Como elaborar propostas comerciais em inglês?

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16 de maio de 2017

 

Como elaborar propostas comerciais em inglês?

Negociar pode ser uma dificuldade por si só na nossa língua nativa, assim quando precisamos escrever uma proposta comercial em inglês, podemos nos sentir intimidados e não saber por onde começar. O importante nessas horas é saber que o modelo geral de propostas comerciais não muda independente da língua em que ele é escrito, assim como os pontos básicos de preparação, por isso vamos ver o que uma boa proposta comercial precisa ter em seu conteúdo e algumas expressões que podem te ajudar a escrever a sua proposta.

 

PREPARANDO A SUA PROPOSTA COMERCIAL.

Antes de escrever sua proposta comercial é importante definir bem o tópico que será discutido para que não se desvie do assunto durante a proposta, depois do assunto definido você deve fazer uma extensa pesquisa sobre ele para que tenha bastante know-how quando for escrever sobre o assunto. Um dos pontos centrais antes de iniciar a escrita de sua proposta comercial é definir a abordagem e a estratégia que serão utilizadas no oferecimento da sua proposta, tendo já definido em que pontos você pode ceder e que pontos são essenciais para o seu negócio.

 

ESCREVENDO SUA PROPOSTA.

Depois de ter todos os dados a suas mãos e de ter definido a sua estratégia, é hora de dar início a escrita da sua proposta, para isso devemos seguir algumas estruturas que dão forma as propostas comerciais como um todo, lembrando sempre que por se tratar de um documento, a linguagem utilizada deve ser sempre formal. As partes que compõem uma proposta comercial são:

  • Resumo de apresentação: nessa parte devem estar contidos os objetivos e as qualificações da empresa que está propondo a oportunidade de negócio. Esta parte é importante para que quem está lendo possa também definir os caminhos que a negociação deve seguir e possa se preparar para as futuras reuniões.
  • Início: chegou o momento de escrever a proposta em si, que não é muito diferente de apresentações acadêmicas. Deve ser iniciado com uma capa contendo o nome do projeto, o da empresa e a data, para que sua proposta tenha valor documental. Após isso, deve ser incluindo um índice onde será elencado todo o conteúdo da sua proposta, com o número da página em que se encontra para uma fácil navegação do leitor. Depois do índice o primeiro conteúdo apresentado deve ser um resumo executivo, onde estarão as descrições do produto, dos clientes e do público alvo.
  • Introdução: com isso pode-se dar inicio a introdução da sua proposta, que deve contextualizar o ambiente comercial no qual o seu produto esta inserido e entrar em maiores detalhes nos assuntos do resumo executivo.
  • Declaração do problema: aqui começa realmente a sua proposta, você deve demonstrar a interpretação do problema que percebe no negócio do cliente, como o seu produto pode ajudar a resolver esses problemas, o planejamento de execução, e as estratégias que serão utilizadas na implementação da sua proposta comercial. Por ser a parte central da sua proposta é aqui que se deve prestar mais atenção no desenvolvimento e na escrita.
  • Plano de mercado: aqui é o momento de mostrar para o cliente a metodologia e o planejamento de marketing da sua proposta. O plano de marketing aqui presente deve ser baseado numa extensa pesquisa de mercado para permitir que a hipótese do seu produto seja sustentada, mostrando assim uma projeção do aumento dos lucros causados pela sua proposta comercial no negócio do cliente.
  • Conclusão: para finalizar a sua proposta comercial, você pode se aprofundar nas qualidades descritas no resumo executivo, e apresentar para o cliente um cronograma com a agenda de implantação da sua proposta e também o orçamento planejado para a implantação da sua proposta.

Essas são as estruturas básicas de qualquer proposta comercial, em qualquer idioma. Com isso a parte escrita da sua proposta irá ser profissional e apresentará sua proposta com eficiência para seus clientes.

 

EXPRESSÕES ÚTEIS.

Vamos agora mostrar algumas expressões que podem ajudar você a produzir uma proposta comercial em inglês, com a qualidade e a formalidade que o assunto requer:

  • Propor:

You could consider…
(Você poderia considerar…).

We suggest …
( Nós sugerimos…)

Our position is…
(Nossa posição é…)

  • Concordar:

I think we can agree that…
(Acho que nós podemos concordar que…)

That is a fair request.
(Este é um pedido justo.)

I do not see a problem with that question.
(Eu não vejo um problema com essa questão.)

I agree with you.
(Eu concordo com você.)

  • Responder:

May we suggest something? We propose that …
(Podemos sugerir algo? Nós propomos que…)

We would like to make a counter proposal.
(Gostaríamos de fazer uma contraproposta.)

A better solution might be…
(Uma solução melhor seria…)

Como mostrado acima, é importante sempre manter uma linguagem formal e evitar contrações, sem gírias e palavras que não cabem no dia a dia de uma empresa. Com essas dicas, suas propostas comerciais devem ser de alta qualidade conseguindo assim transmitir as qualidades de seu negócio para o inglês com facilidade.

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