COMO APROVEITAR MELHOR O SEU CURSO DE LÍNGUAS ONLINE

contact us

Os cursos online deixaram de ser uma opção e passaram a ser algo completamente comum, principalmente com os eventos deste ano. Mas, como tudo o que passa a ser comum de repente (como a própria internet e os telefones celulares), tirar proveito de um curso de idioma online pode levar algum tempo. Por isso, vamos entender o que você pode fazer para o seu curso ser prático e eficiente.

 

  • Organize bem o seu espaço

Esta primeira dica é para alunos de todos os níveis.

Uma das maiores barreiras para o aprendizado online é o espaço físico do aluno. Às vezes, o problema está na qualidade da conexão da internet, outras vezes é a falta de um espaço silencioso que permita a imersão nas aulas. E as distrações e a falta de hábito também atrapalham.

É comum que os alunos digam que seu trabalho toma muito de seu tempo, principalmente quando passam muito tempo fora de casa. Assim, existe uma associação do lar com o descanso, a vida familiar e o entretenimento. O resultado dessa questão de hábito pode ser um curso relaxado demais, cujas aulas não têm lastro, ou seja, não se acumulam de forma a aumentar o domínio do idioma a médio e longo prazo. Há também quem se sinta desestimulado demais sequer para continuar o curso.

Portanto, organize seu espaço físico para que as condições técnicas permitam a concentração nas aulas e nos estudos entre as aulas. E lembre-se de que há sempre objetivos em mente. Não pense que estudar em casa é um estudo mais leve comparado ao do ambiente escolar.

 

  • Aprenda as frases-chave

Nossa segunda dica é voltada principalmente para alunos em níveis mais básicos.

Apesar de que o(a) professor(a) saberá antecipar essa necessidade, os alunos também podem tomar a iniciativa de facilitar a sua própria experiência. Isso é porque qualquer aluno sabe que, a princípio, encontrará inúmeras palavras e expressões que não conseguirá entender. Assim com vai querer dizer frases essenciais para iniciar e encerrar uma conversa.

Por, exemplo, no caso da língua inglesa, algumas dessas expressões podem ser:

– How are you? (Como vai?)

– What did you say? (O que você disse?)

– Can you repeat that, please? (Pode repetir, por favor?)

– I don’t know what that means. (Não sei o que isso significa)

– I didn’t understand you. (Não te entendi)

– How do you spell that? (Como se soletra isso?)

– Thanks for the class. (Obrigado pela aula)

– Please speak more slowly. (Por favor, fale mais devagar)

 

Já em espanhol, as mesmas frases são assim:

– ¿Cómo estás?

– ¿Qué dijiste?

– ¿Puedes repetir, por favor?

– No sé lo que significa eso.

– No te entiendo.

– ¿Cómo se deletrea eso?

– Gracias por la clase.

– ¿Puedes hablar más lentamente?

 

Procure antecipar alguns dos problemas que você vai encontrar com frases como essas. Isso vai garantir um aproveitamento melhor das aulas.

  • Valorize a comunicação

A comunicação é feita de muitos elementos que devem ser objeto do seu interesse e jamais relegados a um segundo plano. Alguns exemplos são:

– Os sons da língua: procure prestar atenção em como o seu professor pronuncia as palavras, as diferenças entre os sons que você está acostumado a fazer em português e os que são necessários para pronunciar as palavras de outras línguas. Peça para o seu professor te ensinar a pronúncia de palavras novas. E não tenha vergonha de exagerar a pronúncia de sons novos. Eles se naturalizam com o tempo.

– Procure falar de si, ter interesse no seu professor(a) e nos temas da aula: uma conversa natural precisa do elemento da curiosidade para ser produtiva. Logo, procure antecipar coisas sobre você que você venha a querer dizer em aula. Você saberia contar sobre a sua rotina, a sua família, os seus gostos, o seu trabalho, etc., na língua que está estudando? Além disso, também tenha a iniciativa de propor assuntos que você sabe que vão te estimular a se comunicar em aula.

 

  • Aproveite a internet

Sem entrar nos detalhes do estudo e das tarefas (sim, você precisa se dedicar aos temas do curso entre as aulas), você precisa ir modificando a sua vida aos poucos para ver um mundo vestido com uma roupa nova: a língua que você escolheu para estudar.

Gratuitamente, ou sem gastar muito dinheiro, temos na internet a possibilidade de encontrar a língua de formas tão distintas quanto os benefícios que elas podem trazer.

A literatura ajuda na gramática e no vocabulário; o jornalismo também, com o aporte da pronúncia padrão do idioma; temas, empresas de comunicação e personalidades nativas do idioma podem ser seguidas em mídias sociais; as próprias mídias sociais podem estar em outros idiomas; filmes, séries, documentários; música; palestras… não há limites para o quanto podemos encontrar na língua-alvo.

 

É importante ter em mente que estudar em casa é uma oportunidade de tomar a dianteira do seu processo de aprendizado. Tenha atitude e aprenda a ver o seu lar, por mais confortável que seja, como um ambiente de estudo, interesse e entretenimento, mas em outra língua.

Um curso online de idiomas pode muito acabar sendo o formato que vai finalmente te libertar para a sonhada fluência!

Para outras dicas como estas, fique ligado no blog do Instituto Mindset!

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon