Aprender uma língua não é só apreender um conteúdo

24 de abril de 2014

Nestes últimos anos, a procura por aulas de Português como Língua Estrangeira aumentou significativamente. Nos cursos de Letras, é rara a abordagem do ensino da nossa língua materna voltada aos estrangeiros. Então este é um campo potencial mas ainda em construção para os professores que optam por seguir esta linha de abordagem.

 

Nesse sentido, é lógico que os estudos em Linguística Aplicada, Psicolinguística e Aquisição de Linguagem vão muito além; mas alguns fatores elementares devem ser levados em consideração ao aceitar o desafio de ensinar PLE. Vejamos então que uma língua se aprende em 4 esferas:

 

A esfera das habilidades: aprender uma língua não é simplesmente apreender um conteúdo, e sim desenvolver habilidades, quais sejam: fala, escuta, leitura e escrita. Quando isso é compreendido, o professor percebe que é preciso recursos mais complexos que auxiliem o aluno a exercitar e a desenvolver estes campos.

 

A esfera da comunicação: a maioria dos alunos estuda uma língua para se comunicar – isto é, precisam se expor a situações reais de vivência, pois é no dia a dia que eles colocarão seu conhecimento em prática: como pedir um táxi, reservar uma mesa num restaurante, comprar um remédio em uma farmácia, pedir uma orientação na rua…

 

A esfera da cultura: essa esfera geralmente está atrelada à parte afetiva da construção de conhecimento. Se a língua é um reflexo da forma como o homem vê o mundo, ela vai expressar esses olhares; e o Português Brasileiro é um prato cheio: cheio de expressões idiomáticas, de maneiras próprias de expressar uma mesma ideia, de regionalismos, de contextos, de história, de arte, de literatura, de música, de gastronomia. Quanto mais o professor trouxer aos alunos esses aspectos, mais próximos podem se sentir de uma construção identitária – e naturalmente o aluno se sentirá motivado.

 

A esfera da estrutura: essa é a ferramenta da língua, que diz respeito à abordagem gramatical, sintáticos e fonéticos. Enquanto as outras esferas se encarregam de uma aproximação mais próxima dos sentidos, da identificação, do contexto, esta é a que nos mostra a lógica estrutural da língua, isto é, como ela se organiza em nível de oração,
de frase, de período, de texto. Embora seja uma abordagem de grande importância, muitos professores acabam dando somente este foco em suas aulas, deixando de lado todas as outras esferas pertinentes ao aprendizado de uma língua estrangeira.

 

Então, muito antes de focar na conjugação de verbos, o professor precisa ter a sensibilidade para observar que, no processo de aprender uma língua há sobretudo um sujeito inserido em um determinado contexto, possuidor de uma bagagem cultural e de percepções pessoais e sensoriais do que está à sua volta. Ensinar é, portanto, aprender a
observar.”

 

Texto por: Falando Brasileiro (www.falandobrasileiro.com.br)

Posts em destaque

10-curiosidades-da-lingua

10 Curiosidades da Língua Inglesa

Como todas as outras, a língua Inglesa possui algumas curiosidades bem interessantes. Confira abaixo 10 curiosidades que você talvez não conheça ou não tenha se dado conta...

Leia mais
4dicas-pensar-em-ingles

4 dicas para pensar em inglês!

Você que está estudando ou tem muita vontade de aprender inglês já deve ter escutado a seguinte dica: “Você tem que tentar pensar em inglês”.      

Leia mais
dicas-de-Ingles

5 dicas para aprender Inglês

Aprender Inglês é algo que para alguns parece a coisa mais difícil do mundo e para outros a coisa mais demorada do mundo. Mas, para nossa felicidade não precisa nem ser difícil nem demorado.

Leia mais

Quer saber mais sobre nossos cursos?

Quer saber mais sobre nossos cursos?



Home >

Conheça o Instituto

em um dos cursos?

Agende sua reunião gratuita!




X

Conheça o Instituto

Agende sua reunião gratuita!
Agendar minha reunião
LIGUE GRATIS
Grande São PauloLIGUE GRATIS
Demais localidadesLIGUE GRATIS
X
CONTATO

Resgate seu cupom




*Curso Smart Learning 12 meses

X
whatsapp icon