COMO FAZER BEM O MARKETING PESSOAL EM INGLÊS
Marketing pessoal é um termo relativamente novo. Nasceu e cresceu com o avanço das mídias sociais sobre a vida contemporânea e com as mudanças mais recentes no trabalho. Hoje em dia, os profissionais qualificados têm uma consciência muito maior sobre o gerenciamento de suas carreiras, uma consequência da tecnologia e da flexibilização das relações trabalhistas. É preciso, portanto, se adequar: transformar seu lado profissional em um produto desejado pelas empresas.
Mais do que isso: é preciso fazer o seu marketing pessoal em inglês!
Vejamos como você pode fazer um upgrade na sua carreira seguindo alguns preceitos básicos e com inglês de alto nível.
Your mission statement
A sua missão, os seus princípios, um breve descrição de quem você é profissionalmente e do que te move: isso é um mission statement.
Para o vocabulário, é importante usar alguns verbos inspiradores:
To inspire (inspirar)
To encourage (encorajar)
To impact (impactar)
To create (criar)
To help (ajudar)
To contribute (contribuir)
To improve (melhorar)
Exemplo:
To inspire people to improve their businesses and lives by providing excellence in business consultancy.
(Inspirar pessoas a melhorarem seus negócios e suas vidas fornecendo excelência em consultoria empresarial).
Deu para entender, né? Pense no seguinte: quando falarem de você, como você quer ser lembrado?
Conheça as suas forças!
Marketing pessoal também pode ser chamado de personal branding. Branding é a atividade de criar uma ideia sobre uma marca na cabeça do público. Da mesma forma, você precisa criar uma imagem de você na cabeça de eventuais contratadores, parceiros e clientes. Para isso, é preciso “vender” o que você tem de bom.
Por exemplo:
Hard working (trabalhador)
Responsible (responsável)
Persistent (persistente)
Self-motivated (auto-motivado)
Quick learner (aprende rápido, ou “rápido aprendiz”)
Creative (criativo)
Depois de chegar a algumas conclusões (verdadeiras) sobre você, é hora de dar exemplos de como as suas forças foram provadas na sua vida profissional:
I have had the opportunity to learn and adapt to different challenges in my career. A recent example was when I was hired to evaluate the taxes involved in nation-wide shipping for a big online retailer. With hard work and persistence, I was able to identify an opportunity to reduce shipping taxes in 8% per year.
(Eu tive a oportunidade de aprender e me adaptar a desafios diferentes na minha carreira. Um exemplo recente foi quando eu fui contratado para avaliar os impostos envolvidos em fretes nacionais para um grande varejista online. Com trabalho duro e persistência, fui capaz de identificar uma oportunidade de reduzir os impostos em 8% ao ano).
E agora você já sabe o que dizer sobre você – tem um mission statement, dados para o seu personal branding e já treinou algumas falas importantes sobre a sua experiência. E agora? Para quem comunicar isso tudo?
Networking pessoal
As relações interpessoais são a chave para o sucesso. E elas costumam se desenrolar de duas formas principais: por meio de nossos contatos (boca a boca) e pela interação direta (eventos e situações).
*Vamos ver algumas frases comuns que podemos usar para nos referir a pessoas (ou que outras pessoas usam para se referir a nós):
I know just the person to help you with that!
(Eu conheço a pessoa certa para te ajudar com isso!)
Why don’t I introduce you to a specialist I know?
(Por que eu não te apresento a um especialista que eu conheço?)
I can recommend a professional to deal with that for you.
(Eu posso recomendar um profissional para lidar com isso para você.)
** Quando estamos em interação direta com alguém de estatura na sua área, aqui estão algumas frases úteis:
I find your work to be inspiring! Is there any way I could learn more from you?
(Eu acho o seu trabalho inspirador! Há alguma maneira em que poderia aprender mais com você?)
I honestly believe I could be a valuable asset for your company.
(Eu honestamente acredito que posso ser colaborador valioso para a sua empresa.)
Is there anything I can do to get a closer view on how your company operates?
(Há algo que eu possa fazer para ver de perto como a sua empresa opera?)
Who do you think could help me further my understanding of this area?
(Quem você acha que poderia me ajudar a aprofundar o meu entendimento dessa área?)
IMPORTANTE: tente sempre estar ligado nos eventos profissionais e acadêmicos relacionados à sua área. Tenha alguns cartões de visita sempre à mão para distribuir conforme necessário.
Networking digital
Finalmente, nenhuma estratégia de marketing pessoal estará completa sem uma presença na internet.
Muitos profissionais preferem apostar suas fichas em um website pessoal – o que também envolve o auxílio da comunicação do tipo boca a boca para ser acessado. Mas é inegável o quanto um perfil no LinkedIn pode fazer uma diferença na sua carreira.
Por isso, mantenha o seu perfil atualizado, peça depoimentos dos seus colegas, professores e empregadores mais proeminentes no seu setor e retribua o favor.
Por exemplo:
I’ve had the good fortune of working with André on a project for a large financial institution and I was very surprised by his dedication, patience and his technical skills. A great asset for any serious business.
(Eu tive a sorte de trabalhar com o André em uma projeto para uma grande instituição financeira e fiquei muito surpreso com sua dedicação, paciência e habilidades técnicas. Um grande colaborador para qualquer negócio sério.)
O passo final é ativamente buscar as melhores empresas e projetos com os quais colaborar e fazer seu marketing pessoal mais adaptado a cada oportunidade.
E para fazer o seu branding alçar voo, venha conhecer os serviços do Instituto Mindset!
Quer saber mais sobre nossos cursos?
Quer saber mais sobre nossos cursos?
*Curso Smart Learning 12 meses