Present perfect: Saiba o que é e como usar 

contact us

Já ouviu falar do present perfect ou presente perfeito? Esse é um dos tempos verbais em inglês que mais gera dúvidas entre os estudantes da língua.

 

Parte disso acontece porque em português não temos um correspondente exato para esse tempo verbal, o que acaba dificultando o entendimento e as regras para utilizá-lo.

 

Se você é uma das pessoas que precisam entender melhor sobre o presente perfeito em inglês, esse artigo com certeza vai te ajudar! Continue com a gente e confira todas as informações importantes sobre o present perfect com exemplos.

 

O que é e como se estrutura o present perfect?

Apesar de ser utilizado para falar sobre ações no presente, o present perfect é um tempo verbal que remete a situações que se iniciaram no passado, mas que ainda tem repercussões no presente. 

 

Assim, esse tempo verbal tem diversas funções e pode ser usado de várias formas para expressar ações que tenham relação com o passado ou com algo que aconteceu recentemente.

 

Como qualquer tempo verbal em inglês, o presente perfeito também tem uma estrutura a ser seguida na hora de criar frases.

 

Então, ao escrever uma sentença no present perfect na forma afirmativa, você deve usar a estrutura: 

 

Sujeito + verbo auxiliar (have/has) + particípio passado do verbo principal + complemento. 

 

Alguns exemplos seriam:

 

  •     I have eaten breakfast.” (“Eu comi o café da manhã”.)
  •     She has finished her homework.” (“Ela terminou a lição de casa”.)

 

present perfect

 

Quais são as funções do presente perfeito em inglês?

Como mencionamos anteriormente, o presente perfeito possui diversas funções e aplicações na língua inglesa. Entre elas estão:

  •   Falar sobre ações que ocorreram no passado mas que têm uma ligação com o presente;
  •     Falar sobre acontecimentos que iniciaram no passado mas continuam no presente;
  •     Falar sobre acontecimentos recentes; 
  •     Falar sobre ações passadas que não possuem um tempo especificado.

 

Confira a seguir, em detalhes, cada uma dessas aplicações com frases no presente perfeito em inglês.

 

Falar sobre ações que ocorreram no passado mas que têm uma ligação com o presente

O present perfect em inglês é usado para falar sobre experiências ou ações passadas que têm algum tipo de ligação com o presente.

 

Isso pode acontecer porque a experiência ou a ação ainda tem algum efeito no presente ou porque ainda é relevante de alguma forma. 

 

Alguns exemplos são:

 

  •     I have visited Paris twice.” (Eu já visitei Paris duas vezes.)
  •     She has learned to play the piano.” (Ela aprendeu a tocar piano.)

 

Nestes exemplos, a experiência de visitar Paris ou o conhecimento de como tocar piano ainda são relevantes no presente, por isso são citados utilizando o tempo verbal present perfect.

 

Falar sobre acontecimentos que iniciaram no passado mas continuam no presente

Outra situação possível no presente perfeito em inglês é falar sobre ações que começaram no passado e continuam até o presente momento. 

 

O uso do verbo auxiliar “have” ou “has” seguido pelo particípio passado do verbo principal indica essa função. 

 

Como por exemplo:

 

  •     “She has worked at the same company for 10 years.” (Ele trabalha na mesma empresa há 10 anos.) 

 

Neste exemplo, a ação de trabalhar na mesma empresa começou no passado e continua até o presente.

 

Falar sobre acontecimentos recentes

Já quando você precisa usar este tempo verbal para relatar acontecimentos recentes, adiciona-se a palavra “just” antes do verbo auxiliar, dando a ideia de que algo “acabou” de acontecer.

 

Por exemplo:

 

  •     “I have just finished my homework.” (Eu acabei de terminar minha lição de casa.)
  •     “I have just made our dinner.” (Eu acabei de fazer nosso jantar.)

 

Nestes exemplos, as ações de terminar a lição de casa e preparar o jantar aconteceram recentemente.

 

Falar sobre ações passadas que não possuem um tempo especificado

Outro uso possível do present perfect é para falar sobre ações ou situações que ocorreram em um período de tempo não específico no passado. 

 

Isso pode ser indicado pelo uso da palavra “ever” antes do verbo auxiliar ou simplesmente pela falta de especificidade no tempo.

 

Veja exemplos:

 

  •     “Have you ever been to Italy?” (Você já foi à Itália?)
  •     “I have seen that movie before.” (Eu já vi esse filme antes.)

 

Nestes exemplos, o período de tempo em que as ações ocorreram não é específico, mas mesmo assim conseguimos entender que elas aconteceram em algum momento do passado.

present perfect

 

Como usar o present perfect nas formas afirmativa, negativa e interrogativa?

Como todos os tempos verbais em inglês, é possível utilizar o presente perfeito nas formas afirmativa, negativa e interrogativa. Para isso, basta seguir algumas regrinhas de estruturação. Confira abaixo:

 

Forma afirmativa

A estrutura utilizada para formar o present perfect na forma afirmativa em inglês é aquela que mencionamos anteriormente:

 

Sujeito + verbo auxiliar “have” ou “has” + particípio passado do verbo principal + complemento. 

 

Exemplos:

 

  •     “I have just had breakfast.” (Eu acabei de tomar café da manhã.)
  •     “Laura has finished the paperwork she needed to deliver.” (Laura terminou a documentação que ela precisava entregar.)
  •     “Matthew has founded a company from scratch.” (Matthew fundou uma empresa do zero”.)

 

Forma negativa

Já para usar a forma negativa do presente perfeito em inglês, basta adicionar “not” depois do verbo auxiliar “have” ou “has”. 

A estrutura para a forma negativa do present perfect seria então: 

 

Sujeito + verbo auxiliar “have” ou “has” + not + particípio passado do verbo principal + complemento. 

 

Alguns exemplos:

 

  •     “Mauro has not received the package he was waiting for.” (Mauro não recebeu a encomenda que ele estava esperando.)
  •     “They have not met yet.” (Eles ainda não se conheceram.)
  •     “I have not eaten.” (Eu não comi.)

 

Forma interrogativa

Para criar uma frase usando o present perfect na forma interrogativa, é necessário inverter o verbo auxiliar “have” ou “has” com o sujeito. A estrutura, nesse caso, seria então: 

 

Verbo auxiliar “have” ou “has” + sujeito + particípio passado do verbo principal + complemento. 

 

Exemplos:

 

  •     Have you ever dyed your hair?” (Você já pintou seu cabelo?)
  •     Has Anthony finished his work?” (Anthony terminou de trabalhar?)
  •     Have they ever gone to Canada?” (Eles já foram ao Canadá?)

 

Aprendeu a utilizar o present perfect em inglês em todas as suas variações?

 

Esperamos que com este conteúdo suas dúvidas sobre o tema tenham sido sanadas e que você consiga aplicar esses conhecimentos durante os seus estudos de inglês.  

 

Em caso de dúvidas, dê uma olhada nos nossos cursos de inglês! Nosso time de professores especializados podem te ajudar a evoluir no idioma com mais facilidade. 

 

Para conferir outros conteúdos, continue acompanhando as novidades do nosso blog.

SITUAÇÃO DE USOEXEMPLOEXPLICAÇÃO
Ações completadas no passado que tem relevância no presente (influenciam o presente).I have had executive positions in three different companies. (Tive posições executivas em três empresas diferentes.) Question: How long have you been a manager? (Pergunta: Há quanto tempo você é gerente?) Answer: I have been a manager for the past five years. (Resposta: Sou gerente há cinco anos.) Question: Have you ever worked in this field before? (Pergunta: Você já trabalhou neste campo antes?) Answer: No, I have never worked in this field before. (Resposta: Não, nunca trabalhei neste campo antes.)Na primeira frase, a ideia comunicada é de que os empregos mencionados estão no passado, porém têm relevância no presente pelo fato de que o falante está se referindo à sua experiência profissional atual, o que pode ser dito, por exemplo em uma entrevista de emprego. A relevância das ações no passado está no presente. No segundo exemplo, entretanto, a ideia é a de que o falante ainda mantém o mesmo cargo. Mas os cinco anos que ele completou na posição estão no passado. E também têm relação com o presente pelo mesmo motivo de que se refere à experiência atual do falante. Já na letra C, a ideia pode ser a de que o falante está considerando uma posição nesse campo, também como em uma entrevista de emprego (relevância para o presente). Obs.: é comum usarmos as palavras EVER e NEVER nesta situação.
Ações que aconteceram (ou não) diversas vezes no passado.Martha hasn’t participated in many meetings at the headquarters this semester. (Martha não participou de muitas reuniões na sede neste semestre.) I don’t even know how many times they have already tried to get in touch with you, but you should call them back. (Eu nem sei quantas vezes eles já tentaram entrar em contato com você, mas você deveria ligar de volta.)Em ambas as frases, estamos lidando com frequência no passado. Na primeira, a frase continua se referindo à quantidade de vezes que algo ocorreu, ainda que a negativa indique uma frequência baixa. Além disso, pressupõe-se que o semestre em questão é o atual, mais provavelmente o fim do semestre (relevância para o presente). Na segunda, a frase é afirmativa. Algo ocorreu muitas vezes recentemente e gera uma relevância para o presente. Obs.: é comum o uso de expressões relacionadas a frequência, como MANY TIMES, A FEW TIMES, VERY MUCH, etc.
Uso de superlativos para denotar uma observação ou experiência de vida.This is one of the best projects I have ever been involved in. (Este é um dos melhores projetos em que já estive envolvido.) Lucas was the most successful sales representative we have ever had. (Lucas foi o representante de vendas mais bem-sucedido que já tivemos.)Quando se referem a experiência de vida, os superlativos denotam uma relação direta entre o passado e o presente, gerando uma frase no presente perfeito. A diferença entre as duas frases está apenas no fato de que o projeto da primeira frase está em andamento, enquanto Lucas, da segunda frase, já não trabalha mais na empresa.
Para anunciar eventos recém-ocorridos, como as notícias.Evelyn has just been promoted to regional manager! (Evelyn acaba de ser promovida a gerente regional.) The government has announced a tax cut for our sector. (O governo acaba de anunciar um corte de taxas par o nosso setor).Nas duas frases, estamos lidando com notícias recentes. Fatos que já estão no passado, porém que ainda têm relevância para o presente. OBS: também é comum o uso das palavras JUST e ALREADY (letra E) com o presente perfeito.

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon