COMO O BLENDED LEARNING PODE MELHORAR SEU INGLÊS?

contact us

Dependendo da sua idade, você pode ter sido exposto a algum método bastante específico de aprendizado do inglês. Em escolas de ensino médio e fundamental, praticou-se muita repetição e gramática; enquanto escolas específicas de inglês também adicionavam métodos mais voltados para a fala.

Temos mais de um século de métodos para ensinar línguas estrangeiras para confundir até mesmo os professores. E o fato é que não há método algum que, por si só, resolveu o problema de uma vez por todas. É exatamente por isso que o Blended Learning pode ser uma boa para você – pois não é um método em si, mas a ideia de estudar diretamente tanto com um professor quanto de forma remota para alavancar o seu inglês. Vamos ver como funciona!

 

O que é um método de inglês

“Método” é uma palavra de origem grega que queria dizer algo como “seguir um caminho”. No caso do ensino de inglês, método sempre se entendeu como um aglomerado de algumas técnicas principais. E como a própria palavra indica, na maior parte de sua história, o ensino de línguas estrangeiras foi basicamente isso mesmo: seguir uma trilha. Na vasta maioria das escolas, ainda é assim.

O problema é que nem todo mundo gosta de ir pelos mesmos caminhos…

Alguns exemplos de métodos tradicionais são: de gramática e tradução; método direto, em que estudantes aprendem ligando coisas do mundo com palavras na língua-alvo (como os bebês); e os comunicativos.

Esses últimos ainda são considerados atuais nas escolas, e se baseiam em ensinar por meio de situações comunicacionais. Em um resumo extremamente simplista, são apresentados vocabulário e gramática em situações diversas como a escrita de um e-mail ou um jantar num restaurante.

No modelo comunicativo, há abordagens mais situacionais, baseadas em tarefas, no léxico, e na realização de atividades práticas. Foca-se bastante na compreensão de como um nativo executa certas tarefas, se comporta, etc.

No Instituto Mindset, o Ensino Híbrido tem as abordagens comunicativas como carro-chefe, mas por ser uma consultoria, e não uma escola tradicional, o leque de opções é bem maior.

 

Blended Learning no Instituto Mindset

Agora que já entendemos um pouco sobre o que é método, vamos explorar um pouco o Ensino Híbrido no Instituto Mindset.

A versão curta dessa história é que o instituto faz uso da plataforma Burlington English, com mais de duas mil horas de conteúdo. Os alunos podem seguir trilhas de aprendizado de inglês geral ou para carreiras por conta própria, quando quiserem. Esse esforço extra é complementar ao ensino em sala de aula (que pode ser em grupos, individual ou uma mistura das duas coisas). Nessas aulas, o professor/consultor pode trabalhar de forma mais “escolar”, seguindo a proposta da trilha acessada pelos alunos na plataforma, ou então estipular objetivos mais específicos.

Por exemplo, um consultor de um grupo avançado de quatro alunos que trabalham na mesma empresa pode conduzir uma aula de conversação baseada no assunto da trilha. Ou ele pode pedir para os alunos assistirem a um vídeo sobre o assunto com o qual trabalham e discutam sobre ele. Pode (e deve) empregar material do mundo real no curso.

Tudo depende dos objetivos e entendimentos entre as partes. Ou seja, o tal do método se transforma em algo muito mais fluido, sem as amarras tradicionais que qualquer método único possa ter.

Em outras palavras, o Ensino Híbrido do Instituto Mindset oferece ótimas chances de personalização do curso para os objetivos de cada aluno ou grupo.

Mas há outros benefícios da plataforma Burlington English que podem ser explorados por cada aluno sem qualquer mediação do professor, como a biblioteca digital e o treinador de fala.

E por falar em trabalhar por conta própria…

 

Estudando sozinho para interagir melhor

Como é próprio da metodologia e do modelo de ensino praticados pelo Instituto Mindset, o aluno é encorajado a produzir, pesquisar e priorizar seus próprios interesses. A ideia é imergir o aluno em um mundo cada vez mais anglófono.

As sessões de conversação contém novas expressões; as questões gramaticais não ignoram a necessidade de revisar conteúdos já vistos ou aprender os novos; áudios e vídeos são escolhidos para aguçar os interesses do aluno, etc.

O aluno se sente cada vez mais independente do consultor com o passar do tempo. É uma tarefa de emancipação, que é uma característica própria do Ensino Híbrido.

No ensino curricular formal, tem-se popularizado a ideia de “sala invertida”, em que alunos precisam apresentar sua produção e pesquisa em sala de aula. Eles já não são meramente guiados, mas sim mediados por seus professores, em qualquer disciplina.

No caso do ensino de inglês, essa forma híbrida faz algo parecido, com a exceção óbvia de que tudo é estudado, conversado e apresentado na língua inglesa.

Um exemplo prático, entre inúmeros possíveis, seria o do aluno que esteja aprendendo as diferenças entre o past simple e o present perfect. Ambos são usados para se referir a coisas do passado, mas fazem isso de maneiras diferentes.

Assim, depois de uma explicação gramatical do consultor, com exemplos e atividades em sala de aula, o aluno reforçaria o conteúdo por conta própria por meio da plataforma. Em todo esse percurso, o conteúdo terá relação com práticas de interação entre as pessoas. Áudio e vídeo complementam os estudos guiados.

Tudo isso ainda vem com um diferencial muito especial para os estudantes adultos, que são os cursos para carreiras, disponíveis mesmo para quem não tem esse foco. Para estudar por curiosidade ou necessidade, quando quiser.

 

Quer saber mais?

Então venha conhecer o Instituto Mindset!

 

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon