POR QUE O INGLÊS É ESSENCIAL PARA PROFISSIONAIS DE TI?

contact us



Sim, todos sabemos que o inglês é importante para qualquer profissional que queira evoluir, tanto no trabalho como na vida. Sabemos da importância que a língua tem para o currículo, para as comunicações ordinárias e extraordinárias das empresas, da possibilidade de transcender as fronteiras do seu desempenho, além dos benefícios menos conhecidos, como o fato de que quem fala mais de uma língua costuma ter memória melhor, mais facilidade de foco ininterrupto, menos inibição e até menos chances de desenvolver doenças degenerativas, como o Alzheimer.

 

Mas quando falamos de TI…

Algumas profissões, entretanto, não veem o inglês como o benefício – é uma necessidade básica. E a área de TI é uma delas.

As razões? Bom, a começar pela constatação mais óbvia: todos os avanços mais importantes na tecnologia de computação, desde suas origens mais modestas até os sistemas ultrapoderosos de hoje, costumam ter os Estados Unidos como ponto de partida. Logo, praticamente toda a linguagem da computação está baseada na língua inglesa.

 

Alguns exemplos: HTML é uma sigla para Hypertext Markup Language, HTTP para Hypertext Transfer Protocol e DNS é domain name system.

 

Os sistemas, tanto de software como de hardware – entre tantas outras palavras que acabamos por adotar na língua portuguesa – também costumam ter seus manuais, tutoriais, etc., em inglês, contribuindo ainda mais para o necessário envolvimento do profissional com o idiomas.

 

Além disso, estamos em um mundo em que as multinacionais frequentemente têm administrações locais até bastante independentes, porém com sistemas interligados, forçando o departamento de TI a ter uma constante interação com a matriz e outras unidades pelo mundo afora.

 

E como o mundo parece estar girando cada vez mais rápido…

Atualizações: um termo extremamente comum no universo da informática, mas que também incide sobre o material humano, significa que o profissional está num mundo em que tudo o que ele conhece pode ficar ultrapassado rapidamente. É necessário acompanhar a evolução da tecnologia, o que significa que não há mais tempo para esperar que haja materiais e cursos em português sobre temas que precisam ser estudados agora.

 

Uma rápida busca pode revelar o quanto há de cursos online em inglês em comparação com o português. Universidades e outras instituições de aprendizado estão sempre lançando novos cursos e certificações importantes para profissionais, assim como as próprias empresas que produzem equipamentos e programas para a área. Um profissional fluente em inglês tem uma vantagem enorme se resolve levar sua qualificação a sério.

 

A ascensão revolucionária dos dados!

A revolução digital é tão onipresente que estamos todos condicionados a sermos constantemente submetidos à tecnologia, para tudo. Há programas para avaliar o quanto de crédito uma pessoa pode conseguir em uma instituição financeira, o valor que terá de pagar por seu plano de saúde, que caminho devemos tomar para ir de um lugar para outro de forma mais eficiente, os riscos e oportunidades de investimentos, e por aí vai… Tudo isso é o famoso big data­, enormes coleções de dados que são captados e processados para dar enormes vantagens estratégicas para as empresas.

 

A TI está longe de ser somente a área que armazena dados e mantém os computadores funcionando para as outras áreas da empresa. Ao contrário, está aumentando cada vez mais em importância e sendo o coração dos processos de tomada de decisão mais críticas dos negócios. Uma TI monolíngue e desatualizada é um grande risco para qualquer empresa, por isso a necessidade crescente de profissionais que sejam capazes de se atualizar tão rapidamente quanto seus pares nos Estados Unidos e nos resto do mundo.

 

Como parar de “dar tela azul” no seu inglês para TI?

A comunicação da TI precisa estar em boa forma, já entendemos isto. Mas essa é uma questão a ser respondida tanto pelo profissional quanto pela empresa.

 

Empresas têm opções no mercado para garantir uma boa evolução dos seus funcionários de TI no inglês – os serviços corporate de idioma são uma grande realidade e uma necessidade estratégica. Consultorias desse tipo estabelecem objetivos, contextos, rastreabilidade (por meio de dados), horários, frequência, tudo de forma a monitorar seu investimento de perto. Investir no profissional é uma ótima maneira de manter grandes talentos em casa.

 

E pelo lado do profissional, situado em uma área que não para de crescer, mas que vê a competição cada vez mais especializada, o inglês pode ser tanto um diferencial para um bom emprego quanto o passaporte para um futuro que não perdeu o bonde da tecnologia com o passar dos anos.

 

Queremos resolver o seu problema!

O Instituto Mindset tem, atuando nos serviços corporate, na consultoria individual especializada e em nossas acessíveis e eficiente aulas de Smart Learning, com um software exclusivo no Brasil, o Burlington English, que conta com cursos específicos para mais de cinquenta profissões, incluindo a área de TI – e o programa corrige até a sua fala!

 

Aliado ao conhecimento de nossos consultores, nossos alunos evoluem tanto dentro quanto fora da sala de aula (ou da sala de sua empresa ou residência). Afinal, essa também é a velocidade e a eficiência que se exige do profissional de TI globalizado.

 

Venha conhecer o que o Instituto Mindset pode fazer por você!

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!






X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
Teste seu inglês!
Venha testar seu nível de inglês
Saiba mais! X