CEFR: Saiba o que é e quais os níveis de inglês

contact us

Já ouviu falar do CEFR? Também conhecido como Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, essa nomenclatura foi criada pela União Europeia e é usada como padrão em diversos países do mundo. 

 

O objetivo dela é descrever o nível de proficiência de estudantes em línguas estrangeiras, incluindo o inglês, e esses níveis vão do iniciante ao avançado.

 

Neste artigo, você fica sabendo de todos os detalhes sobre o CEFR e quais são todos os níveis de competência deste padrão internacional. Acompanhe para saber mais.

 

O que é CEFR?

O Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), é um padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em um idioma. Ou seja, ele mede o quão bem você fala determinada língua e, a partir desse desempenho, te separa em diferentes níveis.

 

O CEFR foi desenvolvido pela União Europeia com o objetivo de facilitar a comparação dos resultados de testes de línguas estrangeiras e fornecer um modelo comum para avaliar o nível de proficiência em línguas.

 

Ele é usado por escolas, cursos de inglês, universidades, empresas e governos em toda a Europa para avaliar as competências em idiomas de estudantes, trabalhadores e cidadãos em geral.

 

Além disso, a nomenclatura do CEFR também é utilizada para a certificação de línguas, como o Certificate in Advanced English (CAE) e o Test of English as a Foreign Language (TOEFL).

 

Quais são os níveis do CEFR?

O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas é dividido em seis níveis de competência:

 

  •     A1 e A2, que são considerados níveis iniciantes;
  •     B1 e B2, que são os níveis intermediários; e,
  •     C1 e C2, que representam os níveis avançados. 


Dentro de cada um desses níveis, existem três sub níveis, sendo eles, baixo, médio e alto. 

 

Ao ser aplicado, o estudante deverá ser capaz de realizar algumas competências de acordo com cada nível. A partir disso, será determinado em qual nível de proficiência se encontra o estudante.

 

cefr

 

Quais as competências para cada nível do CEFR?

Como mencionado anteriormente, o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas possui 6 níveis no total e, em cada um deles, o estudante deve possuir determinadas competências. 

 

Veja a seguir quais são elas:

 

A1 (Iniciante)

Este é o primeiro nível do CEFR. Nele, os estudantes conseguem realizar tarefas simples e básicas, além de compreender e usar frases e expressões cotidianas. 

 

Os pertencentes ao nível A1 também estão aptos a se apresentarem e fornecerem informações pessoais simples, como nome e idade. Eles também conseguem responder perguntas básicas, como onde vivem.

 

A2 (Elementar)

Já no nível A2, os estudantes começam a apresentar um vocabulário mais amplo e conseguem compreender melhor o idioma e usar frases e expressões rotineiras relacionadas às necessidades pessoais, familiares e de trabalho. 

 

Eles também são capazes de se comunicar de maneira simples, mas ainda limitada, em situações cotidianas.

 

B1 (Intermediário)

Ao chegar no nível B, considerado intermediário do CEFR, o estudante já deve conseguir se comunicar efetivamente em situações do dia a dia e discutir temas familiares e de interesse pessoal com outras pessoas.

 

Além disso, eles também estão aptos a compreender e produzir textos escritos de maneira simples, além de descrever experiências, sonhos, esperanças e objetivos com mais facilidade.

 

B2 (Intermediário-Avançado)

Já o nível B2, representa a experiência de um estudante intermediário-avançado. Nele, os alunos já conseguem se comunicar de maneira mais clara, quase fluente e compreender textos longos e complexos. 

 

Outra característica deste nível, é a capacidade de produzir textos com maiores detalhes e argumentar sobre temas de seu interesse com mais fluidez. 

 

O vocabulário de um estudante nível B2 é rico e diverso, mas ainda com bastante espaço para novos conhecimentos, principalmente, quando falamos sobre termos muito específicos.

 

C1 (Avançado)

O estudante de nível C1 do CEFR, considerado um aluno avançado, não possui dificuldades em expressar as suas ideias e consegue se comunicar de maneira muito fluente e natural. 

 

Além disso, a produção de textos também é feita com mais facilidade. Pessoas do nível C1 são claras, coesas e coerentes em suas dissertações, além de também terem a capacidade de discutir sobre variados assuntos com grande precisão.

 

C2 (Fluente)

O nível C2 do CEFR representa a fluência no idioma e os estudantes deste nível possuem todas as habilidades necessárias para se comunicar como um falante nativo.

 

Em adição, essas pessoas também conseguem compreender praticamente qualquer texto escrito ou falado, assim como, produzir conteúdos de maneira clara e precisa, adaptando seu estilo a diferentes situações.

 

Quem alcança o nível C2 do CEFR não sente dificuldade em falar, compreender ou escrever em outro idioma.

 

cefr

 

Como descobrir seu nível de inglês?

Se você pretende começar a estudar inglês e, mais para frente, fazer um exame de certificação que use o CEFR como métrica, o primeiro passo para começar sua jornada de preparação é fazer um teste de nivelamento para descobrir seu nível de inglês. 

 

Só assim você saberá quais assuntos você deve estudar de acordo com o seu nível e isso facilitará o seu processo de aprendizado. 

 

A partir daí, você pode começar a melhorar as suas competências no idioma de acordo com as suas necessidades e objetivos.

 

Conte com a ajuda de uma consultoria de idiomas

Se você está um pouco perdido e não sabe por onde começar, procure o apoio de uma consultoria de idiomas como o Instituto Mindset! Nós temos a solução perfeita para que você alcance a fluência no menor tempo possível, com o acompanhamento especializado da nossa equipe educacional. 

 

Gostou de saber o que é e como é dividido o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR)? Para mais dicas de inglês continue acompanhando as novidades do nosso blog e das nossas redes sociais

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon