Aprender a falar inglês: 7 dicas para melhorar a pronúncia
Aprender a falar inglês com mais precisão e fluência, não é uma tarefa impossível. Aprimorar o speaking (fala) é um dos grandes obstáculos que estudantes enfrentam para alcançar a fluência na língua inglesa.
Mas passar por esse processo não precisa ser tão difícil! É possível transformar seus momentos de estudo em algo divertido e prazeroso se você souber o que fazer para praticar essa habilidade com mais dinamismo e fluidez.
E lembre-se: De nada adianta focar em apenas uma habilidade linguística. O ideal para alcançar a fluência mais rápido é manter a sincronia entre todas elas e conseguir mesclar os estudos: listening, speaking, reading e writing.
Agora que você já sabe desses pontos principais, chegou a hora de ver algumas dicas que vão te ajudar a melhorar o seu speaking em inglês. Confira!
Investir em aprender vocabulário
Ampliar o seu vocabulário da língua inglesa é indispensável para desenvolver não só a habilidade de fala, como também todas as outras competências do inglês. Afinal, esse é um dos principais pilares que contribuem para a sua compreensão do idioma.
Uma ótima dica para conhecer novas palavras é fazer pequenos grupos, usando como base temas específicos, e depois procurar a pronúncia de cada um dos termos selecionados. Por exemplo: Você pode criar um grupo de palavras com o tema “materiais de escritório” e dentro desse grupo acrescentar palavras como: folder (pasta), stapler (grampeador), scissors (tesoura), etc.
Desse modo, você investe o seu tempo em aprender palavras novas e pode utilizá-las em seu curso de inglês conversação.
Aprender a falar inglês com diferentes formatos de conteúdos
Assim como consumir diversos formatos de conteúdos é essencial no aprimoramento das habilidades de escuta, escrita e leitura, essa é uma estratégia que também te ajudará a alavancar o seu speaking.
“Mas como posso melhorar a minha fala?”. Uma ótima solução é por meio de filmes e séries, músicas ou até mesmo podcasts. Tudo o que precisará fazer é assistir e ouvi-los em inglês sem legendas, tentando decifrar a sua mensagem. Um ótimo exercício, não é?
Através desses formatos, você aprenderá sobre diferentes assuntos e terá a oportunidade de relacionar o que você lê ao que você escuta, e consequentemente, conseguirá falar melhor.
Faça dessas atividades um hábito e eventualmente a fluência chegará de forma natural à medida que você aprende mais sobre o idioma.
Usar dicionários online
Quer saber mais sobre como aprender a falar inglês e treinar o speaking em inglês? Uma dica importante é usar dicionários online. Essas ferramentas são ótimas aliadas dos estudantes com dificuldades em pronunciar certas palavras.
Esses recursos oferecem a possibilidade de conferir a transcrição fonética e a pronúncia da palavra, ajudando no aprendizado. Lembre-se também de repetir as palavras para garantir que a sua pronúncia está alinhada ao que você ouviu.
Alguns dicionários online que você pode acessar são: Cambridge Dictionary, Macmillan Dictionary e Merriam-Webster.
Grave áudios e escute sua pronúncia para aprender a falar inglês
Essa pode até parecer uma sugestão estranha, mas gravar áudios e escutar a sua pronúncia pode te ajudar bastante a falar inglês fluente.
Grave a sua voz lendo um capítulo de um livro, um texto que você gosta, um poema, ou simplesmente falando sobre um tema do seu interesse. Depois, escute e veja como pode melhorar sua pronúncia e aumentar a fluidez da fala.
Se você for aluno do Instituto Mindset, uma opção interessante é usar o material digital do nosso curso de inglês para fazer isso. Nele, você tem acesso a exercícios específicos para praticar a pronúncia em inglês. Nas atividades, você grava um áudio falando uma determinada palavra e a plataforma te dá uma pontuação dependendo da sua pronúncia.
Dessa forma, você sabe se está falando a palavra da maneira correta ou se precisa de melhoras.
Aprender a falar inglês lendo em voz alta
Essa é uma dica um tanto quanto óbvia, porém necessária. Ler em voz alta traz muitos benefícios aos estudantes de idiomas. Essa prática te ajuda não só a fixar os conhecimentos aprendidos com a leitura, como também melhora o seu listening (escuta) e speaking (fala).
Assim, crie o hábito de ler em voz alta para melhorar sua pronúncia em inglês. Não precisa ser só livros, qualquer material de leitura é válido nessa prática.
Crie uma apresentação sobre um tema do seu interesse
Achou curiosa essa sugestão? Não tem problema! Basta saber que essa é uma dica bastante eficaz para melhorar seu speaking e aprender a falar inglês.
A ideia por trás dessa prática é você ter contato com um tema de seu interesse totalmente em inglês. Afinal, durante a pesquisa e a montagem da apresentação você vai aprendendo palavras e estruturas novas.
Não é necessário realmente apresentar o projeto para alguém, mas essa prática pode ser ainda mais eficaz se você realizar a apresentação. Chame alguns familiares, um grupo de amigos ou faça sozinho no seu quarto mesmo. O importante é colocar em palavras tudo aquilo que você aprendeu, focando sempre na pronúncia correta.
Faça aulas de conversação em inglês
Outra maneira interessante para praticar o speaking é fazer aulas de inglês com foco em conversação.
Estar em um ambiente com outras pessoas buscando melhorar a pronúncia em inglês é a situação ideal para aprender a falar, além de ser uma maneira mais rápida e focada de alcançar a fluência.
Você terá um professor ou mediador para direcionar os diálogos e colegas empenhados com o mesmo objetivo que você.
Aqui no Instituto Mindset, isso é possível. Oferecemos aulas de inglês de conversação online, onde você pode praticar com outros colegas e acessar ferramentas incríveis para ajudar a melhorar sua pronúncia e te levar a fluência.
Nossa plataforma digital, disponível para os alunos, conta com o recurso de lista de palavras usadas nas aulas com o significado e a pronúncia, para você aprender antecipadamente e se preparar para as aulas.
Além disso, temos um recurso muito especial que oferece a possibilidade de gravar sua fala e receber uma nota pela sua pronúncia. Assim, você pode melhorar ainda mais suas habilidades de speaking.
Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog para ver mais dicas de inglês.
Quer saber mais sobre nossos cursos?
Quer saber mais sobre nossos cursos?


*Curso Smart Learning 12 meses