COMO FAZER BEM O MARKETING PESSOAL EM INGLÊS

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Marketing pessoal é um termo relativamente novo. Nasceu e cresceu com o avanço das mídias sociais sobre a vida contemporânea e com as mudanças mais recentes no trabalho. Hoje em dia, os profissionais qualificados têm uma consciência muito maior sobre o gerenciamento de suas carreiras, uma consequência da tecnologia e da flexibilização das relações trabalhistas. É preciso, portanto, se adequar: transformar seu lado profissional em um produto desejado pelas empresas.
 
Mais do que isso: é preciso fazer o seu marketing pessoal em inglês!
 
Vejamos como você pode fazer um upgrade na sua carreira seguindo alguns preceitos básicos e com inglês de alto nível.

Your mission statement

A sua missão, os seus princípios, um breve descrição de quem você é profissionalmente e do que te move: isso é um mission statement.
 
Para o vocabulário, é importante usar alguns verbos inspiradores:
 
To inspire (inspirar)
 
To encourage (encorajar)
 
To impact (impactar)
 
To create (criar)
 
To help (ajudar)
 
To contribute (contribuir)
 
To improve (melhorar)
 

Exemplo:

To inspire people to improve their businesses and lives by providing excellence in business consultancy.
 
(Inspirar pessoas a melhorarem seus negócios e suas vidas fornecendo excelência em consultoria empresarial).
 
Deu para entender, né? Pense no seguinte: quando falarem de você, como você quer ser lembrado?

Conheça as suas forças!

 
Marketing pessoal também pode ser chamado de personal branding. Branding é a atividade de criar uma ideia sobre uma marca na cabeça do público. Da mesma forma, você precisa criar uma imagem de você na cabeça de eventuais contratadores, parceiros e clientes. Para isso, é preciso “vender” o que você tem de bom.
 

Por exemplo:

 
Hard working (trabalhador)
 
Responsible (responsável)
 
Persistent (persistente)
 
Self-motivated (auto-motivado)
 
Quick learner (aprende rápido, ou “rápido aprendiz”)
 
Creative (criativo)
 
Depois de chegar a algumas conclusões (verdadeiras) sobre você, é hora de dar exemplos de como as suas forças foram provadas na sua vida profissional:
 
I have had the opportunity to learn and adapt to different challenges in my career. A recent example was when I was hired to evaluate the taxes involved in nation-wide shipping for a big online retailer. With hard work and persistence, I was able to identify an opportunity to reduce shipping taxes in 8% per year.
 
(Eu tive a oportunidade de aprender e me adaptar a desafios diferentes na minha carreira. Um exemplo recente foi quando eu fui contratado para avaliar os impostos envolvidos em fretes nacionais para um grande varejista online. Com trabalho duro e persistência, fui capaz de identificar uma oportunidade de reduzir os impostos em 8% ao ano).
 
E agora você já sabe o que dizer sobre você – tem um mission statement, dados para o seu personal branding e já treinou algumas falas importantes sobre a sua experiência. E agora? Para quem comunicar isso tudo?
 

Networking pessoal

 
As relações interpessoais são a chave para o sucesso. E elas costumam se desenrolar de duas formas principais: por meio de nossos contatos (boca a boca) e pela interação direta (eventos e situações).
 
*Vamos ver algumas frases comuns que podemos usar para nos referir a pessoas (ou que outras pessoas usam para se referir a nós):
 
­I know just the person to help you with that!
 
(Eu conheço a pessoa certa para te ajudar com isso!)
 
Why don’t I introduce you to a specialist I know?
 
(Por que eu não te apresento a um especialista que eu conheço?)
 
I can recommend a professional to deal with that for you.
 
(Eu posso recomendar um profissional para lidar com isso para você.)
 
** Quando estamos em interação direta com alguém de estatura na sua área, aqui estão algumas frases úteis:
 
I find your work to be inspiring! Is there any way I could learn more from you?
 
(Eu acho o seu trabalho inspirador! Há alguma maneira em que poderia aprender mais com você?)
 
I honestly believe I could be a valuable asset for your company.
 
(Eu honestamente acredito que posso ser colaborador valioso para a sua empresa.)
 
Is there anything I can do to get a closer view on how your company operates?
 
(Há algo que eu possa fazer para ver de perto como a sua empresa opera?)
 
Who do you think could help me further my understanding of this area?
 
(Quem você acha que poderia me ajudar a aprofundar o meu entendimento dessa área?)
 
IMPORTANTE: tente sempre estar ligado nos eventos profissionais e acadêmicos relacionados à sua área. Tenha alguns cartões de visita sempre à mão para distribuir conforme necessário.
 

Networking digital

 
Finalmente, nenhuma estratégia de marketing pessoal estará completa sem uma presença na internet.
 
Muitos profissionais preferem apostar suas fichas em um website pessoal – o que também envolve o auxílio da comunicação do tipo boca a boca para ser acessado. Mas é inegável o quanto um perfil no LinkedIn pode fazer uma diferença na sua carreira.
 
Por isso, mantenha o seu perfil atualizado, peça depoimentos dos seus colegas, professores e empregadores mais proeminentes no seu setor e retribua o favor.
 
Por exemplo:
 
I’ve had the good fortune of working with André on a project for a large financial institution and I was very surprised by his dedication, patience and his technical skills. A great asset for any serious business.
 
(Eu tive a sorte de trabalhar com o André em uma projeto para uma grande instituição financeira e fiquei muito surpreso com sua dedicação, paciência e habilidades técnicas. Um grande colaborador para qualquer negócio sério.)
 
O passo final é ativamente buscar as melhores empresas e projetos com os quais colaborar e fazer seu marketing pessoal mais adaptado a cada oportunidade.
 
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