“How many” e “how much”: aprenda as diferenças e como usar

aprender a falar inglês

 

Você conhece as expressões “how many” e “how much” em inglês?

 

À medida em que se avança no aprendizado da língua inglesa, novas expressões, regras gramaticais e vocabulários começam a surgir e entendê-los é essencial para manter a boa comunicação e evoluir no estudo do idioma, principalmente se as expressões são comumente confundidas na prática. 

 

Muitos estudantes de cursos de inglês não sabem ou ainda se atrapalham quando o assunto é “how many” x “how much”. 

 

Por isso, neste artigo vamos te ensinar o significado, as diferenças, como e quando usar “how many” e “how much”, além de dar exemplos práticos para você não esquecer mais essas expressões. Continue lendo e confira!

 

“How many” e “how much”: o que são e como usar?

 

Antes de conferir as diferenças e alguns exemplos práticos dessas expressões, é importante entender o que significam. Então vamos lá! 

 

Basicamente, as duas palavras “many” e “much” são utilizadas em um contexto de pergunta e resposta para indagar sobre a quantidade de alguma coisa. Levando ao pé da letra, podemos traduzir “how much” e “how many” como “muito/muita” e “muitos/muitas” ou “quanto” e “quantos”. 

 

Então, a partir disso já temos uma diferença clara entre as duas expressões: uma está no singular e a outra no plural. 

 

Veja a seguir porque isso acontece e o que diferencia as duas expressões de fato.

 

aprender a falar em inglês

“How many” x “how much”: quais são as diferenças?

 

Além do “s” na tradução de uma das expressões que indica o plural, quais são as outras diferenças entre “how much” e “how many”? 

 

Bom, a principal divergência dessas expressões é que uma é um substantivo contável e a outra é um substantivo incontável. Certo, mas o que isso quer dizer? 

 

O substantivo contável é aquele que literalmente se pode contar. Então, quando utilizamos o “how many” para questionar sobre a quantidade de algo, estamos perguntando a quantidade de coisas, objetos e tudo que podemos contar e atribuir uma quantidade específica. 

 

Já o substantivo incontável, o “how much”, será utilizado para perguntar a quantidade de alguma coisa que não pode ser contata uma a uma.

 

Como usar “how much” e “how many”?

 

Ainda não está claro como isso funciona na prática? Confira abaixo como usar as expressões!

 

Exemplos de “how much”

 

Imagine o cenário em que você está em um país fazendo um intercâmbio e começa a conversar online com um amigo para matar a saudade e contar as novidades. Veja como aplicar o “how much” nessa situação:

 

– “Hi, Jorge! How are you doing?” (“Oi, Jorge! Como vai?”)

 

– “Hi, Anna! Long time no see! I’m fine, and you? How much time do you still have over there?” (“Oi, Anna! Quanto tempo! Estou bem e você? Quanto tempo você ainda tem aí?”)

 

– “Everything is fine here, thanks! I’m not sure yet. Maybe I’ll prolong my stay. (“Tudo bem por aqui, obrigada! Não tenho certeza ainda. Talvez eu prolongue minha estadia.”)

 

– “That’s so cool. And how much money do you have left? Is it enough?” (“Que legal. E quanto dinheiro você ainda tem? É suficiente?”)

 

– “I have an amount that I think is enough to keep myself here until I get a job.” (“Eu tenho uma quantidade que acho que é suficiente para me manter aqui até eu conseguir um trabalho.”)

 

– “That’s good. I’m happy for you and I hope to see you soon!” (“Que bom. Estou feliz por você e espero te rever em breve!”)

 

– “Me too. Thanks for the talk, my friend!” (“Eu também. Obrigada pela conversa, meu amigo!”)

 

Consegue ver que as perguntas feitas por Jorge não poderiam ser respondidas com uma quantidade específica de coisas?

 

Isso só seria possível se o que ele perguntou fosse algo que pudesse ser quantificado. Dinheiro e tempo são coisas incontáveis, não respondemos “dois dinheiros” ou “cinco tempos”, certo? Por isso, nesses casos, usamos o “how much”. 

 

Confira mais alguns exemplos de como usar o “how much”:

 

  • “How much salt did you add in the sauce?” (“Quanto sal você colocou na comida?”) / “I added one spoon.” (“Eu adicionei uma colher.”).
  • “How much orange juice did you have this morning?” (“Quanto suco de laranja você tomou essa manhã?”) / “I had two cups.” (“Eu tomei dois copos”.).

 

Perceba que nos casos acima, o que é contado são as colheres de sal e os copos de suco de laranja, não o sal e o suco em si. Por isso, utilizamos o “how much”. 

 


Exemplos de “how many”

 

Agora, suponhamos que você está indo fazer a viagem dos seus sonhos e conta a um amigo. Ele, todo animado pela sua conquista, resolve fazer algumas perguntas. Veja essa simulação de diálogo em inglês usando o “how many”:

 

– “Hey, Daniel! I’m finally going to travel to Europe next month. Isn’t that exciting?!” (“Ei, Daniel! Eu finalmente vou viajar para a Europa no próximo mês. Isso não é entusiasmante?!”)

 

– “Hi, Clara! I’m so happy for you. How many days are you staying there?” (“Oi, Clara! Eu estou tão feliz por você. Quantos dias você ficará lá?”)

 

– “Thank you! I’ll be there for 30 days.” (“Obrigada! Eu ficarei lá por 30 dias.”)

 

– “Wow! That sounds amazing. And how many countries are you going to visit?” (“Ual! Parece incrível. E quantos países você vai visitar?”)

 

– “I’ll visit 5 countries.” (“Eu vou visitar 5 países”.)

 

– “Awsome. I hope you enjoy it a lot!” (“Incrível. Eu espero que você aproveite bastante!”)

 

– “Thank you so much!” (“Muito obrigada!”)

 

Viu só como o “how many” foi utilizado nessa situação? Para cada pergunta que Daniel fazia com o “how many”, Clara respondia com quantidades específicas. Isso não seria possível usando o “how much”. 

 

Veja mais exemplos de uso do “how many”:

 

  •     “How many pencils do you have?” (Quantos lápis você tem?) / “I have only 3 pencils”. (Eu tenho apenas 3 lápis).
  •     “How many pills do you have to take per day?” (“Quantos comprimidos você precisa tomar por dia?”) / “I have to take two.” (“Eu preciso tomar dois.”).

 

Agora que você já sabe o que é, quais são as diferenças e como utilizar “how many” e “how much” da forma correta, comece a praticar essas expressões para não esquecer mais. Você também pode aproveitar e descobrir como falar sobre números grandes em inglês neste outro artigo.

 

Aos poucos você pega a prática e não se confundirá mais quando o assunto são expressões contáveis e incontáveis. 

 

E se você gostou desse conteúdo, acompanhe nosso blog para não perder as novidades e conferir outras temáticas como esta!

Posts em destaque

10-curiosidades-da-lingua

10 Curiosidades da Língua Inglesa

Como todas as outras, a língua Inglesa possui algumas curiosidades bem interessantes. Confira abaixo 10 curiosidades que você talvez não conheça ou não tenha se dado conta...

Leia mais
4dicas-pensar-em-ingles

4 dicas para pensar em inglês!

Você que está estudando ou tem muita vontade de aprender inglês já deve ter escutado a seguinte dica: “Você tem que tentar pensar em inglês”.      

Leia mais
dicas-de-Ingles

5 dicas para aprender Inglês

Aprender Inglês é algo que para alguns parece a coisa mais difícil do mundo e para outros a coisa mais demorada do mundo. Mas, para nossa felicidade não precisa nem ser difícil nem demorado.

Leia mais

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon