Dicas para uma entrevista em inglês

contact us



15 de agosto de 2017

 

Já faz tempo que saber se expressar bem inglês deixou de ser um grande diferencial e se tornou quase uma obrigação. Afinal, os fenômenos da globalização e a vinda de diversas empresas multinacionais para o solo brasileiro acabaram fazendo da língua inglesa uma exigência quase imprescindível.

 

O problema é que, apesar do contato frequente com filmes, séries e jogos norte-americanos, ser convocado para realizar uma entrevista em inglês básico ainda causa certo arrepio na espinha. A razão é que o business English, ou inglês para negócios, é mais formal e objetivo do que aquele ouvido nas conversas descontraídas presentes nos roteiros dos programas televisivos.

 

Dicas para se sair bem

 

As perguntas frequentes na entrevista de emprego em inglês são as mesmas a que estamos acostumados. Em geral, são sobre a formação educacional do candidato, experiências anteriores, pretensões na carreira e assim por diante.

 

Caso a preocupação maior esteja voltada às perguntas frequentes para entrevista de primeiro emprego, o foco deverá ser mantido na formação educacional, motivos pelos quais se deseja iniciar a carreira na empresa e as habilidades pessoais do candidato.

 

Para não se enrolar no momento em que for falar, apresentamos algumas expressões importantes em inglês para iniciar, manter e finalizar a entrevista, além de dicas para dar fim ao nervosismo na hora de se expressar e obter excelentes resultados e, claro, um novo emprego para dar uma guinada na carreira.

 

Dica 1 – Iniciando a conversa

 

Antes de iniciar a entrevista, é importante se apresentar de maneira formal e cortês, incitando uma maior confiança do entrevistador. Algumas frases para iniciar bem a conversa podem ser:

  • Hi, my name is – Olá, meu nome é…;
  • It is a pleasure to be here – É um prazer estar aqui;
  • Good morning/Good afternoon – Bom dia/Boa tarde.

 

Dica 2 – Perguntas frequentes – Mantendo a conversa

 

Agora vem o momento mais esperado. Depois das apresentações, é a hora do candidato falar mais sobre sua formação e expectativas. As perguntas que podem ser ouvidas são:

  • What do you know about our company? – O que você sabe sobre nossa empresa?

 

Para responder bem a essa questão, é importante fazer uma pesquisa prévia na internet sobre a área de atuação da companhia e dar respostas objetivas e simples. Um exemplo:

 

“I know that this is a very reputable Marketing company, which has branches in Brazil and in other countries, such as USA and Spain ..” – “Sei que essa é uma empresa de Marketing muito conceituada, que possui filiais no Brasil e em outros países, tais como USA e Espanha…”

  • Why do you want to work with us? – Por que você quer trabalhar conosco?

 

As respostas podem variar de acordo com os interesses dos candidatos, mas algumas opções funcionam bem em qualquer ocasião, por exemplo:

 

“I wish to grow professionally in my career and this is a great company to do this” – “Desejo crescer profissionalmente em minha carreira e essa é uma grande empresa para fazer isso” ou “I wish to contribute to my personal growth as well as to the growth of the company ” – “Desejo contribuir para meu crescimento pessoal e também para o crescimento da empresa”.

  • Why should we hire you? – Por que devemos te contratar?

 

Este é o momento de falar mais sobre suas habilidades, formação acadêmica e experiências anteriores, caso já as possua. Algumas respostas interessantes são:

 

“I already have experience” – “Já possuo experiência” e “I am dynamic, I like to learn new things and I can contribute to the company” – “Sou dinâmico, gosto de aprender novas coisas e posso contribuir com a empresa”. E ainda, “I am responsible, punctual and have good academic skills” – “Sou responsável, pontual e tenho boa formação acadêmica”.

 

Dica 3 – Encerrando a entrevista

 

Não adianta ir bem durante a conversa e encerrar a entrevista de maneira displicente. É importante se expressar corretamente do começo ao fim, por isso algumas expressões são bem-vindas, tais como:

 

“Thanks for receiving me” – “Obrigado por me receber”, “Have a nice day” – “Tenha um bom dia”. E também, “Is there any forecast of when the results of the interview will be released?” – “Há alguma previsão de quando serão divulgados os resultados da entrevista?”.

 

Dica 4 – Preparar-se é a melhor solução

 

As frases sugeridas nos tópicos anteriores são apenas maneiras de começar, manter e encerrar a entrevista. Porém, cada cargo é um cargo e, antes de se dirigir à empresa, é preciso pesquisar sobre sua área de atuação e verificar termos específicos de cada ramo.

 

Além disso, não adianta se atentar à linguagem e esquecer a aparência. Usar roupas sóbrias e adequadas é sempre bem-visto, afinal, não importa o idioma, o primeiro olhar que o entrevistador lança ao candidato é determinante para o sucesso ou insucesso da conversa.

 

Dica 5 – Um pouco mais sobre a linguagem

 

Um erro muito comum que as pessoas cometem quando querem falar bem é tentar falar muito rápido. É importante que o entrevistador compreenda bem o candidato e, para tanto, falar pausadamente, escolher bem as palavras e prestar atenção à pronúncia são atitudes fundamentais.

 

Caso alguma pergunta não tenha sido bem compreendida, não é vergonha pedir que o entrevistador a repita. Além disso, valem as dicas de ouro: preparar-se bem e ensaiar diante do espelho nunca é demais.

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!






X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
Teste seu inglês!
Venha testar seu nível de inglês
Saiba mais! X