Conheça as profissões que exigem a língua inglesa

contact us

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é imprescindível estar capacitado para alcançar uma posição de mais destaque, inclusive um dos pré-requisitos para conquistar uma promoção é a fluência em língua estrangeira. Colaboradores preparados para desafios bilíngues, certamente, estão entre os objetivos de contratação de grandes companhias. Neste post, trazemos as profissões que exigem a língua inglesa.

 

Você pode se perguntar: “Quem fala inglês vai trabalhar onde?”. Um recente estudo realizado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, apontou que o inglês é oficialmente a língua dos negócios e que mais de 85% das organizações internacionais utilizam o idioma como a sua língua oficial de trabalho.

 

Além disso, uma pesquisa da Catho ressaltou que a remuneração de um funcionário fluente em inglês chega a ser 70% maior do que a de um no mesmo patamar hierárquico, porém, sem o conhecimento e prática do idioma. Já vimos que há trabalho para quem fala inglês fluente em outros posts e aqui vamos exemplificar 10 profissões que precisam de inglês. Confira.

 

Tecnologia da Informação (T.I)

 

A transformação digital no Brasil aconteceu de maneira acelerada devido à pandemia e isso comprovou que muitas empresas não tinham mão de obra qualificada para atuar na função. A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) apontou um déficit potencial anual de 24 mil profissionais da área de tecnologia.

 

Existem vagas de TI no exterior e em empresas que atuam no nosso país, porém, a falta de fluência em inglês tem dificultado a contratação de profissionais. Afinal, o idioma é a base da linguagem de programação.

 

Profissões que exigem a língua inglesa

Comissários de bordo

 

Outro ótimo trabalho para quem fala inglês é no setor de aviação, mais especificamente na área de comissários de bordo. O inglês é necessário para que ocorra uma boa comunicação entre passageiros (de qualquer nacionalidade) e comissários. 

 

Visando essa situação específica e o fato de que o inglês é um dos idiomas mais falados do mundo, quem quer seguir na carreira de comissário de bordo precisa estar com ele na ponta da língua. 

 

Área da Saúde

 

A área da Saúde abrange várias profissões que exigem inglês. Levando em consideração que o cuidado com o bem-estar das pessoas é um desejo universal, profissionais como médicos, dentistas, enfermeiros e fisioterapeutas possuem diversas oportunidades de trabalho em outros países. Porém, é importante ter um diploma validado internacionalmente e saber se comunicar com fluência em inglês.

 

Engenharia

 

Esse ramo possui um grande leque de opções de áreas de atuação, mas como vimos na parte de T.I., as empresas sentem dificuldade em contratar profissionais capacitados. A engenharia é uma das profissões para quem fala inglês que sofre com a falta de preparo, já que muitos dos programas e ferramentas utilizados no setor estão escritos em língua estrangeira.

 

Comércio exterior

 

Como já está implícito no nome desta profissão, é preciso estar preparado para interagir com diversos mercados internacionais se você deseja seguir no setor de comércio exterior. Assim como já vimos em outras áreas, essa é uma das profissões que exigem o inglês, pois esse é o idioma oficial das negociações. 

 

Dica: Ser fluente em mais de um idioma estrangeiro configura um diferencial na hora da contratação.

 

Profissões que exigem a língua inglesa

Gastronomia

 

Embora não seja a área que as pessoas mais associam com o inglês, a gastronomia está nesta lista porque os seus profissionais costumam ser contratados no exterior. Existe, em todo o mercado gastronômico, profissões que precisam do inglês porque o idioma funciona como uma ponte entre as culturas apresentadas nos pratos e os seus consumidores.

 

Já pensou em levar a gastronomia brasileira para outro país ou ir para o exterior e se especializar na culinária local? Se sim, o inglês é fundamental para você.

 

Direito

 

De acordo com um levantamento feito pelo Conselho Federal da OAB, há atualmente no Brasil, mais de 1,1 milhão de advogados com inscrição ativa. Isso faz com que essa seja uma das profissões mais concorridas por aqui.

 

Para se destacar, é preciso se especializar em uma área que está em constante crescimento, como o direito internacional. Além de trabalhar em tribunais do exterior, os advogados também contam com a oportunidade de atuar no departamento jurídico de grandes multinacionais. Nem preciso dizer que, para isso, saber falar inglês é um pré-requisito, não é mesmo?

 

Se você está gostando da nossa lista sobre profissões que exigem a língua inglesa, continue por aqui. Confira mais três áreas com um grande mercado no exterior. 

 

Marketing

 

O marketing é mais uma das profissões para quem fala inglês, afinal não só as ferramentas digitais são criadas com esse idioma, como as tendências são difíceis de serem seguidas sem esse conhecimento prévio.

 

Desta forma, sabendo lidar com o idioma, os demais processos se tornam mais simples. Isso porque, nem toda tradução automática condiz com o real significado das palavras estrangeiras.

 

Profissões que exigem a língua inglesa

Finanças

O profissional de finanças que domina a língua inglesa possui diversas vantagens no mercado de trabalho, afinal não a maioria das novidades são divulgadas primeiro em inglês e depois nos demais veículos. Entre elas: 

 

  • Conseguir informações sobre o mercado global diretamente nos principais veículos sobre finanças e economia (Forbes, The Economist e The Economic Times);
  • Saber o melhor jeito de negociar com empresas de outros países;
  • Possuir qualificação para produzir relatórios financeiros em empresas multinacionais;
  • Compreender com mais facilidade termos técnicos da área. 

Turismo

 

Independente da área em que atua, o profissional do turismo precisa ser fluente em inglês. A desenvoltura pode ser demonstrada no trato com pessoas de diferentes nacionalidades. Além de ser uma das profissões que exigem o inglês, é desejável que haja o conhecimento de outras línguas.

 

Sua profissão apareceu na nossa lista?

 

Se você quer aprimorar seu inglês e aprender a língua com foco na sua profissão, conheça nosso curso de inglês para carreiras. São mais de 50 áreas para escolher.

 

Para ficar por dentro de outras dicas de inglês, siga a gente nas redes sociais.

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon