Como me portar num telefonema em inglês?

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30 de junho de 2017

O mundo está cada dia mais globalizado e isso faz com que empresas trabalhem nos mais diversos países. Nesse contexto, as diferentes línguas faladas são um empecilho para a boa comunicação.

Se uma empresa multinacional quer se dar bem no mercado global, ela precisa adotar uma língua para ser usada na sua comunicação interna. Na maioria das vezes, essa língua é o inglês.

O inglês é escolhido por ser uma língua de aprendizado relativamente fácil e de grande presença no mundo todo. Com a internet, praticamente todos nós temos pelo menos um contato básico com a língua inglesa.

 

LIGAÇÕES TELEFÔNICAS EM INGLÊS

Apesar de estarmos vivendo na era digital, grande parte da comunicação entre escritórios a nível global se faz por meio de ligações telefônicas, ou por programas de conversa. E a ligação é diferente de escrever um e-mail num ponto fundamental: é feita em tempo real.

Quando você vai escrever um e-mail em inglês, você tem tempo para pesquisar as palavras que não sabe, planejar a escrita e revisar o texto. Na chamada telefônica, não. Você tem que estar preparado para saber entender e entregar as respostas que a pessoa que ligou procura.

Mas não é só isso, não basta ter um vocabulário extenso em inglês se você não souber a maneira correta de empregá-lo. Num ambiente empresarial, não há espaço para gírias e respostas curtas, pois essas ações podem demonstrar falta de interesse ou de conhecimento da sua parte.

Vamos ver agora algumas dicas de como atender ligações em inglês e manter uma conversação inteligível e educada, fazendo uso de todas as suas habilidades com a língua inglesa.

 

ATENDENDO LIGAÇÕES

  • Hello, this is …, how may I help you? – Alô, aqui é …, como posso te ajudar?
  • Good Morning, (nome da empresa),… speaking. – Bom dia, (nome da empresa), … falando.
  • May I ask who is calling? – Com quem estou falando?
  • Hello, this is …, who’s speaking? – Alô, aqui é…, quem fala?

 

LIGANDO PARA ALGUEM

  • Hello, this is … . Is … in? – Alô, aqui é … O … está?
  • Hello, may I speak to…, please? – Alô, poderia falar com…?
  • Good afternoon, is this … ? – Boa tarde, é o …?
  • Can I leave a message? – Posso deixar um recado?

 

EXPRESSÕES ÚTEIS

  • I am sorry, could you repeat your name, please? – Me desculpe, você poderia repetir o seu nome, por favor?
  • Sorry, wrong number.Desculpe, número erado.
  • Please, ask him to call me as soon as possible. – Por favor, peça para ele me ligar assim que possível.
  • I got cut off. – A linha caiu.
  • This is … on line three. – É … na linha três.
  • Could you speak louder, please?Você poderia falar mais alto, por favor?
  • Would you mind calling again later? – Você poderia ligar novamente mais tarde?
  • The line is busy, would you mind holding? – A linha está ocupada, você poderia aguardar?
  • I will put you through the … department. – Vou te transferir para o departamento de ….
  • One moment, please. I’ll transfer you. – Um momento, por favor. Eu vou te transferir.
  • I’ll put you through. – Vou te transferir.
  • Could you tell him that … called? – Você pode dizer para ele que o/a … ligou?
  • He/she is not in his/her office right now. Would you like to leave a message? – Ele/ela não esta no escritório no momento. Você gostaria de deixar um recado?
  • Could you repeat that slowly, please? – Você poderia repetir devagar, por favor?
  • Hello, could you help me? I would like to know about…. – Alô, você poderia me ajudar? Eu gostaria de saber sobre …
  • I’ll call again this afternoon. – Eu vou ligar de novo essa tarde.
  • Which number did you dial? – Qual número você discou?
  • I’m afraid you’ve got the wrong number. – Acredito que você tenha discado o número errado.

Com essas informações, você provavelmente terá vocabulário suficiente para atender e manter uma conversa profissional pelo telefone.

 

DIFICULDADES DE CONVERSAR PELO TELEFONE EM INGLÊS

Muitas pessoas acham mais difícil se comunicar por meio de ligação telefônica em inglês do que pessoalmente. Essa impressão pode ser causada pelo fato de que, pelo telefone, a pessoa não pode fazer uso de gestos para se fazer entendida.

A falta de visualizar a pessoa com quem se está falando e de não poder analisar as suas reações de fisionomia também são motivos de dificuldade para as pessoas. As reações são de muita importância para sabermos se estamos sendo entendidos.

Mas a realidade é que enfrentamos esses mesmos problemas diariamente quando falamos ao telefone, simplesmente não percebemos porque estamos tão habituados a falar em nossa primeira língua que aprendemos a deixar esses empecilhos de lado.

A dica mais importante, então, é manter a calma antes de tudo, pois até o mais extenso vocabulário e a mais perfeita gramática desaparecem quando estamos nervosos.

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