COMO RESPONDER A (QUASE) TUDO EM SUA JOB INTERVIEW

contact us



Uma entrevista de trabalho, por si só, já é uma situação cheia de particularidades: desde que roupa usar e o seu comportamento até as informações mais relevantes sobre você e a empresa. Você, portanto, cria um plano. E até ensaia a entrevista.

Esse plano, porém, pode ser completamente atrapalhado por um mero detalhe: a entrevista será em inglês.

Vamos ver aqui como você pode estruturar a sua preparação para a entrevista. A começar pela pergunta (que não é bem uma pergunta) que quase nunca falha a comparecer a esse encontro: “fale um pouco sobre você”, ou, em inglês:

 

Tell us a little about yourself

É uma boa ideia começar a sua preparação com essa pergunta porque há muitas coisas que você já pode resolver com ela – informações que você provavelmente terá de dar depois.

Ou seja, dá para revisar o conteúdo de toda uma entrevista tradicional a partir dessa “pergunta”. E, assim, se preparar para (quase) todas as perguntas seguintes!

E como uma entrevista de emprego não é muito diferente de fazer o seu marketing pessoal, é importante ter na ponta da língua a versão exata de você que eles precisam conhecer.

Logo, faça listas!

Há quem prefira fazer diagramas e outros esquemas visuais para vislumbrar as coisas em pedaços distintos, em itens como: descrição geral; histórico profissional e acadêmico; conquistas importantes; habilidades técnicas, pessoais e interpessoais (pontos fortes); pontos fracos; e o domínio da outros idiomas.

Pode ter mais itens. Eles podem variar de acordo com os seus objetivos e área de atuação. Mas depois de tê-los, é hora de fazer uma autoentrevista em inglês:

How would I describe myself? (Como eu me descreveria?)

What have I done professionally? (O que eu já fiz profissionalmente?)

What have I done academically? (O que eu já fiz academicamente?)

What are my most relevant achievements? (Quais são as minhas conquistas mais relevantes?)

What skills do I have that would make me a good fit for the position? (Que habilidades eu tenho que me tornariam uma boa opção para a vaga?)

What are my weaknesses and what I’m doing to improve on them? (Quais são meus pontos fracos e o que estou fazendo para melhorá-los?)

How well do I speak English and other languages? (Como está a minha fala em inglês e outras línguas?)

 

Criando e treinando as respostas

Se você se fizer as perguntas acima e criar suas respostas, você treinará de uma forma natural para a sua entrevista de emprego. O discurso que você pratica é sobre você de forma mais ampla, que permite a fala livre. Isso é melhor do que decorar as respostas para as perguntas esperadas. Aliás, decorar pode até acabar em desastre!

Para criar suas respostas, é importante ter alguns parâmetros:

  • Concisão – as frases são curtas;
  • Simplicidade – o vocabulário facilita a frase;
  • Correção gramatical – principalmente com os tempos verbais;
  • Relevância – o que é dito é útil e objetivo.

 

Concisão

Tomando como exemplo a questão da autodescrição, veja a frase abaixo

  1. “My name is Roberto. I’m 35 years-old. I live with my wife and daughter not far from here. I’m an engineer. I have 15 years of experience working for a few big companies.

(Meu nome é Roberto. Tenho 35 anos. Vivo com a minha esposa e filha não longe daqui. Sou engenheiro. Tenho 15 anos de experiência trabalhando para algumas grandes empresas).

 

Experimente ler em voz alta! Sinta como as frases têm sujeito verbo e complemento. Não precisa ter nada a mais.

 

Simplicidade

Se você tentar parecer técnico e bem informado por meio de um vocabulário mais pomposo, pode acabar comprometendo a qualidade das frases.

Por isso, usando a questão sobre suas conquistas, em vez de:

  1. By developing a new feature on the application, I made it possible for our customers to reduce in about 10% the time spent on finding a specific product that they wanted to acquire. Such measure has consequently led to an increase in sales.

(Por meio do desenvolvimento de uma nova função no aplicativo, eu tornei possível que os nossos clientes reduzissem em cerca de 10% o tempo gasto em encontrar um produto específico que eles queriam adquirir. Tal medida levou, consequentemente, a um aumento nas vendas).

Prefira:

  1. I developed a feature on the app to save time for customers. It’s now 10% faster to find what you want to buy. And sales have increased too.

Eu desenvolvi uma função no app para economizar o tempo dos clientes. Agora é 10% mais rápido encontrar o que você quer comprar. E as vendas aumentaram também).

Nos dois trechos, temos exatamente a mesma informação sendo passada. Mas de jeitos bem diferentes. É possível criar o segundo trecho com muito mais facilidade e garantir o bom inglês.

 

Correção gramatical

Geralmente, as entrevistas nos obrigam a falar sobre:

  • Coisas que somos e fazemos (present simple);
  • Coisas que estamos fazendo (present continuous);
  • Coisas que já fizemos (present perfect); e
  • Coisas que fizemos em momentos determinados do passado (past simple).

Pratique um pouco esses tempos verbais, busque como funcionam e crie seus próprios exemplos dentro do contexto da entrevista de emprego.

Principalmente entre o present perfect e o past simple, costuma haver muita confusão. Uma maneira fácil de entender isso para a entrevista é que:

  • O present perfect não tem tempo específico – é sobre o que você já fez na vida:

“I have worked in the chemical industry for 8 years”. (Trabalhei na indústria química por 8 anos).

  • E o past simple indica quando alguma coisa aconteceu:

“I started as an intern, but I was soon promoted”. (Comecei como estagiário, mas logo fui promovido).

Note como no past simple, há a ideia de tempo específico porque se refere a “quando eu comecei a trabalhar”.

 

Relevância

Por fim, depois de todo esse treino, faça uma pesquisa sobre quais são as perguntas de entrevista mais comum em inglês. E vá usando as frases que você criou para responder a elas de forma simples, eficiente e natural!

E fique ligado no blog do Instituto Mindset para mais dicas como essa!

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!






X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
Teste seu inglês!
Venha testar seu nível de inglês
Saiba mais! X