Como conseguir quatro dos principais exames de inglês no mundo

contact us

1. TOEFL

 

Para quem?

O TOEFL é um exame mais acadêmico voltado principalmente a quem quer estudar em uma universidade norte-americana. Mas também serve como documento de comprovação de proficiência em língua inglesa no processo seletivo de empresas multinacionais.

 

Estrutura

O exame tem duração máxima de 4 horas e meia. É composto de quatro seções: expressão oral; compreensão de fala (listening); leitura; e escrita.

A seção de leitura dura de 60 a 80 minutos e tem de 36 a 56 questões sobre 3 ou 4 textos acadêmicos.

A seção de compreensão oral é a mais longa, levando de 60 a 90 minutos e contendo de 34 a 51 questões. Os excertos de áudio são geralmente palestras, debates entre professores e alunos em salas de aula e conversas.

A expressão oral é a parte mais rápida: 20 minutos. São 6 tarefas em que o estudante expressa opiniões sobre temas familiares e fala sobre o conteúdo de textos e áudios apresentados no exame.

A parte da escrita dura até 50 minutos. O exame pede dois textos dissertativos que respondam a atividades de leitura e compreensão oral. É tudo feito pelo computador.

 

Pontuação

Cada seção vale de 0 a 30 pontos. A pontuação final vai de 0 a 120 pontos. O certificado vale por dois anos.

 

2. TOEIC

 

Para quem?

Para quem deseja comprovar ao mercado de trabalho sobre as suas habilidades na língua inglesa. O exame se preocupa em determinar a habilidade do estudante de lidar com tarefas cotidianas e de compreender a língua inglesa em ambientes profissionais.

 

Estrutura

Há dois exames diferentes: um de leitura e compreensão oral (1), e outro de escrita e fala (2), ambos com duas horas de duração.

O exame 1 contém 200 questões divididas entre as duas habilidades analisadas e busca determinar a capacidade do estudante de inferir dados sobre o conteúdo apresentado, de compreender vocabulário e regras gramaticais.

Já no exame 2, a seção da expressão oral consiste em 11 perguntas em que os estudantes terão de ler textos em voz alta, descrever uma imagem, responder a perguntas, propor soluções e expressar uma opinião. E a seção de escrita traz oito atividades em que se pede para escrever sentenças únicas sobre imagens, ler e responder a e-mails e escrever um texto de opinião.

 

Pontuação

No exame 1, cada seção vale de 5 a 495 pontos. O resultado final é de 10 a 990.

No exame 2, cada seção vale de 0 a 200 pontos.

O certificado é válido por dois anos.

Site oficial: https://www.ets.org/epn_directory

 

3. IELTS

 

Para quem?

Para quem deseja ter relações com instituições na Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido, ou imigrar para esses países.

 

Estrutura

Há dois exames diferentes: O IELTS Academic, que é voltado a pessoas interessadas em estudar em instituições de ensino do nível superior, e o IELTS General Training, para quem pretende imigrar aos países citados, trabalhar e participar de programas de treinamento.

As 4 habilidades fundamentais são testadas em ambos os exames, que têm duração máxima de 2 horas e 45 minutos.

As seções de expressão e compreensão oral são as mesmas para os dois exames. Para a fala, o estudante responde a questões gerais do examinador sobre tópicos cotidianos. A parte da fala dura cerca de 15 minutos. E para a audição, o estudante ouve conversas e monólogos e responde a 40 questões propostas.

Já os exames de leitura e escrita são diferentes. No exame 1, os temas são acadêmicos e levam em conta o vocabulário e formalidade esperada em universidades. E no exame 2, os temas são mais cotidianos e ligados ao ambiente familiar e profissional. Nos dois exames, a seção de leitura tem 40 questões a serem respondidas em 60 minutos. As partes escritas trazem duas propostas de texto e duração máxima também de 60 minutos.

Somente a parte da fala é feita em um dia diferente das demais. As datas são marcadas pelo centro de testes credenciado escolhido.

 

Pontuação

O IELTS é avaliado em escala de 0 a 9. O certificado não tem prazo de validade, mas testes antigos poderão ser desconsiderados por algumas instituições.

Site oficial: https://www.ielts.org

 

4. GMAT

 

Para quem?

O GMAT é o exame ideal para quem quer fazer um MBA no exterior. As escolas de business prioritariamente recorrem ao resultado obtido no exame como comprovação de fluência em inglês em seu processo de seleção.

 

Estrutura

Com duração total de 3 horas e meia, o GMAT é dividido em 4 seções: atividade de escrita analítica, raciocínio integrado, quantitativa e verbal.

A atividade de escrita tem 30 minutos de duração e consiste em analisar um argumento apresentado, apontando falhas na estrutura lógica do que é dito.

A seção de raciocínio integrado, também de 30 minutos, é feita de 12 questões que testam a habilidade do estudante de interpretar gráficos e tabelas.

A seção quantitativa tem 37 questões e testa a capacidade de resolução de problemas com base em dados, com 75 minutos de duração.

E a seção verbal tem 41 questões e testa a compreensão de leitura, o raciocínio crítico e a gramática do estudante, também com 75 minutos de duração.

 

Pontuação:

A pontuação de GMAT vai de 200 a 800 pontos. A pontuação é aceita por até 5 anos.

Site oficial: https://www.mba.com/global

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon