Entrevista em inglês: confira algumas dicas para se dar bem

contact us

Está se preparando para uma entrevista em inglês? É normal que esses momentos gerem um pouco de ansiedade e nervosismo, independentemente do idioma do processo seletivo. Mas ter um pouco de conhecimento de inglês e o preparo correto pode te ajudar a ficar mais calmo.

 

Atualmente, saber falar inglês é um requisito de grande parte das empresas. Ter essa habilidade no currículo te ajuda a conquistar melhores oportunidades de emprego, conseguir salários mais competitivos, melhorar o seu networking, aprimorar sua comunicação, entre outros benefícios. 

 

Assim, está mais do que claro que aprender inglês pode te proporcionar conexões profissionais muito valiosas, não é mesmo?

 

Contudo, falar o idioma não é garantia de mandar bem em uma entrevista de emprego em inglês. Como comentamos anteriormente, esse é um cenário desafiador e que gera um certo nervosismo. Por isso, estar bem preparado é essencial para ter uma resposta positiva no final. 

 

Dessa forma, selecionamos algumas dicas cruciais para te ajudar nesse processo de conseguir o emprego dos seus sonhos. Confira!

 

entrevista em inglês detalhes

5 dicas para se sair bem em uma entrevista em inglês

 

Veja a seguir algumas dicas essenciais para se sair bem em uma entrevista de trabalho em inglês:

 

Esteja atento à formalidade, mas aprenda a se adequar ao ambiente

 

Um ambiente profissional exige formalidade e estar atento a isso vai te ajudar bastante na sua entrevista. Por isso, seja educado, evite o uso de gírias, use termos do universo corporativo em inglês e trate o recrutador com gentileza e respeito.

 

Mas não exagere! Antes de definir o seu nível de formalidade, é importante saber mais sobre a empresa e ver como ela se comunica. Assim você apresenta uma imagem educada, mas que combina com a vaga para a qual você está se candidatando.

 

Por exemplo: Fazer uma entrevista para a área de design pode não exigir o mesmo nível de formalidade que uma entrevista para uma vaga em um escritório de advocacia.

 

Não minta no seu currículo

 

Todo mundo sabe que adicionar aquela mentirinha sobre os idiomas que você fala ou sobre suas experiências de trabalho ainda é, infelizmente, um hábito comum quando falamos de currículos. Mas nós não recomendamos que você faça isso. 

 

Afinal, se você mentir sobre seu nível de inglês, por exemplo, como você explicará isso no momento da entrevista quando o recrutador pedir para conversar no idioma? 

 

Então, evite desconfortos. Lembre-se que essa “mentirinha” pode te desqualificar do processo seletivo e ainda queimar a sua imagem com aquela empresa, fazendo com que você perca futuras oportunidades.

 

A sinceridade é sempre o melhor caminho! Valorize suas experiências, habilidades e esteja sempre disposto a aprender algo novo. 

 

Peça a ajuda de amigos ou professores para treinar

 

Já pensou em treinar suas habilidades em conjunto com amigos ou fazer uma simulação de uma entrevista de trabalho em inglês com o seu professor?

 

Esse é um exercício bem simples que pode te ajudar a ganhar mais confiança para conversar com recrutadores. O treino também é ótimo para prever cenários, dúvidas ou erros que podem acontecer durante uma entrevista de emprego em inglês.

 

 Amplie o seu vocabulário profissional

 

Para ocupar espaços corporativos falando em inglês você precisa conhecer os termos técnicos utilizados na área, certo? Essas palavras costumam ser bem específicas e mudam de acordo com a sua profissão. 

 

Por isso, ampliar o seu vocabulário profissional no idioma focando na sua área de atuação é indispensável. Independente, se é para se dar bem em uma entrevista de emprego em inglês ou no dia a dia da sua profissão.

 

Se você não sabe por onde começar a aprender, o nosso curso de inglês para carreiras pode ser uma boa opção. Assim, você consegue direcionar seus estudos de inglês para a sua área de trabalho.  

 

Aqui no Instituto Mindset, você pode escolher entre mais de 50 opções de profissões, aprender o vocabulário específico da sua área, contar com um rico material didático digital e praticar situações da rotina profissional com os seus professores. Não deixe de conferir!

