquer área.

E agora vamos ao que interessa!

 

Comunicando suas habilidades em inglês

 

Um bom jeito de se dar mal em uma entrevista de emprego é focar somente em um desses dois tipos de habilidades. O ideal é criar um equilíbrio entre elas ou focar um pouco mais em uma ou outra, dependendo das especificações do cargo em questão.

Vamos, então, selecionar uma questão comum: Tell me about your yourself. (Fale sobre você). Como podemos aludir às nossas habilidades na resposta?

Vejamos alguns exemplos:

 

  • I am primarily an asset manager with a proven record of providing steady profits to my clients. I have always been very committed to each one of my clients, making sure I understand their concerns and present them with solid financial advisory and portfolio management.

(Eu sou primariamente um gestor de recursos com um histórico provado de provisão de lucros constantes aos meus clientes. Eu sempre fui muito comprometido a cada um dos meus clientes, garantindo que eu entenda suas preocupações e lhes apresente um aconselhamento financeiro e uma administração de portfólio que sejam sólidos).

 

Na resposta acima, o candidato foi capaz de unir as duas coisas na mesma resposta. Ele define algumas de suas principais hard skills específicas (aconselhamento financeiro, administração de portfólios) e de suas soft skills (atencioso, comprometido).

Outra pergunta comum: How can you contribute to this company? (Como você pode contribuir com esta empresa?)

 

  • In my final assignment in the university, I set a very ambitious goal for any law student: to devise a case which could have brought a different result to the company that lost a particular lawsuit. I had to change my life completely to dedicate myself fully to the project. I would spend most of the day in the library, or consulting my professors, and studying Corporate Law. And it really paid off in the end. I am sure I can bring that kind of commitment to this company as well.

(Em meu último trabalho na universidade, eu me dei uma meta muito ambiciosa para qualquer estudante de direito: elaborar um caso que poderia ter trazido um resultado diferente para a empresa que perdeu um processo em particular. Eu tive que mudar minha vida completamente para de me dedicar inteiramente ao projeto. Eu passava a maior parte do dia na biblioteca, ou consultando meus professores, e estudando Direito Empresarial. E valeu muito a pena no final. Tenho certeza de que posso trazer esse tipo de compromisso para esta empresa também).

 

Já no exemplo acima, temos um profissional recém-formado na faculdade que encontrou uma maneira eficaz de unir habilidades diversas, como:

– Compromisso, ambição (soft skills);

– Versado em Direito Empresarial (hard skill);

– Analítico (hard skill);

– Bom em relações interpessoais (soft skill).

 

As habilidades mais famosas

 

Como já dissemos, as hard skills são mais específicas do que as soft skills. Mas ainda assim, há algumas hard skills mais generalistas que caem bem a qualquer profissional. Vemos ver uma listinha de algumas habilidades gerais mais cobiçadas:

 

HARD SKILLS

– Proficiency in a foreign language; (proficiência em uma língua estrangeira);

– Machine operation; (operação de máquinas);

– Data analysis; (análise de dados);

– Degrees and certificates. (Diplomas e certificados).

 

SOFT SKILLS

Leadership; (liderança);

– Motivation; (motivação);

– Time management; (gerenciamento de tempo);

– Teamwork. (Trabalho em equipe).

 

Dá para incluir muito mais nessa lista, mas já dá para você ter uma boa ideia de como determinar e explorar as suas habilidades para o benefício de sua carreira.

Você sabia que o Instituto Mindset trabalha com consultoria especializada em inglês, espanhol e português para estrangeiros?

Estamos preparados para te ajudar a passar na sua entrevista de emprego, entre muitas outras necessidades profissionais que você tiver.

Venha conhecer o que o Instituto Mindset pode fazer por você e a sua carreira.

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon