Como responder em inglês as perguntas mais comuns em entrevistas de RH

contact us



Responder a perguntas de entrevista de emprego em inglês é um desafio duplo para os brasileiros: primeiro por causa da língua em si e, segundo, por causa de certas transferências culturais que podemos acabar cometendo o erro de fazer. Assim, antes de mais nada:

 

Como devo falar numa entrevista de emprego em inglês?

A resposta curta é: com objetividade e clareza. A resposta mais longa, entretanto, é que só podemos falar com essas características se praticarmos bastante. É necessário estudar e chegar a um nível de inglês que permita a criação de frases curtas que vão direto ao ponto e tenham qualidade na pronúncia.

 

Como não devo falar?

Não divague, não conte a história de sua vida, não fale de sua família e de qualquer outro assunto pessoal que não seja relevante para os entrevistadores poderem ter uma boa ideia do que você sabe fazer, sobre como você trabalha e quais são os seus valores profissionais. Além disso, procure não criar frases desnecessariamente complexas ou longas e sempre se certifique de falar naturalmente. Jamais decore as respostas de antemão para não parecer artificial. Saiba como comunicar as suas ideias com assertividade.
Agora sim, vamos às perguntas:

 

1) Tell us a little about yourself (fale um pouco sobre você)

Apresente-se rapidamente, não entre em detalhes pessoais, foque na sua carreira e dê um valor profissional seu.

Exemplo:

 

My name is Anderson da Costa and I am a civil engineer with 5 years of experience in large construction sites in big cities. And I like big challenges. I believe that it is by working hard that we mature and develop ourselves professionally.

 

Tradução: Meu nome é Anderson da Costa e sou um engenheiro civil com cinco anos de experiência em obras de grande porte em grandes cidades. E eu gosto de grandes desafios. Eu acredito que é trabalhando duro que nós amadurecemos e nos desenvolvemos profissionalmente.

 

2) Why do you want to work for this company? (Por que você quer trabalhar para esta empresa?)

 

A resposta para esta pergunta deve estar relacionada ao seu passado, ao seu presente e ao seu futuro. Ou seja, ela deve incluir a sua experiência profissional, o que você pode fazer com ela hoje e como você acredita que essa é a empresa ideal para você realizar o seu projeto profissional nos próximos anos. Você também precisa demonstrar conhecimento sobre a empresa, é claro.

Exemplo:

 

Working at Tylen Inc. would be a perfect match. I believe that my skillset and goals are aligned with those of the company. I can see myself becoming the professional I want to become here in the next 5 years or so.

 

Tradução: Trabalhar para a Tylen Inc. seria uma ótima combinação. Eu acredito que as minhas habilidades e objetivos estão alinhados com os da empresa. Eu consigo me ver me transformando no profissional que eu quero ser aqui nos próximos cincos anos.

 

3) What are your greatest weaknesses? (Quais são as suas maiores fraquezas?)

Esta é uma pergunta em que é fácil tropeçar porque é muito comum que as pessoas exagerem uma qualidade boa para que pareça uma fraqueza, como “sou tão focado no trabalho que às vezes meus colegas pensam que eu não gosto deles”. Isto é, claramente, uma tentativa de escapar de uma resposta honesta. Prefira uma fraqueza real que você está se esforçando para sanar.

Por exemplo:

 

I believe that my English skills are not yet at the level I would like them to be. But I am taking classes at least once a week and I feel that I am really improving.

 

Tradução: Creio que minhas habilidades em inglês ainda não estão no nível que eu gostaria que estivessem. Mas estou fazendo aulas pelo menos uma vez por semana e sinto que estou realmente melhorando.

 

4) What is your dream job? (Qual é o seu emprego dos sonhos?)
Você já pensou seriamente sobre essa pergunta? É importante fazer isso, pois aqui também a honestidade é um fator crucial. O emprego dos sonhos pode ser, por exemplo, ter uma empresa própria. Mas adquirir experiência em uma boa empresa é um grande passo para isso:

 

I would say that having my own company one day is a big dream for me. That way, I could apply my best skills to the fullest and take responsibility for the overall direction the company would be following. But I also know that I need to learn more and work with the very best first before I can move on with such a daring task.

 

Tradução: Eu diria que ter a minha própria empresa um dia é um grande sonho meu. Assim, eu poderia aplicar totalmente as minhas melhores habilidades e tomar responsabilidade para a direção geral que empresa estaria seguindo. Mas eu também
sei que eu preciso aprender mais e trabalhar com os melhores antes de ir adiante com uma tarefa tão ousada.

 

5) Why should we hire you? (Por que deveríamos contratar você?)
Complicado, certo? Você não pode se comparar aos demais, não deve se referir ao salário nem ao fato de que você está desempregado e ou precisa de um novo emprego, é claro. Mas você pode enfatizar as suas habilidades, as suas conquistas e a sua vontade trabalhar:

 

Because I enjoy working in teams, learning from my peers and sharing what I know with them, and because I am a fast learner. I have received awards for my performance as a team leader and, if you give me the opportunity, I will work very hard to bring this success to your company.

 

Tradução: Porque eu gosto de trabalhar em equipes, aprender com os meus colegas e compartilhar o que eu sei com eles, e porque eu aprendo rápido. Eu já recebi prêmios pela minha performance como líder de equipes e, se vocês me derem a oportunidade, eu vou trabalhar bastante para trazer esse sucesso à sua empresa.

 

Como não poderia deixar de ser, você vai precisar encontrar uma vaga de emprego e fazer uma carta de intenção antes de chegar ao momento de usar estas dicas. Então não perca tempo, acesse nosso texto sobre como se preparar para vagas no exterior e fique mais próximo do seu emprego nos sonhos!
E se você ainda não é nosso aluno, venha conhecer o que o Instituto Mindset pode fazer por você!

 

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!






X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
Teste seu inglês!
Venha testar seu nível de inglês
Saiba mais! X