ESPECIAL DE NATAL: CURIOSIDADES E PALAVRAS EM INGLÊS

contact us



O fim do ano marca a temporada natalina em todo o mundo. Apesar de termos culturas e climas completamente diferentes – por exemplo, como está nevando no hemisfério norte, de onde importamos boa parte dos costumes natalinos, enquanto faz o calor tropical do verão aqui – o Natal permanece uma constante.

Isto faz com que mesmo que o Natal seja uma constante ao redor do globo, ela esteja repleta de variantes. Por exemplo, no Japão uma refeição comum natalina é frango frito, bem diferente das nossas ceias natalinas mais requintadas com pernis.

Que tal darmos uma olhada nos costumes mais curiosos ao redor do mundo nessa estação? Come with us!

 

A Espanha e os Reis Magos

Por mais curioso que seja, o Papai Noel não é tão tradicional na Espanha. As crianças esperam pelos três Reis Magos para receber os seus presentes, igualzinho ao menino Jesus. Porém, essa mesma tradição ditava que elas recebessem os seus presentes só no dia 6 de Janeiro! O resultado é que como o Natal no dia 25 de dezembro se tornou predominante, o pessoal acabou por dar os presentes nessa mesma data.

 

Japan Kentucky Fried Chicken

A rede de fast food Kentucky Fried Chicken é bastante popular no Japão. E o país não tem uma tradição cristã forte. Muito pelo contrário, devido à vários fatores históricos, as tradições mais recorrentes são luzes e decorações. Mas, vendo um filão, o KFC começou a fazer propagandas de suas cumbucas de frango frito para a estação. Deu certo, e no Japão se tornou tradicional comer frango frito na ocasião.

 

Bruxas no Natal Norueguês

Na Noruega, as pessoas escondem suas vassouras atrás da porta no Natal. O motivo é uma crença de tempos muito antigos, onde as pessoas acreditavam que bruxas e espíritos malvados levariam a vassoura embora para poderem voar pelos céus à meia noite. Na mesma toada, é costumeiro deixar um prato de mingau no estábulo, para os gnomos que protegem fazendas.

 

Caganers Catalães

Soa esquisito? Vai ficar pior ainda! Na Catalunha, uma tradição muito curiosa é a figura de um presépio do “caganer”. Tal qual o nome implica, é um bonequinho que está… bem, fazendo necessidades fisiológicas. Uma das explicações para o boneco é que ele esteja fertilizando os campos para o Natal do próximo ano. A esperança é que as próximas colheitas também sejam boas. A tradição é bem humorada, tanto que há “caganers” de celebridades e personagens da cultura pop – como o Darth Vader!

E esta nem sequer é a única tradição catalã lidando com temas, bem, escatológicos. Confira o nosso texto sobre estações do ano ao redor do mundo para descobrir o “Caga Tió”.

 

Lanternas Gigantes das Filipinas

Na cidade de San Fernando, nas Filipinas, há o Festival das Lanternas Gigantes. Estas lanternas são adereços em formas circulares, lembrando os interiores de caleidoscópios, e tem até seis metros em tamanho, lembrando vitrais. Por estar diretamente relacionado à luz, e pelos filipinos terem um simbolismo muito forte com ela por serem predominante cristãos, a tradição ficou atrelada ao Natal. Ocorre sempre no sábado anterior à véspera de Natal.`

 

A Aranha da Ucrânia

Na Ucrânia, um costume é pendurar teias de aranha como decoração nas árvores de Natal. Embora possa soar esquisito, há uma fábula tocante que explica a tradição.

Uma viúva pobre, trabalhadora, morava em uma pequena cabana com seus filhos. Num dia de verão, um pinheiro caiu sobre o solo de terra da cabana e se enraizou ali. As crianças passaram a cuidar do pinheiro para terem uma árvore de natal no inverno. Deu certo; porém, elas não tinham dinheiro para enfeitá-la. Desapontadas, as crianças foram dormir. Porém, no dia seguinte, no Natal, elas acordaram vendo o pinheiro lotada de teias de aranha. Quando elas abriram as janelas, a luz do sol tocou as teias e as transformou em prata e ouro. Dali por diante, elas nunca viveram na pobreza novamente.

Encerrando essa lista de curiosidades, que tal exercitar seu vocabulário em inglês para ver quais são expressões recorrentes natalinas na língua do Santa Claus?

 

Inglês

Português

BellsSinos
BlizzardNevasca
CharityCaridade
CoalCarvão
CloudyNublado
Christmas / Xmas (abreviação)Natal
Christmas EveVéspera de Natal
CustomCostume
ExchangeTrocar
FireplaceLareira
Gift / PresentPresente
GuestConvidado / Hóspede
Jingle BellsBadalo dos Sinos
JoyAlegria
Happy HolidaysBoas Festas
Happy New YearFeliz Ano Novo
Merry ChristmasFeliz Natal
North PolePólo Norte
PackageEmbalagem
Pine TreePinheiro
ReindeerRena
Santa ClausPapai Noel
Santa’s listLista do Papai Noel
ScroogeSovina, pão-duro
SeasonEstação
Season’s GreetingsCumprimentos da estação
SnowNeve
SnowflakeFloco de neve
SnowmanBoneco de neve
SongCanção
StarEstrela
SunnyEnsolarado
SnowyNevoso
StockingMeia
TraditionTradição
ToyBrinquedo
TripViagem
TreeÁrvore
TurkeyPeru
UnwrapAbrir (um pacote / embalagem)
VacationFérias
WinterInverno
Wise MenReis Magos
WishPedido
Wrapping PaperEmbalagem de presente

 

Merry Christmas de nós aqui da Beils – and a Happy New Year!

 

 

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!






X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
Teste seu inglês!
Venha testar seu nível de inglês
Saiba mais! X