 

Não decore frases e respostas

 

Outra dica importante para se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês é conhecer as perguntas que, possivelmente, serão feitas pelo recrutador. Mas lá vai uma dica: não decore frases e respostas prontas para essas questões.

 

Apostar no “decoreba” pode te prejudicar muito na hora entrevista. Afinal, o recrutador já conhece essas respostas clichês que são encontradas na internet e, com isso, ele pode concluir que você não está se comunicando de forma fluida e real, como é esperado.

 

Ao invés disso, pesquise as perguntas mais comuns e separe palavras-chave que possam te ajudar a organizar a sua linha de raciocínio. Assim você não se perde, se sente mais confiante e continua respondendo ao recrutador de forma sincera, com base nos seus pensamentos e experiências. 

 

entrevista em ingles

 

As perguntas mais comuns em entrevistas de emprego em inglês

 

Agora que você já sabe as principais dicas para se preparar para uma entrevista de trabalho em inglês, confira a seguir algumas das perguntas mais comuns feitas nessas situações. 

 

Aproveite e veja como preparar um currículo em inglês de qualidade. 

 

“Tell me more about yourself”

 

“Me conte mais sobre você”.

 

Essa primeira questão é básica e significa que o recrutador quer te conhecer melhor. Fale sobre suas experiências e habilidades profissionais, objetivos, ressalte suas competências e conte sobre os seus objetivos. 

 

Esse momento é ideal para encantar o recrutador e falar sobre você de maneira simples e objetiva.

 

“Where do you see yourself in 5 years?”

 

“Onde você se vê daqui a 5 anos?”.

 

Essa é uma pergunta bem frequente nos processos seletivos, seja em português ou em inglês. Geralmente, essa questão é levantada para identificar se seus objetivos profissionais estão alinhados com os da empresa. 

 

Assim, aproveite para respondê-la destacando seus principais objetivos profissionais e tentando integrar o seu futuro profissional ao do negócio. Dessa forma, você mostra que está apto a dar o seu melhor para crescer junto com a organização.

 

Não se esqueça de ser realista e direto!

 

“Why should our company hire you?”

 

“Por que nossa empresa deve te contratar?”.

 

Perguntar porque a empresa deve te contratar ou porque você é o candidato ideal é uma maneira da empresa entender se suas habilidades, competências e potenciais estão alinhados ao que eles buscam em um colaborador. 

 

Por isso, aproveite esse momento para exaltar todos esses pontos positivos e “vender o seu peixe” da melhor forma possível, mostrando como te contratar agregará ao negócio.

 

“What are your best qualities and areas for improvement?”

 

“Quais são as suas melhores qualidades e áreas de melhoria?”.

 

Essa é outra questão frequente nos processos seletivos. Nesse ponto, o recrutador quer saber se você possui autocrítica e o quanto você conhece sobre o seu próprio trabalho.

 

Se te fizerem essa pergunta, o ideal é dar exemplos de situações onde seus pontos fortes agregaram ao negócio e depois falar sobre um momento onde você precisou reavaliar alguns aspectos considerados como uma fraqueza.

 

Ao falar de seus pontos fracos, é importante contar para o recrutador como você agiu na situação de exemplo para superar essa fragilidade e o que você está fazendo atualmente para melhorar definitivamente nessa área. 

 

“What are your career/professional goals?”

 

“Quais são os seus objetivos profissionais?”.

 

Essa é outra pergunta usada por recrutadores que querem saber mais sobre os seus objetivos de carreira. Neste caso, relate quais são as suas expectativas e as suas metas para alcançá-las. 

 

Uma ótima dica para esse momento é citar objetivos de curto, médio e longo prazo e quais passos você planejou para chegar a cada um deles.

 

Viu só? Uma entrevista em inglês não precisa ser um bicho de sete cabeças. O principal é estar bem preparado para os possíveis cenários que possam surgir. 

 

Colocando as dicas que te contamos neste artigo em prática, você já estará vários passos à frente para conseguir o emprego dos seus sonhos. Não se esqueça de checar o nosso curso de inglês para carreiras caso você deseje aprender inglês com foco na sua profissão.  

 

Quer ficar por dentro de mais dicas de inglês? Siga a gente nas redes sociais

 

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon