COMO FAZER UMA ENTREVISTA EM INGLÊS SEM SER FLUENTE

contact us



Você já fez uma entrevista de emprego em inglês? Como foi o seu desempenho? Você achou que o seu nível no idioma pode ter influenciado a qualidade das suas respostas? Uma entrevista dessas não é moleza…

Mas tenha calma!

Tentaremos aqui dar uma força a quem já fez uma entrevista em inglês e quer melhorar na próxima e para quem ainda não criou essa coragem por causa da falta da fluência.

Vamos ver, então, o que você pode fazer, mesmo com o inglês intermediário, para aumentar consideravelmente as suas chances de ter aquele empregão!

 

  • Faça o dever de casa e simplifique!

Essa estará sempre na lista do que fazer para se preparar para uma entrevista: pesquise a empresa! Há muitas coisas importantes para pesquisar, mas pense que é importante ser capaz de falar e ouvir sobre temas específicos relacionados à empresa. Uma boa dica é procurar como a empresa em questão conduz suas entrevistas. Pessoas que tenham passado pelo processo e sites especializados podem ajudar com isso.

Mas vamos supor que a empresa em questão trabalhe com contabilidade no mercado brasileiro, com ênfase em impostos. Quais impostos poderiam estar associados a determinados clientes dessa empresa? Como descrevê-los em inglês? Como falar deles?

Para ter mais confiança para falar, é tão importante saber o que falar quanto como falar. Ou seja, se você estiver com os temas em dia, pode aprender a simplificar a construção de frases para conseguir se comunicar bem, ainda que em nível intermediário.

Por exemplo:

Em vez de dizer algo como:

“A resident is taxed on remuneration paid outside Brazil whereas a non-resident is not subject to tax on remuneration paid to him/her outside Brazil” (KPMG)

(“Um residente é taxado em sua remuneração paga fora do Brasil enquanto um não-residente não é sujeito a imposto sobre remuneração pago a ele/ela fora do Brasil”)

Você pode dizer:

“If you get paid outside Brazil, you only pay tax if you are not a resident”.

(“Se você é pago fora do Brasil, você só paga imposto se for residente”).

Esse poder de concisão, de simplificação, é fundamental para quem não é muito fluente. Não tropece tentando falar tudo em inglês como fala em português.

 

  • Entenda as principais perguntas

Se você buscar na Internet, encontrará muitas listas com as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e como respondê-las. São muitas as possibilidades. Mas a dica aqui é sobre treinar os ouvidos.

Por isso, assista a muitos vídeos de entrevistas de emprego e foque na voz do entrevistador. Se depois da sua pesquisa, você identificar algumas perguntas que muito provavelmente farão parte do processo, procure ouvir as palavras contidas nessa pergunta. Procure também antecipar variações possíveis para ela, pois é muito improvável que a pergunta seja feita do mesmo jeito que você esperava.

Faça listas com o vocabulário e expressões possíveis para as perguntas que você espera.

 

  • Pratique as respostas

Voltando um pouco à primeira dica, será preciso preparar respostas simplificadas, em frases curtas, para se comunicar bem.

Uma boa maneira de começar a se preparar é fazendo listas que têm a ver com você como profissional. E, a partir daí, praticar respostas simples com esses termos. Por exemplo:

Main Strenghts (principais forças)Why do I want the job? (Por que quero o emprego?)
Committed (comprometido)Next step in my career (próximo passo na minha carreira)
Analytical (analítico)Top company in the field – challenge (empresa de ponta no campo – desafio)
Adaptable (adaptável)

Frases:

– I am very committed to my work. (Sou muito comprometido com o meu trabalho)

– I make an effort to be as analytical as I can with my work. (Eu me esforço para ser o mais analítico que puder com o meu trabalho).

– I adapt easily to new processes and technologies. (Eu me adapto facilmente a novos processos e tecnologias).

– Working here is definitely a great next step for my career. (Trabalhar aqui seria definitivamente um ótimo próximo passo para a minha carreira).

– I am ready for the challenge of working at one of the top companies in the field. (Estou pronto para o desafio de trabalhar em uma das empresas de ponta no campo).

 

Faça o mesmo para as suas experiências e para os atributos que você pode oferecer à empresa. E assim, frase a frase, você vai se aproximando de um discurso mais completo para entregar durante a sua entrevista.

 

  • Coloque a sinceridade a seu favor

Você não precisa deixar as suas dificuldades serem grandes barreiras para a sua interação. Na medida certa, é sempre possível pedir para as pessoas repetirem o que disseram ou que falem mais lentamente. E essa medida certa é a das boas maneiras. Be polite!

– Would mind speaking more slowly, please? (Você poderia falar mais devagar, por favor?)

– Could you repeat that, please? (Você poderia repetir isso, por favor?)

– I’m sorry, I didn’t catch that. (Desculpe, eu não entendi o que você disse).

– I’m not sure what ________ means. Could you define that for me, please? (Não sei o que significa _________. Você pode definir isso para mim, por favor?)  

 

Você deve colocar a sinceridade a seu favor. Se você não for fluente, a informação de que está se esforçando para se aprimorar no idioma pode ser bem vinda aos ouvidos do entrevistador.

Pratique essas dicas agora mesmo!

E fique de olhos abertos às dicas do Instituto Mindset para arrebentar na sua próxima entrevista!

 

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!






X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
Teste seu inglês!
Venha testar seu nível de inglês
Saiba mais! X