A importância de falar outra língua na hora de uma entrevista de emprego

31 de janeiro de 2017

entrevista-de-trabalho

Não é mais novidade pra ninguém: ser fluente em uma segunda língua deixou de ser um diferencial e passou a ser habilidade obrigatória na hora de competir por uma boa colocação no mercado de trabalho. Da seleção dos currículos, passando pelas entrevistas, até ser condição para o crescimento profissional, falar outro idioma se tornou fundamental.

 

Basta uma busca rápida no Google por vagas de trabalho em diversos segmentos para perceber quão essencial se tornou ter conhecimento em uma língua estrangeira – em pelo menos 60% dos anúncios de emprego, a fluência, especialmente no inglês, é exigência básica.

 

Na contra mão deste cenário, em que mais e mais empresas buscam por profissionais que tenham entre suas competências o domínio de outros idiomas, pesquisas como a citada pela revista Você S/A, mostram que apenas 5% dos brasileiros fala uma segunda língua, gap que prejudica muitos candidatos na hora da entrevista, segundo especialistas de RH.

 

Essa não fluência da maioria dos profissionais faz com que muitos se enrolem quando, no processo seletivo para um novo trabalho, precisam conversar com o recrutador no idioma estrangeiro. E aí, ser o escolhido para preencher a vaga fica quase impossível.

 

Por que as empresas querem profissionais que conheçam outros idiomas?

 

Entender a exigência pelo domínio de uma língua estrangeira, principalmente o inglês, idioma oficial do mundo dos negócios, em uma multinacional é muito fácil, já que faz parte do dia a dia de quem trabalha nessas companhias o contato com profissionais e clientes de diversas partes do mundo.

 

Mas mesmo nas empresas nacionais, tem se tornado imprescindível poder entender e se comunicar com fluência em um idioma estrangeiro, já que, num mundo globalizado como o nosso, é cada vez mais comum que profissionais de companhias locais tenham de frequentar reuniões e encontros em que se fale outras línguas.

 

Nos dois casos, as empresas, que têm optado frequentemente por manter equipes mais enxutas e altamente eficientes, não podem admitir ter em seus times profissionais que não estejam aptos a se comunicar em outros idiomas.

 

Outra importante razão para a exigência pelo domínio de uma segunda língua é a possibilidade de acesso a informações e o aperfeiçoamento do recurso, já que grande parte do material e cursos disponíveis para o aprimoramento profissional só está disponível em idioma estrangeiro.

 

Sabendo dessa visão das empresas, é importante que você, que está em busca de uma nova oportunidade no mercado, se prepare para poder atender às exigências dos recrutadores, que testam o nível de conhecimento dos profissionais na língua estrangeira nas entrevistas de emprego.

 

E se, nesse momento, você não for capaz de mostrar que realmente fala inglês, espanhol ou qualquer outro idioma exigido na seleção, como colocou em seu currículo, terá dado um tiro no pé – pode, então, dar adeus às chances de ser contratado.

 

Desde o currículo, seja honesto sobre o seu nível de conhecimento no idioma    

 

Muita gente ainda acha que pode ser uma boa tática mentir sobre o nível de conhecimento de outras línguas na hora de montar um currículo. Um erro grave, já que boa parte das entrevistas tem incluído diálogos e testes que verificam a fluência do candidato no idioma exigido para o preenchimento da vaga.

 

No currículo não é necessário dizer qual escola de idioma você frequentou ou por quanto tempo estudou a língua, mas é imprescindível ser totalmente sincero sobre o seu nível de conhecimento. Agir de forma contraria pode te queimar com o contratante.

 

Para não se arriscar, seja claro sobre seus conhecimentos:

 

Nível básico: sabe o suficiente, como comprimentos, agradecimentos e um limitado número de palavras em outra língua.

 

Nível intermediário: conhece o vocabulário cotidiano do idioma, mas tem pouco domínio  gramatical e alguma dificuldade para formar frases.

 

Nível avançado: tem vocabulário ampliado na língua e bom domínio gramatical. Uma mesma pessoa pode ter conhecimento avançado no idioma em uma competência, como na fala, mas não na escrita, ou na leitura, e não na escuta.

 

Fluente: quem tem o domínio da língua estrangeiras em todas as competências: fala, escuta, leitura e escrita.

 

Acredite, se você mentir sobre a sua fluência no idioma, o embromation não vai te salvar na hora da entrevista.

 

Para se sair bem na entrevista, dedique-se ao estudo da nova língua

 

Inglês e espanhol ainda são os idiomas mais procurados no mercado, então se você busca uma nova colocação ou deseja dar um up em sua carreira, investir no aprendizado e aperfeiçoamento de uma dessas duas línguas é primordial.

 

Uma boa dica que podemos dar a você é que opte por aulas particulares, já que nessa modalidade o conteúdo ensinado pode ser totalmente adequado às suas necessidades e objetivos profissionais.

 

Tendo aulas individuais e dedicando-se com comprometimento ao aprendizado, você aperfeiçoa todas as suas competências no novo idioma, e por estar mais próximo ao professor, ganhará bastante segurança para se comunicar na língua, o que será muito importante para que você se saia bem em qualquer processo seletivo.

 

Para ser um profissional de sucesso, não se esqueça: dominar, com fluência outras línguas é essencial! Então comece agora a se reparar para as oportunidades e desafios do mercado.

Posts em destaque

10-curiosidades-da-lingua

10 Curiosidades da Língua Inglesa

Como todas as outras, a língua Inglesa possui algumas curiosidades bem interessantes. Confira abaixo 10 curiosidades que você talvez não conheça ou não tenha se dado conta...

Leia mais
4dicas-pensar-em-ingles

4 dicas para pensar em inglês!

Você que está estudando ou tem muita vontade de aprender inglês já deve ter escutado a seguinte dica: “Você tem que tentar pensar em inglês”.      

Leia mais
dicas-de-Ingles

5 dicas para aprender Inglês

Aprender Inglês é algo que para alguns parece a coisa mais difícil do mundo e para outros a coisa mais demorada do mundo. Mas, para nossa felicidade não precisa nem ser difícil nem demorado.

Leia mais

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!






X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
Teste seu inglês!
Venha testar seu nível de inglês
Saiba mais! X